00:48 E bem-vindos então ao live blog dos Óscares do Dial P for Popcorn! Ao longo das próximas horas vamos tentar fazer trazer-vos o relato e os nossos comentários do que se passar no Kodak Theatre, na 83ª cerimónia dos Óscares. Desta vez optei por não comentar a Red Carpet porque nem toda a gente se interessa. Como sabem, os primeiros prémios a serem entregues esta noite são para Melhor Direcção Artística e Melhor Fotografia, apresentados por Tom Hanks. Está quase, portanto talvez seja hora (se ainda não o fizeram) de ligar a televisão e mudar para a TVI. Estamos a dez minutos de começar.
01:23 Os comentadores da TVI já ultrapassaram a dezena de erros. São tão maus que estou a ter dificuldade em escolher o melhor, mas vá, dizer que o Jude Law e o Robert Downey Jr.fizeram o "Iron Man 2" juntos foi de topo.
01:27 Três minutos. A TVI já ultrapassou a dezena de intervalos também. Vamos ter noite longa... E se eu tiver que suportar um festival de "The King's Speech"... vai ser complicado para me aturarem amanhã.
01:36 Uma forma interessante de passar pelos nomeados e ainda homenagear alguns dos grandes filmes da história do cinema. E gostei particularmente neste número de abertura que Alec Baldwin e Morgan Freeman terem aceite participarem.
01:39 "It used to be... you got naked, you got nominated". Bem, funcionou para a Kate Winslet, não? Boa piada. Mas sinceramente: Anne Hathaway 10x mais engraçada que o James Franco. Que é um pouco pascácio, diga-se.
01:41 Black Swan: "Dancing lesbians!" - fabuloso e auspicioso início.
01:42 E aí vem Tom Hanks, o primeiro apresentador da noite, com "Gone with the Wind" a fazer a primeira transição cénica (o primeiro filme da história da Academia a vencer o prémio de Direcção Artística e Fotografia, como Hanks explica; e o último foi "Titanic").
01: 43 O primeiro prémio a ser entregue é Melhor Direcção Artística. Nomeados: "Alice in Wonderland", "Harry Potter and the Deathly Hallows, Part 1", "Inception", "The King's Speech" e "True Grit". O favorito é "The King's Speech". O Óscar é de ALICE IN WONDERLAND. A minha alternativa. Que horror.
01:46 E agora os nomeados em Melhor Fotografia: "Inception", "True Grit", "The Social Network", "The King's Speech" e "Black Swan". O vencedor é... Wally Pfister, INCEPTION. Duas surpresas já esta noite - e pobre Roger Deakins. Mas estou contente pelo Pfister. Ele é brilhante.
01:51 Kirk Douglas ("Spartacus") vem a palco para apresentar Melhor Actriz Secundária - e não podia ser mais carismático e divertido. As nomeadas são Amy Adams, Helena Bonham-Carter, Melissa Leo, Jacki Weaver e Hailee Steinfeld. Aparentemente o tal formato de apresentação foi um rumo não confirmado porque só passaram clipes (ainda bem - era dos meus hábitos favoritos). Provavelmente se houver outra surpresa hoje é aqui. O Óscar vai para... Melissa Leo, THE FIGHTER. Muito bem. Merecido. Não sei porquê mas é difícil tolerar um pouco o quão maluca ela parece por vezes.
02:01 Mila Kunis e Justin Timberlake em palco - a improvisação deles correu MESMO mal - para apresentar Melhor Filme Animado e Melhor Curta-Metragem Animada. Teremos duplo prémio para a Pixar... ou uma surpresa na Curta. Nomeados: "The Gruffalo", "Day & Night", "Madagascar: A Journey Diary", "Let's Pollute" e "The Lost Thing". Previsão: "The Gruffalo", "Day & Night" ou "Madagascar". Mas é THE LOST THING que vence (sem ninguém estar à espera).
02:05 E aqui não há qualquer dúvida: Melhor Filme Animado vai para TOY STORY 3. Os outros nomeados são, ainda assim, excelentes: "How To Train Your Dragon" e "L'Illusioniste". E ainda há uma certa princesa que devia ter ido a votos. Malditas regras.
02:12 E estamos de volta, agora com a primeira cerimónia dos Óscares (em que "Wings" venceu) a fazer a segunda transição cénica. Josh Brolin e Javier Bardem vêm apresentar os prémios de Argumentos.
O primeiro é Melhor Argumento Adaptado. Nomeados: "The Social Network" (o vencedor), "127 Hours", "Toy Story 3", "True Grit" e "Winter's Bone". O Óscar é de... THE SOCIAL NETWORK (Aaron Sorkin).
02:17 Os nomeados de Melhor Argumento Original: "Another Year", "The Fighter", "The Kids Are All Right", "Inception" e "The King's Speech". Adoro o pormenor dos diálogos nas cenas. Interessante. E a pronúncia do Bardem é engraçadíssima. Deve ganhar "The King's Speech", não é verdade? E o vencedor é... THE KING'S SPEECH (David Seidler).
02:22 Voltamos de mais um intervalo. Com a derrota em Direcção Artística, a coisa começa a desenhar-se mais complicada para "The King's Speech". Melhor Edição dirá mais.
02:25 Um brilhante número musical. Com James Franco em 'drag'. Fabuloso.
02:26 Helen Mirren e Russell Brand vêm anunciar Melhor Filme Estrangeiro. E ela vem falar francês. E o Russell Brand teve genuína piada. Adorei. "Biutiful", "Hors-La Loi", "In A Better World", "Incendies" e "Dogtooth" são os nomeados. Eu aposto que qualquer um deles pode ganhar. O vencedor é... IN A BETTER WORLD (Dinamarca). Não quis apostar a fundo neste filme porque os Globos raramente acertam mas cá está; é a minha alternativa que ganha.
02:30 Christian Bale, Geoffrey Rush, John Hawkes, Mark Ruffalo e Jeremy Renner são os nomeados para Melhor Actor Secundário, a ser apresentado por Reese Witherspoon. Quem ganha? Christian Bale (THE FIGHTER). E por favor alguém que me cale os comentadores da TVI. E um bom discurso de Christian Bale. Como habitualmente.
02:37 Os próximos apresentadores são Nicole Kidman e Hugh Jackman, que vêm entregar o Óscar de Melhor Banda Sonora Original após uma introdução que mostra a importância do som no cinema. O favorito é Desplat ("The King's Speech") com Reznor e Ross ("The Social Network") e Zimmer ("Inception") como distintas possibilidades; penso que os restantes (Powell, "How To Train Your Dragon" - que devia vencer; Rahman, "127 Hours") não têm hipótese. O Óscar vai para... Trent Reznor e Atticus Ross (THE SOCIAL NETWORK). Estou por demais contente. Acho que a banda sonora fala por si própria. É a melhor. Pura e simplesmente.
02:46 Vamos ter agora mais uma indicação se "The Social Network" ou "The King's Speech" estão destinados a roubar o prémio final. Melhor Mistura de Som costuma cair para o favorito para Melhor Filme, mas este ano deve ser "Inception" a vencer. Os outros nomeados são "Salt" e "True Grit". O vencedor é... INCEPTION. Que deve levar o outro também. Acho piada que vamos ter de levar com gente a elogiar o Chris Nolan (como que a relembrar a falta dele) sempre que "Inception" ganhar alguma coisa.
02:48 E agora os nomeados para Melhor Edição de Som: "Tron: Legacy", "Toy Story 3", "True Grit", "Inception" e "Unstoppable". O Óscar para... INCEPTION. E diga-se, era o melhor da categoria. É o 'blockbuster' do ano, eu suponho.
02:53 A próxima apresentadora é Marisa Tomei, que vem falar dos Sci-Tech Oscars, a cerimónia que honra os desenvolvimentos e invenções que ajudam a melhorar o cinema.
02:55 Queen Cate Blanchett a entrar em palco. Todos a fazer vénia, vá. Ela vem apresentar Melhor Maquilhagem e Melhor Guarda-Roupa, que o seu filme "Lord of the Rings" também venceu.
O primeiro prémio é Melhor Maquilhagem. "Barney's Version", "The Way Back" e "The Wolfman" são os nomeados. Excelente piada ali pelo meio ("it's gross!") O Óscar é de... THE WOLFMAN, como era esperado.
02:58 "I Am Love", "The King's Speech", "Alice in Wonderland", "The Tempest" e "True Grit" são os nomeados para Melhor Guarda-Roupa. O Óscar vai para... Colleen Atwood, ALICE IN WONDERLAND. E já vamos em duas derrotas durinhas para "The King's Speech" embora pelo menos uma delas fosse esperada. E ela e a Sandy Powell lá continuam gémeas de registo na Academia. 9 nomeações, 3 vitórias. Eu disse.
03:00 Kevin Spacey vem iniciar as interpretações musicais da noite. "We Belong Together", de Randy Newman para "Toy Story 3" (que parece ter sido escrita em cinco minutos no chuveiro - que música tão... foleirita) é a primeira.
03:05 Ao menos uma música que valha a pena... Agora é "I See The Light" ("Tangled") a ser cantada (Levi, Moore e Menken no palco). Nem é pelas vozes que a música vale a pena, é pelo som. Aquece o coração, vá.
03:11 Jake Gylenhaal e Amy Adams vêm apresentar o próximo prémio, que é Melhor Documentário, Curta Forma. E uma piada adorável para quem está a prever em casa - e uma boa forma de mostrar apoio às curtas. Nomeados: "Killing in the Name", "Poster Girl", "Strangers No More" (a minha preferida), "Sun Come Up", "The Warriors of Quijang". Este ano eu vi-as todas. E a minha previsão está correcta - STRANGERS NO MORE vence!
03:14 E agora o prémio para Melhor Curta-Metragem, Live Action. "God of Love" é o favorito, mas "The Confession", "The Crush", "Na Wewe" e "Wish 143" também são possibilidades. É mesmo GOD OF LOVE que ganha!
03:19 E sem dúvida alguma que Anne Hathaway está a provar ser autenticamente fenomenal como apresentadora (e os remixes: fabuloso). Grandiosa. Oprah Winfrey é a próxima a subir ao palco e vem apresentar Melhor Documentário, uma categoria que muito me confundiu nas previsões. "Inside Job" ou "Exit Through the Gift Shop"? E agora que se vinha falando em "Wasteland"? Bem, só provavelmente "Gasland" não ganhará porque até mesmo "Restrepo" (que era a surpresa que eu queria ter apostado) tem possibilidade. O vencedor é mesmo... INSIDE JOB. Que merece. E ainda bem que previ. Charles Ferguson é o rei.
03:23 E já só faltam sete prémios (Efeitos Visuais, Edição, Canção Original, Realizador, Actriz, Actor e Filme).
03:27 Billy Crystal é realmente um apresentador e um comediante excepcional. Impressionante a forma como controla e rege uma sala inteira só com uma ou duas piadas. Vem fazer a terceira transição cénica, apresentando a primeira vez que a cerimónia dos Óscares foi transmitida na televisão
03:29 Downey Jr., que fez "Iron Man 2" com Jude Law, segundo os comentadores da TVI, e não "Sherlock Holmes 2", vem com ele apresentar Melhores Efeitos Visuais e Melhor Edição. Se "The Social Network" ganhar o segundo... começo mesmo a acreditar que é possível ganhar Melhor Filme. Os nomeados para Melhores Efeitos Visuais são: "Hereafter", "Harry Potter and the Deathly Hallows, Part 1", "Inception", "Alice in Wonderland" e "Iron Man 2". Esperemos que "Inception" ganhe aqui o seu quarto Óscar hoje. O vencedor é... INCEPTION.
03:34 E agora Melhor Edição (Montagem). "The Social Network", "Black Swan", "The Fighter", "The King's Speech" e "127 Hours" são os nomeados. O vencedor é... THE SOCIAL NETWORK. É merecidíssimo. Quem me conhece sabe que estou quase a dar pulos cá em casa. Será... será que ganha Melhor Filme? Não acredito, mas...
03:38 Seguramente tem que haver um Emmy que premeie a burrice destes comentadores. Incrível. Só pérolas.
03:39 O próximo prémio é para Melhor Canção Original, mas antes vamos ter Gwyneth Paltrow ("Coming Home", "Country Strong") e A.R. Rahman e Florence Welch ("If I Rise", "127 Hours") em palco a cantar as respectivas músicas.
Jennifer Hudson vem então entregar o prémio a uma delas. O Óscar é de... "We Belong Together", TOY STORY 3! Se soubessem o que me custou escrever isto... Que falta de gosto. Mas vá, funciona como consolação por não lhe terem dado o Óscar pela do primeiro "Toy Story", "You've Got A Friend (In Me)". Como bónus: um grande discurso.
03:53 Celine Dion a cantar "Smile" no momento em memória dos falecidos este ano. Momento tocante (sê-lo-ia mais não fosse a óbvia necessidade desta de imprimir só notas inatingíveis em cada verso que profere)
03:58 Depois do sentido tributo a Lena Horne por Halle Berry, vamos a Melhor Realizador, apresentado pela vencedora do ano passado, Kathryn Bigelow e pela duplamente Oscarizada (apetecia-me dizer isto, só para irritar) Hilary Swank. Um grande grupo de nomeados, mesmo sem Nolan: Aronofsky ("Black Swan"), Fincher ("The Social Network"), O. Russell ("The Fighter"), Hooper ("The King's Speech") e os irmãos Coen ("True Grit"). Quem diria há dez-quinze anos que teríamos estes cinco nomeados? Toda a gente sabe que eu quero - e previ - que Fincher ganhe. Mas é Tom Hooper (THE KING'S SPEECH) que ganha. E já estou pronto para ir para a cama. Bem, ao menos deu para alimentar um pouco a esperança que deixassem o Fincher ficar com o troféu. Estará ele eternamente destinado a perder?
04:12 Jeff Bridges volta ao Kodak Theatre para apresentar Melhor Actriz. Nomeadas: Annette Bening, Natalie Portman, Michelle Williams, Nicole Kidman e Jennifer Lawrence. A vencedora é: NATALIE PORTMAN (BLACK SWAN), como era esperado. Venha daí um bom discurso ao menos.
04:20 Sandra Bullock é quem sobe ao palco agora para apresentar o Óscar de Melhor Actor. Ao menos tentou ser engraçada, ao contrário do sr. Jeff Bridges, não é? Nomeados: Javier Bardem, Jeff Bridges, Colin Firth, Jesse Eisenberg e James Franco. O Óscar vai, previsivelmente, para COLIN FIRTH (THE KING'S SPEECH). E lá vamos com mais um discurso aborrecido. Vou imaginar que ele está a ganhar pelo "A Single Man".
04:25 E como bem me relembraram no Twitter, parece que voltámos a 2001. Tom Hooper a ganhar a Aronofsky, O'Russell, Fincher e Coens é como Ron Howard a ganhar a Altman, Lynch, Jackson e Field. E também aí um dos grandes realizadores do ano nem sequer foi nomeado: este ano foi Nolan, em 2001 tinha sido Baz Luhrmann. Incrível como a História se repete.
04:30 E pela primeira vez desde que me lembro, os Óscares vão terminar a horas. É hora do Melhor Filme - apresentado por Steven Spielberg. "Inception", "127 Hours", "Winter's Bone", "The Social Network", "Toy Story 3", "The Kids Are All Right","The Fighter", "True Grit", "The King's Speech" e "Black Swan" são os nomeados. E se serve de indicação para o vencedor: não é coincidência a mais que seja o discurso do Rei que esteja no fundo das cenas dos dez nomeados? THE KING'S SPEECH é quem vence o Óscar mais importante da noite!
04:38 Boa noite pessoal e obrigado por acompanharem a cobertura aqui! Amanhã voltaremos para análise e retrospectiva.
01:23 Os comentadores da TVI já ultrapassaram a dezena de erros. São tão maus que estou a ter dificuldade em escolher o melhor, mas vá, dizer que o Jude Law e o Robert Downey Jr.fizeram o "Iron Man 2" juntos foi de topo.
01:36 Uma forma interessante de passar pelos nomeados e ainda homenagear alguns dos grandes filmes da história do cinema. E gostei particularmente neste número de abertura que Alec Baldwin e Morgan Freeman terem aceite participarem.
01:39 "It used to be... you got naked, you got nominated". Bem, funcionou para a Kate Winslet, não? Boa piada. Mas sinceramente: Anne Hathaway 10x mais engraçada que o James Franco. Que é um pouco pascácio, diga-se.
01:41 Black Swan: "Dancing lesbians!" - fabuloso e auspicioso início.
01:42 E aí vem Tom Hanks, o primeiro apresentador da noite, com "Gone with the Wind" a fazer a primeira transição cénica (o primeiro filme da história da Academia a vencer o prémio de Direcção Artística e Fotografia, como Hanks explica; e o último foi "Titanic").
01: 43 O primeiro prémio a ser entregue é Melhor Direcção Artística. Nomeados: "Alice in Wonderland", "Harry Potter and the Deathly Hallows, Part 1", "Inception", "The King's Speech" e "True Grit". O favorito é "The King's Speech". O Óscar é de ALICE IN WONDERLAND. A minha alternativa. Que horror.
01:46 E agora os nomeados em Melhor Fotografia: "Inception", "True Grit", "The Social Network", "The King's Speech" e "Black Swan". O vencedor é... Wally Pfister, INCEPTION. Duas surpresas já esta noite - e pobre Roger Deakins. Mas estou contente pelo Pfister. Ele é brilhante.
01:51 Kirk Douglas ("Spartacus") vem a palco para apresentar Melhor Actriz Secundária - e não podia ser mais carismático e divertido. As nomeadas são Amy Adams, Helena Bonham-Carter, Melissa Leo, Jacki Weaver e Hailee Steinfeld. Aparentemente o tal formato de apresentação foi um rumo não confirmado porque só passaram clipes (ainda bem - era dos meus hábitos favoritos). Provavelmente se houver outra surpresa hoje é aqui. O Óscar vai para... Melissa Leo, THE FIGHTER. Muito bem. Merecido. Não sei porquê mas é difícil tolerar um pouco o quão maluca ela parece por vezes.
02:01 Mila Kunis e Justin Timberlake em palco - a improvisação deles correu MESMO mal - para apresentar Melhor Filme Animado e Melhor Curta-Metragem Animada. Teremos duplo prémio para a Pixar... ou uma surpresa na Curta. Nomeados: "The Gruffalo", "Day & Night", "Madagascar: A Journey Diary", "Let's Pollute" e "The Lost Thing". Previsão: "The Gruffalo", "Day & Night" ou "Madagascar". Mas é THE LOST THING que vence (sem ninguém estar à espera).
02:05 E aqui não há qualquer dúvida: Melhor Filme Animado vai para TOY STORY 3. Os outros nomeados são, ainda assim, excelentes: "How To Train Your Dragon" e "L'Illusioniste". E ainda há uma certa princesa que devia ter ido a votos. Malditas regras.
02:12 E estamos de volta, agora com a primeira cerimónia dos Óscares (em que "Wings" venceu) a fazer a segunda transição cénica. Josh Brolin e Javier Bardem vêm apresentar os prémios de Argumentos.
O primeiro é Melhor Argumento Adaptado. Nomeados: "The Social Network" (o vencedor), "127 Hours", "Toy Story 3", "True Grit" e "Winter's Bone". O Óscar é de... THE SOCIAL NETWORK (Aaron Sorkin).
02:17 Os nomeados de Melhor Argumento Original: "Another Year", "The Fighter", "The Kids Are All Right", "Inception" e "The King's Speech". Adoro o pormenor dos diálogos nas cenas. Interessante. E a pronúncia do Bardem é engraçadíssima. Deve ganhar "The King's Speech", não é verdade? E o vencedor é... THE KING'S SPEECH (David Seidler).
02:22 Voltamos de mais um intervalo. Com a derrota em Direcção Artística, a coisa começa a desenhar-se mais complicada para "The King's Speech". Melhor Edição dirá mais.
02:25 Um brilhante número musical. Com James Franco em 'drag'. Fabuloso.
02:26 Helen Mirren e Russell Brand vêm anunciar Melhor Filme Estrangeiro. E ela vem falar francês. E o Russell Brand teve genuína piada. Adorei. "Biutiful", "Hors-La Loi", "In A Better World", "Incendies" e "Dogtooth" são os nomeados. Eu aposto que qualquer um deles pode ganhar. O vencedor é... IN A BETTER WORLD (Dinamarca). Não quis apostar a fundo neste filme porque os Globos raramente acertam mas cá está; é a minha alternativa que ganha.
02:30 Christian Bale, Geoffrey Rush, John Hawkes, Mark Ruffalo e Jeremy Renner são os nomeados para Melhor Actor Secundário, a ser apresentado por Reese Witherspoon. Quem ganha? Christian Bale (THE FIGHTER). E por favor alguém que me cale os comentadores da TVI. E um bom discurso de Christian Bale. Como habitualmente.
02:37 Os próximos apresentadores são Nicole Kidman e Hugh Jackman, que vêm entregar o Óscar de Melhor Banda Sonora Original após uma introdução que mostra a importância do som no cinema. O favorito é Desplat ("The King's Speech") com Reznor e Ross ("The Social Network") e Zimmer ("Inception") como distintas possibilidades; penso que os restantes (Powell, "How To Train Your Dragon" - que devia vencer; Rahman, "127 Hours") não têm hipótese. O Óscar vai para... Trent Reznor e Atticus Ross (THE SOCIAL NETWORK). Estou por demais contente. Acho que a banda sonora fala por si própria. É a melhor. Pura e simplesmente.
02:46 Vamos ter agora mais uma indicação se "The Social Network" ou "The King's Speech" estão destinados a roubar o prémio final. Melhor Mistura de Som costuma cair para o favorito para Melhor Filme, mas este ano deve ser "Inception" a vencer. Os outros nomeados são "Salt" e "True Grit". O vencedor é... INCEPTION. Que deve levar o outro também. Acho piada que vamos ter de levar com gente a elogiar o Chris Nolan (como que a relembrar a falta dele) sempre que "Inception" ganhar alguma coisa.
02:48 E agora os nomeados para Melhor Edição de Som: "Tron: Legacy", "Toy Story 3", "True Grit", "Inception" e "Unstoppable". O Óscar para... INCEPTION. E diga-se, era o melhor da categoria. É o 'blockbuster' do ano, eu suponho.
02:53 A próxima apresentadora é Marisa Tomei, que vem falar dos Sci-Tech Oscars, a cerimónia que honra os desenvolvimentos e invenções que ajudam a melhorar o cinema.
02:55 Queen Cate Blanchett a entrar em palco. Todos a fazer vénia, vá. Ela vem apresentar Melhor Maquilhagem e Melhor Guarda-Roupa, que o seu filme "Lord of the Rings" também venceu.
O primeiro prémio é Melhor Maquilhagem. "Barney's Version", "The Way Back" e "The Wolfman" são os nomeados. Excelente piada ali pelo meio ("it's gross!") O Óscar é de... THE WOLFMAN, como era esperado.
02:58 "I Am Love", "The King's Speech", "Alice in Wonderland", "The Tempest" e "True Grit" são os nomeados para Melhor Guarda-Roupa. O Óscar vai para... Colleen Atwood, ALICE IN WONDERLAND. E já vamos em duas derrotas durinhas para "The King's Speech" embora pelo menos uma delas fosse esperada. E ela e a Sandy Powell lá continuam gémeas de registo na Academia. 9 nomeações, 3 vitórias. Eu disse.
03:00 Kevin Spacey vem iniciar as interpretações musicais da noite. "We Belong Together", de Randy Newman para "Toy Story 3" (que parece ter sido escrita em cinco minutos no chuveiro - que música tão... foleirita) é a primeira.
03:05 Ao menos uma música que valha a pena... Agora é "I See The Light" ("Tangled") a ser cantada (Levi, Moore e Menken no palco). Nem é pelas vozes que a música vale a pena, é pelo som. Aquece o coração, vá.
03:11 Jake Gylenhaal e Amy Adams vêm apresentar o próximo prémio, que é Melhor Documentário, Curta Forma. E uma piada adorável para quem está a prever em casa - e uma boa forma de mostrar apoio às curtas. Nomeados: "Killing in the Name", "Poster Girl", "Strangers No More" (a minha preferida), "Sun Come Up", "The Warriors of Quijang". Este ano eu vi-as todas. E a minha previsão está correcta - STRANGERS NO MORE vence!
03:14 E agora o prémio para Melhor Curta-Metragem, Live Action. "God of Love" é o favorito, mas "The Confession", "The Crush", "Na Wewe" e "Wish 143" também são possibilidades. É mesmo GOD OF LOVE que ganha!
03:19 E sem dúvida alguma que Anne Hathaway está a provar ser autenticamente fenomenal como apresentadora (e os remixes: fabuloso). Grandiosa. Oprah Winfrey é a próxima a subir ao palco e vem apresentar Melhor Documentário, uma categoria que muito me confundiu nas previsões. "Inside Job" ou "Exit Through the Gift Shop"? E agora que se vinha falando em "Wasteland"? Bem, só provavelmente "Gasland" não ganhará porque até mesmo "Restrepo" (que era a surpresa que eu queria ter apostado) tem possibilidade. O vencedor é mesmo... INSIDE JOB. Que merece. E ainda bem que previ. Charles Ferguson é o rei.
03:23 E já só faltam sete prémios (Efeitos Visuais, Edição, Canção Original, Realizador, Actriz, Actor e Filme).
03:27 Billy Crystal é realmente um apresentador e um comediante excepcional. Impressionante a forma como controla e rege uma sala inteira só com uma ou duas piadas. Vem fazer a terceira transição cénica, apresentando a primeira vez que a cerimónia dos Óscares foi transmitida na televisão
03:29 Downey Jr., que fez "Iron Man 2" com Jude Law, segundo os comentadores da TVI, e não "Sherlock Holmes 2", vem com ele apresentar Melhores Efeitos Visuais e Melhor Edição. Se "The Social Network" ganhar o segundo... começo mesmo a acreditar que é possível ganhar Melhor Filme. Os nomeados para Melhores Efeitos Visuais são: "Hereafter", "Harry Potter and the Deathly Hallows, Part 1", "Inception", "Alice in Wonderland" e "Iron Man 2". Esperemos que "Inception" ganhe aqui o seu quarto Óscar hoje. O vencedor é... INCEPTION.
03:34 E agora Melhor Edição (Montagem). "The Social Network", "Black Swan", "The Fighter", "The King's Speech" e "127 Hours" são os nomeados. O vencedor é... THE SOCIAL NETWORK. É merecidíssimo. Quem me conhece sabe que estou quase a dar pulos cá em casa. Será... será que ganha Melhor Filme? Não acredito, mas...
03:38 Seguramente tem que haver um Emmy que premeie a burrice destes comentadores. Incrível. Só pérolas.
03:39 O próximo prémio é para Melhor Canção Original, mas antes vamos ter Gwyneth Paltrow ("Coming Home", "Country Strong") e A.R. Rahman e Florence Welch ("If I Rise", "127 Hours") em palco a cantar as respectivas músicas.
Jennifer Hudson vem então entregar o prémio a uma delas. O Óscar é de... "We Belong Together", TOY STORY 3! Se soubessem o que me custou escrever isto... Que falta de gosto. Mas vá, funciona como consolação por não lhe terem dado o Óscar pela do primeiro "Toy Story", "You've Got A Friend (In Me)". Como bónus: um grande discurso.
03:53 Celine Dion a cantar "Smile" no momento em memória dos falecidos este ano. Momento tocante (sê-lo-ia mais não fosse a óbvia necessidade desta de imprimir só notas inatingíveis em cada verso que profere)
03:58 Depois do sentido tributo a Lena Horne por Halle Berry, vamos a Melhor Realizador, apresentado pela vencedora do ano passado, Kathryn Bigelow e pela duplamente Oscarizada (apetecia-me dizer isto, só para irritar) Hilary Swank. Um grande grupo de nomeados, mesmo sem Nolan: Aronofsky ("Black Swan"), Fincher ("The Social Network"), O. Russell ("The Fighter"), Hooper ("The King's Speech") e os irmãos Coen ("True Grit"). Quem diria há dez-quinze anos que teríamos estes cinco nomeados? Toda a gente sabe que eu quero - e previ - que Fincher ganhe. Mas é Tom Hooper (THE KING'S SPEECH) que ganha. E já estou pronto para ir para a cama. Bem, ao menos deu para alimentar um pouco a esperança que deixassem o Fincher ficar com o troféu. Estará ele eternamente destinado a perder?
04:12 Jeff Bridges volta ao Kodak Theatre para apresentar Melhor Actriz. Nomeadas: Annette Bening, Natalie Portman, Michelle Williams, Nicole Kidman e Jennifer Lawrence. A vencedora é: NATALIE PORTMAN (BLACK SWAN), como era esperado. Venha daí um bom discurso ao menos.
04:20 Sandra Bullock é quem sobe ao palco agora para apresentar o Óscar de Melhor Actor. Ao menos tentou ser engraçada, ao contrário do sr. Jeff Bridges, não é? Nomeados: Javier Bardem, Jeff Bridges, Colin Firth, Jesse Eisenberg e James Franco. O Óscar vai, previsivelmente, para COLIN FIRTH (THE KING'S SPEECH). E lá vamos com mais um discurso aborrecido. Vou imaginar que ele está a ganhar pelo "A Single Man".
04:25 E como bem me relembraram no Twitter, parece que voltámos a 2001. Tom Hooper a ganhar a Aronofsky, O'Russell, Fincher e Coens é como Ron Howard a ganhar a Altman, Lynch, Jackson e Field. E também aí um dos grandes realizadores do ano nem sequer foi nomeado: este ano foi Nolan, em 2001 tinha sido Baz Luhrmann. Incrível como a História se repete.
04:30 E pela primeira vez desde que me lembro, os Óscares vão terminar a horas. É hora do Melhor Filme - apresentado por Steven Spielberg. "Inception", "127 Hours", "Winter's Bone", "The Social Network", "Toy Story 3", "The Kids Are All Right","The Fighter", "True Grit", "The King's Speech" e "Black Swan" são os nomeados. E se serve de indicação para o vencedor: não é coincidência a mais que seja o discurso do Rei que esteja no fundo das cenas dos dez nomeados? THE KING'S SPEECH é quem vence o Óscar mais importante da noite!
04:38 Boa noite pessoal e obrigado por acompanharem a cobertura aqui! Amanhã voltaremos para análise e retrospectiva.
Quase, quase...;)
ResponderEliminarDá-lhe Jorge! ;D
ResponderEliminarPodias ser tu a estar ali a dizer o que ele comentou...;)
ResponderEliminarÉ a primeira vez que vejo isto, portanto deixo-vos aqui a pergunta: Porque é que aquela gente tem sempre que dizer quem lhe fez o vestido? :P
ResponderEliminarJOANA:
ResponderEliminarNa TVI dispensava mas sei que comentava melhor que estes comentadores que a TVI arranjou.
JOÃO:
Publicidade principalmente. A maioria destas roupas são de novas colecções que vão daqui a uns meses para o mercado.
Estava a falar de quem estava a comentar lá, não cá...;)
ResponderEliminarJOANA:
ResponderEliminarLá? Ah ah isso parece-me utópico, vá. Mas adorava.
Sim Jorge, estes comentadores metem dó... Bem, vai começar!
ResponderEliminarTenho de concordar contigo! Se os Oscars se tornarem nos: The King's Speech Awards também me vou passar...
ResponderEliminarVou tentar ficar por aqui pelo Dial P for Popcorn! Continua com o óptimo trabalho!
Eu aos de cá estou a tentar fazer ouvido surdo...;)
ResponderEliminarGrande Início!!! Impressionou-me!
ResponderEliminarGostei muito do vídeo!;)
ResponderEliminarFranco de collants...céus!:P
Também a prefiro a ela!
ResponderEliminarO James Franco tá sempre tão tranquilo que parece tar pedrado. Ou tenho essa ideia por causa do papel dele na serie Freaks and Geeks, nao sei :P
ResponderEliminarPRIMEIRO HORROR DA NOITE.
ResponderEliminarE ainda bem que pus em alternativa, que pouca gente fez.
Alice in Wonderland? Desta não estava à espera...
ResponderEliminarMas vá, cá temos o primeiro indicador: THE KING'S SPEECH não vai fazer SWEEP.
ResponderEliminarQue discurso terrível...
ResponderEliminarEspero que não ganhe mais nenhum.
ResponderEliminarE apesar de ficar feliz pelo Pfister, o Deakins já devia ter ganho antes. E volta a perder.
ResponderEliminarTRIPAS:
ResponderEliminarO James Franco parece pedrado sempre. Provavelmente porque está.
A TODOS:
Tenho a dizer que ADOREI a vitória da Melissa Leo. CRAZY BITCH. Mas podia de vez em quando controlar-se mais.
A Melissa Leo arrasa! xD
ResponderEliminarO discurso da Melissa Leo foi penoso. A apresentação do prémio foi muito engraçado. Gostei.
ResponderEliminarAHAHAHAHAHAHAH! Adorei esta piada sobre o Bansky!
ResponderEliminarOh...:( O meu preferido era "Day and Night"!
ResponderEliminarAí vai o prémio para o Toy Story 3...
ResponderEliminarFalando em Banksy, se ETTGS ganhar para melhor documentário quem será que vai receber? Visto que o realizador não simpatiza muito com presenças em público...
ResponderEliminarBOA!:D
ResponderEliminarAté agora, o melhor discurso.
ResponderEliminarJOÃO:
ResponderEliminarEu lá não gostei muito da piada, acho que não saiu tão bem como devem ter treinado.
JOANA:
TOY STORY 3 era óbvio - e ainda bem: subiu as minhas previsões para 2-3. Ainda assim está mau para já.
Já a curta... Eu vi-a e não achei nada de especial. Nada.
E também tenho pena que Tangled não tenha sido nomeado! Merecia!
ResponderEliminarEDGAR:
ResponderEliminarSupostamente ele não vai comparecer, nos Spirit Awards ele enviou um compincha para receber por ele por isso suspeito que ele também apareça nos Óscares.
Edgar, é quase certo que Bansky não estará presente. E também é quase certo que seja Inside Job a vencer o Oscar.
ResponderEliminarNão gostei da apresentação para o argumento adaptado. Foi tão "politicamente correcta" que não combina com o Bardem nem mesmo com o Brolin.
ResponderEliminarE... Jorge não falha :P
ResponderEliminarJOÃO:
ResponderEliminarFoi muito estranho. Mas teve piada os comentadores da TVI a falarem de falta de elegância. Que lata. Não têm espelho.
Não falha e deve estar bem contente!;)
ResponderEliminarMerecido, é um filme muito muito muito bem escrito.
ResponderEliminarLá se vai um prémio que Inception merecia...
ResponderEliminarPois...
ResponderEliminarPreferia que tivesse ganho Inception aqui... não percebo o encanto com o King's Speech.
ResponderEliminarDavid Seidler, um grande discurso!
ResponderEliminarE mais uma pérola dos comentadores d TVI: "Yes we do!" Enfim. Já é demais para as 2 da manhã.
ResponderEliminarConcordo com vocês, também gostava que tivesse ganho o Inception.
ResponderEliminarVa la o Inception não ganhou :D
ResponderEliminarRICARDO e EDGAR:
ResponderEliminarEste prémio só foi para THE KING'S SPEECH porque a corrida assim se desenhou. Foi de INCEPTION até ao momento em que o buzz em torno do THE KING'S SPEECH atingiu um nível demasiado alto - alto até para roubar prémios ao THE SOCIAL NETWORK. Enfim. Eu gostei do filme mas não é nada assim TÃO especialmente bem escrito. Olha merecia mais Direcção Artística e esse não lhe deram.
Eu também concordo com a maioria!:)
ResponderEliminarNestas coisas é sempre algo frustrante ver um prémio, que na minha opinião seria mesmo bem merecido... Preferia que Inception não ganhasse mais nada e ganhasse este. Mas olha, na se pode ter tudo xD
ResponderEliminarPS: Brilhante Anne Hathaway, as always... Mas o Franco parece estar a dormir...
Lool esta para o Charlie Sheen teve boa!
ResponderEliminarAí vem a minha categoria favorita!!!
ResponderEliminarBIUTIFUL, BIUTIFUL, BIUTIFUL!
ResponderEliminarPensava que Inciendies levava a melhor...
ResponderEliminarEstou muito curioso para ver este "In a Better World".
ResponderEliminarFui na conversa de os Globos nunca preverem o Óscar bem e mudei IN A BETTER WORLD para INCENDIES que é o EL SECRETO DE SUS OJOS deste ano.
ResponderEliminarResultado: é o outro que ganha. Enfim.
Embora vá ganhar o Bale, gostava de ver o John Hawkes vencer. Adorei o papel dele.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarBale, Bale, Bale... Contente!:D
ResponderEliminarBale, Bale, Bale... Contente!:D
ResponderEliminarComo 99% do mundo já sabia Christian ganha xD
ResponderEliminarNada de espantar, interpretação espantosa deste senhor. Merecidíssimo.
ResponderEliminarConcordo com todos vocês. Uma excelente interpretação.
ResponderEliminarE sim JOÃO, o John Hawkes também foi fenomenal no WINTER'S BONE.
ResponderEliminarBale mereceu bastante este!
ResponderEliminarO Bale já merecia o reconhecimento da Academia. E aquela barba...
ResponderEliminarEstá para já a ser muito entretido, não?
ResponderEliminarBanda sonora aposto em Social Network.
ResponderEliminarSim, concordo Jorge. Estás a ser melhor que a cerimonia do ano passado.
ResponderEliminarAdoro as introduções às categorias...
YES! YES! YES!
ResponderEliminarMais um passo a caminho da surpresa no fim!
Bem merecido.
ResponderEliminarAlém disso o Desplat pode ganhar para o ano.
ResponderEliminarEra tão bom que The Social Network levasse a melhor hoje!
ResponderEliminarEstou a gostar!:)
ResponderEliminarOh, preferia Desplat...
A serio, se o Social Network ganhar é o descrédito total da Academia... (ahahahah, o Jorge a matar-me ahahah)
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarE Inception já não recebe mais nada hoje xD
ResponderEliminarInception a merecer estes dois!;)
ResponderEliminarConcordo com vocês todos! INCEPTION merece estes dois prémios - se bem que THE SOCIAL NETWORK ou TRUE GRIT têm Melhor Mistura de Som.
ResponderEliminarE sim Samuel, mais uma dessas e eu bano-te dos comentários, sim? :D
Wolfman é um filme que pronto... Mas vá...
ResponderEliminarAlice in Wonderlanda não, Alice in Wonderlanda não!
ResponderEliminarLá ganhou outra vez!:(
ResponderEliminarOdeio quando se limitam a ler um papelinho... Mau discurso!
ResponderEliminarEsta música... irrita-me. Parece ter sido escrita à pressa e cantarolada no chuveiro.
ResponderEliminarQue pensam vocês?
Ah ah disse aquilo ao Samuel e ele já não voltou a comentar.
ResponderEliminarJOÃO, volta, sim? :)
E agora: I SEE THE LIGHT!
Ahahah, também não a aprecio muito... Gosto mais da I see the light.
ResponderEliminarTambém gosto mais de I See The Light, mas We Belong Together não é assim tão má... Depois de a ouvires algumas vezes, até gostas...:)
ResponderEliminarE vá eles têm razão - se vires as curtas acertas no vencedor. :)
ResponderEliminarE mais uma certa... porque as vi.
ResponderEliminarAhahahaha! Adorei isto!
ResponderEliminarE já só faltam 7 prémios e 2 actuações. A andar rápido hoje.
ResponderEliminarMesmo! Está com um ritmo muito vivo... Por um lado é mau porque eu quero que isto dure e dure...
ResponderEliminarEste Robert Downey nunca desaponta quando é apresentações deste tipo. Tem um há vontade assombroso.
ResponderEliminarO mesmo não se pode dizer do James Franco até agora...
Claro que este ia para Inception!
ResponderEliminarMais um para o Inception!
ResponderEliminarBlack Swan, va lá!
ResponderEliminarFeliz, feliz, feliz. Havia agora de lhe juntar Realizador e Filme.
ResponderEliminarEra óptimo Jorge! The Social Network vai à frente até agora...
ResponderEliminarÉ a música que menos gosto...
ResponderEliminarAdoro a cara de pedrado tipo "I don't care!" do James Franco.
ResponderEliminarA Anne é que está a fazer o trabalho todo.
Verdade!
ResponderEliminarEle parece que realmente foi medicado antes da cerimónia...:P
Uma aposta um pouco ao lado... Era óptimo que Hugh Jackman tivesse apresentado este com a Anne...
ResponderEliminarComing home teve uma interpretação brilhante!
ResponderEliminarMúsica ridícula. Enfim.
ResponderEliminarOh, preferia tanto "I See The Light"...:(
ResponderEliminarMas também gosto desta!:)
E pronto a musica de chuveiro ganhou xD
ResponderEliminarVá, vou fingir que é pela "You've Got A Friend in Me".
ResponderEliminarDarren Aronofsky devia ganhar o de realizador! Mas vai para o Fincher ou o Hooper...
ResponderEliminar"You've Got A Friend in Me" será sempre a grande música do Toy Story...:D
ResponderEliminarEsta vai ser muito facilmente esquecida!
Zodiac do ano passado????? WTF????
ResponderEliminaraqui ninguém dorme! eu acho que quem vai ganhar o oscar de melhor filme vai ser o wall-e :) oh wait.. :P
ResponderEliminarE está quase: faltam só os quatro principais.
ResponderEliminarAronofsky! Vá lá... Ou Fincher...
ResponderEliminarNããão...
ResponderEliminarAté me faltou o ar.
ResponderEliminarUm pouco desapontado... preferia Aronofsky a ganhar o óscar.
ResponderEliminarVamos a ver agora o Melhor Filme...
ResponderEliminarNão faz sentido nenhum. Não acho que haja ninguém no mundo que pense que ele era o mais merecedor dos cinco sequer.
ResponderEliminarEu não o acho! O meu favorito nem sequer foi nomeado. Mas destes 5, não me importava que ganhasse Fincher!:)
ResponderEliminarVai Natalie!
ResponderEliminarMAIS QUE MERECIDO!
ResponderEliminarEsperado e merecido!;)
ResponderEliminarNao concordo com o Oscar para o Melhor Realizador também. O da melhor actriz era previsível.
ResponderEliminarÉ merecido mas é um crime se vos disser que acho as outras quatro interpretações da categoria dela tão boas ou, no caso da Annette, da Nicole e da Michelle, MELHORES? Porque acho. E são.
ResponderEliminarEpá, se o Bardem ganha...
ResponderEliminarDo que Michelle Williams não acho... ela desiludiu-me um pouco!
ResponderEliminarPrevisível...
ResponderEliminarContente!:)
ResponderEliminarPrevisivel...
ResponderEliminaré a seguir que ganha o wall-e? :)
ResponderEliminarE vamos. Ao menos que seja rápido para doer menos.
ResponderEliminarQue ganhe The Social Network...
ResponderEliminarNHANAHANHA
ResponderEliminarFoi bom seguir os Oscars por aqui! Bom trabalho Dial P for Popcorn!
ResponderEliminarJá estou a imaginar amanhã...;)
ResponderEliminarGostei da cerimónia e óptimo trabalho, mais uma vez!:D
E gosto deste final... Como adoro esta música!:D
ResponderEliminarBem, que vontade me deu de ir para a cama depois deste infeliz desfecho. A Academia está-me a dever um grande vencedor há 3 anos.
ResponderEliminarQuanto ao THE KING'S SPEECH: veremos como se aguenta quanto ao tempo.
Bem, pessoal, boa noite e obrigado a todos por cá andarem :)
ResponderEliminarSim, concordo que a parte dos apresentadores da TVI eram assim excusada. Sim, continuo a defender que o filme "Entrelaçados" deveria ter sido nomeado para Melhor Filme de Animação, fiquei mesmo fã do filme.
ResponderEliminar