Dial P for Popcorn: BRITISH TV - FAWLTY TOWERS

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

BRITISH TV - FAWLTY TOWERS



Esta é uma das mais hilariantes séries de sempre da televisão britânica. Pouco divulgada e vagamente conhecida na actualidade (principalmente em Portugal), este é um dos pontos mais altos da carreira de John Cleese (num período de ressaca do mega sucesso de "Flying Circus" dos Monty Python, do qual fez parte) e que revela a sua enorme qualidade como criador de humor.


Com apenas duas temporadas, Fawlty Towers é, como qualquer projecto que aqui vos apresento no BritishTV, viciante. Vê-se num abrir e fechar de olhos e é a prova viva daquilo que é uma britcom. Um hotel, gerido pelo incompetente Basil Fawlty (John Cleese), que não só se sente ininputável perante todos os problemas que causa aos clientes e ao próprio hotel, como também descarrega toda a sua fúria em Manuel, uma personagem (quase piedosa) de um emigrante espanhol sem conhecimentos de inglês, que nunca percebe as ordens que lhe são dadas e que é obrigado a aceitar todas as punições que lhe são instituídas, sem que disso se aperceba.


A série vive muito da diversidade de personagens (e problemas concomitantes) de cada episódio, muito distintas entre si e que retiram à série o peso da sequência dramática: a obrigatoriedade de seguir e acompanhar a fundo e com paciência a história, o enredo e a origem das personagens. Leve, simples, divertida e singular. Fawlty Towers é a prova de que as capacidades de John Cleese não se esgotam nos Monty Phyton.



Sem comentários: