Acaba de terminar há poucos minutos a 70ª cerimónia dos Globos de Ouro, transmitida na NBC e apresentada pelas fabulosas Tina Fey e Amy Poehler. Uma cerimónia mais divertida e leve que anos anteriores e que andou a passo rápido, com momentos geniais com cameos de Fey e Poehler nas categorias de Actor e Actriz em Telefilme ou Minissérie (e mais tarde agarradas a Clooney e Jennifer Lopez), com um high-five de Adele e Daniel Craig, com Quentin Tarantino a cuspir bebida, com Glenn Close a fazer-se de bêbeda, com a inigualável (e inesperada) carantonha de Tommy Lee Jones (que entretanto já se tornou viral pelas redes sociais), com a fantástica apresentação de Will Ferrell e Kristen Wiig e com o extraordinário e surpreendente discurso de Jodie Foster, bastante pertinente acerca de fama e privacidade que terminou com uma saudosa despedida de Foster que, de troféu erguido, grita "a mais cinquenta anos!".
A história principal a reter da cerimónia, contudo, é que o romance entre a película de Ben Affleck e as premiações deste ano continua, com "Argo" a sair com os troféus de Melhor Filme - Drama e Melhor Realizador da cerimónia. De resto, houve distribuição equitatária dos prémios de cinema: "Lincoln" leva para casa o troféu de Melhor Actor - Drama (Day-Lewis), "Zero Dark Thirty" o de Melhor Actriz (Chastain), "Les Misérables" venceu Melhor Filme - Comédia/Musical, Anne Hathaway é a Melhor Actriz Secundária e Hugh Jackman recebeu o prémio de Melhor Actor, Jennifer Lawrence ("Silver Linings Playbook") trouxe consigo o Globo para Melhor Actriz - Comédia/Musical e Tarantino e o seu "Django Unchained" conseguiram dois prémios, Melhor Argumento e Melhor Actor Secundário (Christoph Waltz).
A categoria de Melhor Actor Secundário está-se a tornar especialmente curiosa a um mês dos Óscares, com vencedores diferentes, o que é refrescante se tivermos em conta que há precisamente um mês atrás diríamos que o prémio iria de caras para Tommy Lee Jones. Outra categoria confusa de decifrar é a de Melhor Filme Animado, com os favoritos "Frankenweenie" e "Wreck-it Ralph" (vencedor do Critics' Choice na quinta) a ver "Brave" ficar com o troféu. Uma escolha muito pouco usada - e mais uma vez pouco consensual. "Amour" ganha o seu milésimo prémio (não menos merecido) de Melhor Filme Estrangeiro. E Adele junta aos seus inúmeros prémios de música o Globo de Ouro. Virá o Óscar a seguir?
Nas categorias de televisão, o affair com "Homeland" vai continuando a pulsar forte (três vitórias, Série, Actriz e Actor - Drama) e a HFPA parece ter ficado também encantada com a nova coqueluche da televisão, Lena Dunham, que traz para casa dois prémios (Actriz e Série - Comédia/Musical). "Game Change" também teve uma boa noite, com Julianne Moore a ganhar Melhor Actriz - Telefilme ou Minissérie, Ed Harris a ganhar Melhor Actor Secundário e o telefilme a ganhar a categoria principal. Don Cheadle ("House of Lies") vence Melhor Actor - Comédia/Musical e Maggie Smith recebe mais um prémio de Melhor Actriz Secundária pela sua condessa de "Downton Abbey".
A lista completa de vencedores abaixo:
CINEMA
Melhor Filme - Drama
"Argo"
Melhor Actor - Drama
Daniel Day-Lewis, "Lincoln"
Melhor Actriz - Drama
Jessica Chastain, "Zero Dark Thirty"
Melhor Filme - Comédia/Musical
"Les Misérables"
Melhor Actor - Comédia/Musical
Hugh Jackman, "Les Misérables"
Melhor Actriz - Comédia/Musical
Jennifer Lawrence, "Silver Linings Playbook"
Melhor Actor Secundário
Christoph Waltz, "Django Unchained"
Melhor Actriz Secundária
Anne Hathaway, "Les Misérables"
Melhor Argumento
Quentin Tarantino - "Django Unchained"
Melhor Realizador
Ben Affleck - "Argo"
Melhor Canção Original
"Skyfall" - "Skyfall"
Melhor Banda Sonora
Mychael Danna - "Life of Pi"
TELEVISÃO
Melhor Série - Drama
"Homeland"
Melhor Actor - Drama
Damien Lewis, "Homeland"
Melhor Actriz - Drama
Claire Danes, "Homeland"
Melhor Série - Comédia/Musical
"Girls"
Melhor Actor - Comédia/Musical
Don Cheadle, "House of Lies"
Melhor Actriz - Comédia/Musical
Lena Dunham, "Girls"
Melhor Telefilme ou Minissérie
"Game Change"
Melhor Actor - Telefilme ou Minissérie
Kevin Costner, "Hatfields & McCoys"
Melhor Actriz - Telefilme ou Minissérie
Julianne Moore, "Game Change"
Melhor Actor Secundário
Ed Harris, "Game Change"
Melhor Actriz Secundária
Maggie Smith, "Downton Abbey"
Sem comentários:
Enviar um comentário