tag:blogger.com,1999:blog-4986091788334356582.post3661364654384055936..comments2023-04-12T14:11:18.049+01:00Comments on Dial P for Popcorn: 10 for the Oscars, Oscars for 10 - Meeting #2 - Parte 1Jorge Rodrigueshttp://www.blogger.com/profile/14773926428295140628noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-4986091788334356582.post-67000709555740138832011-01-16T17:01:40.560+00:002011-01-16T17:01:40.560+00:00Em virtude de problemas vários, etc, cá vão as min...Em virtude de problemas vários, etc, cá vão as minhas respostas, sintéticas e por comentário:<br /><br />1. Todos os festivais valem o que valem. Não é mentira nenhuma que os Óscares têm politiquice por trás e que só se focam num determinado tipo de filmes; não é mentira nenhuma que Cannes muitas vezes reveste de um certo pretenciosismo e que também só foca determinado tipo de filmes. Actualmente, acho que, no entanto, os Óscares têm vindo a perder alguma integridade e qualidade em função dos filmes que têm apresentado, que muitas vezes parecem deixar de se preocupar com padrões de qualidade estética e narrativa - algo que não sinto tanto em Cannes, por exemplo (embora ninguém perceba, ou eu não perceba, como é que Uncle Boonmee ganha o que quer que seja). No entanto, têm um prestígio, uma aura, um carisma que me faz continuar a vibrar com eles e todos os anos surgem surpresas. Tenho a dizer que este ano está melhor do que o ano passado.<br />Os Globos de Ouro, pouco me importam. No Drama são uma imitação menos interessante dos Óscares; na comédia estão bem, porque são quase uma anedota às vezes.<br /><br />2. Não gosto dele; gosto dela. Não me fazem ver nem não ver. Compreendo a escolha para atrair malta mais jovem, mas não sei se terão a postura certa. Espero que sim.<br /><br />3. Sem dúvida, sem dúvida. Por isso é que é certo que The Social Network ganha este ano.<br /><br />4. No seguimento da resposta anterior, sempre condicionada pelas avaliações da crítica, creio que há sempre uma tentativa de premiar o extraordinário dentro de certos parâmetros, embora muitas vezes a inexistência de hipóteses nesse sentido redundem em escolhas desinteressantes.<br /><br />5. 2009.<br /><br />Abraço !DiogoF.https://www.blogger.com/profile/13406452870609515020noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4986091788334356582.post-36060024997575929752011-01-16T10:09:56.053+00:002011-01-16T10:09:56.053+00:00Gostei de ler as opiniões quanto a estas questões ...Gostei de ler as opiniões quanto a estas questões sobe o evento que se aproxima!:)<br /><br />O que penso vem de encontro à maioria das vossas respostas.<br /><br />1) Acho que os Óscares têm um estatuto que os Globos não conseguem alcançar. Estes últimos tendem a premiar o que é mais comercial, o que teve mais sucesso de bilheteira.<br />No entanto também acho que a Academia tem vindo a tomar umas decisões no mínimo estranhas.<br /><br />2) Gosto dos apresentadores. Gente nova para conquistar público novo. Bem pensado.<br />Espero que Franco se safe bem. Quanto a Hathaway não há dúvidas que será brilhante.<br /><br />3)Nesta questão não consigo responder nem que sim, nem que não.<br />Acho que na maioria das vezes a crítica lhes é muito importante. Se os críticos gostam é porque é bom.<br />Mas depois se pensar no ano passado e no exemplo que o Tiago Ramos referiu, não posso deixar de concordar com ele. <br /><br />4) Acredito que tende a premiar o extraordinário!<br /><br />5)Acho que o melhor formato foi o de 2009. Tudo o que se diz sobre os nomeados toma mais sentido se for dito por alguém que realmente os conhece... E até para eles deve ser outro sabor. <br />Espero que o repitam.:)Joana Vazhttps://www.blogger.com/profile/05856405383710314893noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4986091788334356582.post-5109075653405668122011-01-16T00:38:18.196+00:002011-01-16T00:38:18.196+00:001. A credibilidade dos Globos de Ouro está (justif...1. A credibilidade dos Globos de Ouro está (justificamente) muito longe da dos Óscares. Estes últimos claro que ainda valem muito, sobretudo para as pessoas do meio que ainda olham para a estatueta dourada como o máximo reconhecimento possível por aquilo que fazem.<br /><br />2. Sobretudo Hathaway parece-me uma boa escolha - e mais não é do que o piscar de olhos da Academia ao público que, afinal de contas, mais contribui para os lucros da indústria, o público sub-30. :)<br /><br />3. Depende da crítica a que nos referimos. Por exemplo a alguns dos críticos portugueses dificilmente alguma vez a Academia irá agradar (vá, permitam-me espetar o alfinete). <br /><br />4. E o que é o extraordinário? O que uns quantos críticos definem como tal? Vamos lá, a Academia não é perfeita e comete erros (nem deve ser considerada como o máximo absoluto da definição da qualidade dos filmes de determinado ano), mas também ainda não é o People Choice's Awards, certo? :)<br /><br />5. Aqui fujo ao tópico: aquilo que eu gostava era que a Academia voltasse a respeitar o seu passado. O ano passado senti falta daquelas cenas memoráveis de recordação de filmes antigos.<br /><br />Abraço.Paulo Pachecohttp://cinefan.blogs.sapo.pt/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4986091788334356582.post-50957329436443382022011-01-16T00:25:39.649+00:002011-01-16T00:25:39.649+00:00A idéia da série é interessante, mas vocês já pens...A idéia da série é interessante, mas vocês já pensaram em fazer um podcast?<br /><br />Quanto às perguntas, eu achei a primeira particularmente pertinente em sua falsa simplicidade. De uns anos pra cá, a Academia tenta trazer, me parece, o popular para o público com a abertura de dez vagas para melhor filme. A lógica parece ser que blockbusters considerados pelo público não cinéfilo como fantásticos trabalhos, mas que não entrariam na lista dos cinco melhores da AMPAS, atrairiam a atenção - e a audiência - do grande público sem afetar a credibilidade dos votantes.<br />Por outro lado, acho que ocorre um certo senso de vergonha nos votantes - coisas como The Blind Side excluidas - onde teme-se ir de encontro com aquilo que é consenso. Quando este não existe, observa-se uma sensação de perdição no ar, como exemplificado pela quinta vaga na categoria de Melhor Atriz e, de certo modo, quais, dentre umas sete atrizes, entraram em Atriz Coadjuvante este ano.<br />Por fim, com o crescente acesso e facilidade na divulgação e na obtenção de informações referentes aos críticos, os votantes tendem a seguir a opinião daqueles que, teoricamente, entendem do assunto. O consenso acaba sendo criado por poucos, em um peculiar fenômeno psicológico.<br /><br />Já nas outras, espero muito dos apresentadores do Oscar, em particular do número musical da Anne Hathaway, que bem que poderia usar uma versão preta do vestido da Bjork. Já no GdO, Ricky Gervais me decepcionou muitíssimo ano passado - com exceção da tirada do Holocausto para Kate Winslet, que só fazia sentido para quem havia visto Extras - e não vi nem necessidade nem excelência na escolha da repetição.<br /><br />Por fim, eu ainda prefiro o estilo de 2009, onde havia um certo sentido de honra em ter antigos vencedores louvando seu trabalho. Na de 2010 algum dos apresentadores tinham discursos que pareciam tentar forçar relações de amizade que não existiam realmente.Juliahttps://www.blogger.com/profile/04054582018600038164noreply@blogger.com