Dial P for Popcorn: Falemos da Pixar (uma vez mais)

sábado, 29 de junho de 2013

Falemos da Pixar (uma vez mais)


Amanhã vou ver "Monsters University". Um frio peculiar sobe-me à espinha sempre que penso nisso - já assim foi com "Brave" - porque a Pixar já não é tão infalível como outrora. O que será que vou encontrar? As críticas já vão dando um indício - um bom filme, todas o dizem, não dos melhores da Pixar mas dos mais entretidos. Já o antecessor, "Monsters, Inc." o fora. E definitivamente muito melhor que "Cars" ou "Cars 2", o que chega para me deixar descansado. Veremos no que dá.

Entretanto, lembrei-me de desenterrar, agora que estão volvidos três anos (!) desde a estreia de "Toy Story 3" e, antes de acrescentar a nota de "Monsters University" (em 2010 decidi acrescentar "Toy Story 3" à lista; talvez não o devesse ter feito, porque acho que a visualização mais recente influenciou algumas posições na lista), aproveito para rever as escolhas de então e actualizar a lista com "Brave" e "Cars 2".

Em 2010, o melhor filme da Pixar para mim era "Wall-E", seguido pelo então acabadinho de estrear "Toy Story 3" (que infamemente foi batido por "How To Train Your Dragon" para melhor filme animado desse ano cá nos DAFA) e por "Finding Nemo" e "Ratatouille". "Up", para muitos o melhor filme da Pixar, era o meu quinto favorito, com "Monsters, Inc" logo atrás. Na cauda vinham os óbvios "Cars" e "A Bug's Life", largamente considerados dos piores do estúdio, acompanhados um pouco acima por "Toy Story 2" e "The Incredibles". 

Em 2013...


#13 CARS 2 (Lasseter, 2011) [em 2010: -]
#12 CARS (Lasseter, 2006) [11]

Sem sombra de dúvida os únicos filmes da Pixar sobre os quais só tenho quase coisas negativas a dizer. Por sinal, a sua franchise mais lucrativa (boys will be boys e gostarão sempre de carros). A sequela, por sinal, inspira em mim cada sentimento mais odioso...

#11 A BUG'S LIFE (Lasseter e Stanton, 1998) [10]

Mediocridade. Um bom avanço tecnológico para a altura e o primeiro filme Pixar a criar um microcosmos. Pouco mais que isso. 

#10 TOY STORY 2 (Lasseter, Unkrich e Brannon, 1999) [9]

Merecia mais, mas é da trilogia aquele que menos aprecio. Uma pena, porque para muitos é o favorito. Talvez deva tentar uma nova visualização, afinal já não o vejo há uns bons anos. De qualquer forma, para mim 1999 em animação resume-se a "The Iron Giant". Um dos grandes filmes animados de sempre. De sempre.


#9 BRAVE (Chapman e Andrews, 2012) [-]

Não percebo o ódio. É por a Pixar tentar um conto de fadas, uma especialidade mais adequada à casa mãe Disney? É por ser uma rapariga? É porque decidem passar um filme todo com duas personagens, duas mulheres, se bem que uma delas é um urso? Não entendo. Talvez o Pixar com o melhor e mais complexo protagonista.

#8 UP (Docter, 2009) [5]

E pensar que já achei este o melhor filme da Pixar... Mentira, nunca achei O melhor. Mas sempre esteve nos meus mais cotados. O problema é que retira-se a sequência de "Married Life" que serve de prelúdio à narrativa e o que temos? Um filme muito oco, desengonçado e que não sabe que mais fazer quando a história mais importante do filme foi contada nos primeiros dez minutos. De qualquer forma, muito mérito para o primeiro filme da Pixar a introduzir um protagonista de certa idade. Um risco curioso.

#7 TOY STORY (Lasseter, 1995) [7]

O primeiro. O que abriu a porta à revolução. O filme que mudou a face da animação. Merecia estar mais alto, possivelmente merecia até o primeiro lugar, mas o meu apego é maior aos seis "clientes" acima.


#6 THE INCREDIBLES (Bird, 2004) [8]

Fazer um filme de superherói melhor do que qualquer um que se consiga produzir com actores reais? Podem apostar. E o único Pixar do qual eu gostava de ver uma sequela. O Brad Bird é um enorme cineasta. Edna Mole anyone?

#5 TOY STORY 3 (Unkrich, 2010) [2]

O filme que fecha a trilogia com chave de ouro (uma tristeza que tenham logo ressuscitado as personagens para uma curta; nem um ano durou a retirada!). Era impossível pedir algo mais perfeito.

#4 MONSTERS, INC. (Docter, Unkrich e Silverman, 2001) [6]

Não estaria tão alto não fosse ter apanhado uma transmissão televisiva há pouco tempo. Por acaso fiquei a ver. Não me lembrava de gostar tanto do filme, dos seus temas, da sua simplicidade, da sua ternura e felicidade. É um feito gigante de entretenimento, uma criação muito original e um mundo tão incrível, peculiar e fascinante que nos apresenta. Não tem a perfeição de "Toy Story 3" ou a imensidão de "Finding Nemo" mas é dos mais completos da Pixar.


#3 FINDING NEMO (Stanton, 2003) [3]

Antes de John Carter, eu achava impossível que Stanton fizesse um filme que não fosse impressionante. Errei. Ele também. Somos humanos. Mas as suas duas criações em singular para a Pixar são espantosas obras-primas tanto em escala, como em ambição, como em conteúdo. Vão tão além do que um filme animado se propõe a fazer que é um milagre que por duas vezes a Pixar lhe tenha confiado rédeas para fazer o que ele quis. Da primeira vez, saiu isto.


#2 RATATOUILLE (Bird, 2007) [4]

Bird, outra vez. O melhor Pixar. A todos os níveis. Combina tudo aquilo que a Pixar faz de melhor com o que o cinema de Bird tem de melhor. Extremamente original e divertido e refrescante sem forçar a piada fácil. Não é a minha escolha pessoal para melhor de sempre mas se a razão mandasse mais que o coração, este seria o topo da lista...


#1 WALL-E (Stanton, 2008) [1]

... Todavia estas listas são pessoais e o meu cunho pessoal tinha que se revelar nesta primeira escolha. "Define Dancing". "Wall-E" tem uma segunda parte muito pior que o seu primeiro acto, quase imaculado, é verdade. Não é imune a críticas - a maioria delas eu até as percebo. Mas aos detractores só tenho a perguntar: vocês estão a ver bem ao que é que Stanton e C.ª se propôs, os temas maiores que o filme cobre, o desafio que é para ele - e a Pixar - ter como protagonista (e principal atractivo para o seu público-alvo) um robô que não fala? Lightning in a bottle. A Pixar agora pode fazer as sequelas todas que quiser. Treze anos depois de "Toy Story", atingiu o seu pico criativo (pelo menos para já). Quando dentro de cinquenta anos se fizer uma retrospectiva do melhor cinema de animação de sempre, este (e "Ratatouille" e obviamente "Toy Story", penso eu) serão os três filmes da Pixar mais relembrados.

5 comentários:

Joana Vaz disse...

Oh, fiquei triste mais uma vez pelo lugar do Up!:( Já sabes que será sempre um dos meus favoritos... Aqueles 10 minutos do "Married Life" são perfeitos e valem o filme todo.
Pensei que o Toy Story 3 também estivesse nos 3 primeiros, mas compreendo o lugar.
Gosto de ver a grande subida de Monstros e Companhia, bem merecida aliás!:)

Como pediste aqui fica o meu top:
1) Up /Toy Story 3
2) Ratatouille
3) Monstros e Companhia
4) Nemo
5) Monstros e Companhia 2
6) Brave
7) Wall-E
8) Toy Story
9) Toy Story 2
10) Cars
11) Incríveis
12) A vida de um insecto

É um top sempre sujeito a alterações, já que em 2010 também tinha lugares bem diferentes em relação a alguns filmes...;)


Nuno disse...

Trocaria o 4º pelo 5º, mas de resto seria uma lista muito semelhante (também com a nota sobre o coração e a razão para os dois primeiros).
Note-se que não apanhei o Monsters na tv ou também podia ser que o subisse. Quanto àqueles que serão para sempre lembrados, acreditemos que ainda pode surgir outro diamante. Duvido pois a própria Pixar admitiu que as super ideias já tinham sido adaptadas, tudo o que vier agora é de segunda categoria.

Jorge Teixeira disse...

Isto com a Pixar é sempre difícil elaborar tops, que facilmente mudam consoante a nossa disposição ou até revisões. Talvez por isso neste momento não consiga ir além do top 4:

1 - Finding Nemo
2 - Ratatouille
3 - WALL•E
4 - Toy Story 3

Refiro apenas que a maior surpresa e a maior crescente estima tem sido o WALL-E. Cada vez melhor. E talvez a maior desilusão tem sido o Up, que continua bom apesar de tudo.

Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo

Anónimo disse...

A Bug's Life medíocre? Epá não... Opiniões :)

Jorge Rodrigues disse...


Joana -- 'Married Life' é lindo. O resto do filme... Heh. Sabes bem que nesse aspecto não concordo contigo.

E conhecendo-te esse top-5 não me surpreende nada :)

Nuno -- Gosto do teu gosto ;) hehe o Monsters Inc surpreendeu-me, aguenta muito melhor do que esperaria, tendo em conta que adorava o filme em criança e estava à espera de me desapontar. Aquele final continua potentíssimo...

Quanto à Pixar, tenho esperança que se apercebam de novo de qual era a diferença entre eles e os restantes estúdios...

Jorge -- Um excelente top-4, sem dúvida. Entre eles, qualquer 1 podia ser número 1. E ainda bem que o Wall-E continua a subir na consideração :) Quantos mais fãs, melhor.

Anónimo -- Mas deixe uma opinião mais detalhada ;) conheço muita gente que gosta muito do A BUG'S LIFE, até do CARS, e para quem o Brave, o Incredibles ou o Wall-E são dos piores Pixar. Há de tudo :)


Agradeço os comentários!

Jorge Rodrigues