Dial P for Popcorn: LES INFIDÈLES (2012)

quarta-feira, 9 de maio de 2012

LES INFIDÈLES (2012)




O lado mais amargo, infeliz e fatal da traição. Assim é retratada a infidelidade. Com vergonha, com desprezo, com desilusão, com solidão. Carregado de ironia e um delicioso sentimento de chacota constante, sentimos, em Les Indifèdeles, as inevitáveis consequências de uma traição, em que a mentira acaba por ser condenada, em que o julgamento social serve de justiça invisível, que se vinga dos actos cobardes e desrespeitosos de uma vida dupla.


Baseado em diversas short-stories, intercaladas por brevíssimos trechos de curtas cenas com diversos actores, Gilles Lellouche e Jean Dujardin são (e como foi feliz a tradução portuguesa deste filme) descaradamente infiéis. Na pele de diversas e distintas personagens, em histórias que não ultrapassam os trinta minutos de duração, recriam diversos cenários indissociáveis da traição e a infidelidade. O pecado é retratado de forma pejorativa, e a cena inicial em que a dupla se vangloria de mais uma conquista fácil e fugaz, não passa de uma rasteira, de uma forma de ludibriar o espectador para o surpreender com as várias cenas que se seguem, onde se mistura humor, drama, emoção e vergonha.


Bem mais interessante do que, à partida, poderá aparentar, Les Infidèles é uma brincadeira feliz. Uma reunião de actores e realizadores com muita qualidade, regado com um toque de charme e classe nos mais pequenos pormenores. Desde os cenários, passando pelas diversas interpretações e acabando na edição (como uma banda-sonora muito bem escolhida), vemos um filme consistente, que aproveita as diferentes cenas, jogando astutamente com a brevidade imposta, para garantir uma intensa curiosidade por parte de quem vê o filme.

Nota Final: 
B


Trailer:



Informação Adicional:
Realização:  Emmanuelle Bercot, Fred Cavayé, AlexandreCourtès, Jean Dujardin, Michel Hazanavicius, Eric Lartigau, Gilles Lellouche
Argumento: Nicolas Bedos, Philippe Caverivière, Jean Dujardin, Stéphane Joly, Gilles Lellouche
Ano: 2012
Duração: 109 minutos

Sem comentários: