Dial P for Popcorn: Crazy, Stupid, Trailers - Parte II

sábado, 23 de julho de 2011

Crazy, Stupid, Trailers - Parte II

Como prometido, cá está o artigo gigante de comentário sobre os vários trailers que foram lançados no último mês. A parte 1 já foi publicada; abaixo vem a parte 2.


CRAZY, STUPID, LOVE



Já cá tinha colocado o trailer mas como não tinha colocado o poster na altura... Cá estão ambos de novo. Porque nunca é demais perder a vista em tanto talento junto. Quer dizer, juntar Marisa Tomei, Steve Carell, Ryan Gosling, Julianne Moore e Emma Stone no mesmo filme? Fogo. "Crazy, Stupid, Love" estreia esta semana nos Estados Unidos.




THE DARK KNIGHT RISES








Quem também dispensa apresentações é este teaser que saiu esta semana para aquele que será sem sombra de dúvida um dos grandes títulos de 2012: o fim da trilogia Batman da era de Christopher Nolan, "The Dark Knight Rises". Marion Cotillard, Joseph Gordon-Levitt, Tom Hardy e Anne Hathaway são os nomes sonantes que se juntam aos regressados Christian Bale, Michael Caine, Gary Oldman e Morgan Freeman, com Jonathan Nolan a juntar-se de novo ao irmão na escrita do argumento a partir de uma história engendrada por David S. Goyer, uma vez mais. Deve chegar até nós no Verão de 2012.



THE DEVIL'S DOUBLE






Ando há anos a dizer que Dominic Cooper é dos maiores talentos a sair do Reino Unido na última década. Infelizmente, tirando uma ou outra excepção ("An Education"), ele não tem mostrado grande coisa nesse sentido. Parece que finalmente isso vai mudar com "The Devil's Double", no qual ele conseguiu críticas radiosas para a sua interpretação de um civil iraquiano que tem que passar por duplo do filho do infame ditador Saddam Hussein. Estreia esta semana nos cinemas norte-americanos.

DREAM HOUSE




Um dos meus filmes mais antecipados do ano passado, "Dream House" viu-se adiado para este ano. Jim Sheridan, responsável por um dos meus filmes favoritos da década passada ("In America") e por uma das melhores adaptações americanas de um original estrangeiro - embora eu não o tenha achado ("Brothers"), traz desta vez Naomi Watts, Daniel Craig e Rachel Weisz nos principais papéis, num thriller cheio de suspense sobre uma família que se muda para uma casa onde terríveis assassinatos foram cometidos e onde se tornam, de repente, o próximo alvo do assassino. Estreia marcada para 30 de Setembro nos cinemas americanos.



DRIVE






Não há como explicar o quão expectante e alucinado este trailer me deixou. Nicolas Winding Refn, que ganhou (como se recordarão) o prémio do Realizador no Festival de Cannes deste ano, para surpresa de muita gente (não minha, que tinha acompanhado o buzz e as críticas que o filme recebeu por terras francesas), traz-nos Ryan Gosling, Albert Brooks e Carey Mulligan nos principais papéis (também com Christina Hendricks, Ron Perlman e Oscar Isaacs) deste filme que promete ser cheio de acção e adrenalina. Ryan Gosling, particularmente, parece estar a cobrir todas as bases este ano: acção ("Drive"), drama ("The Ides of March"), comédia ("Crazy, Stupid, Love"). E com esta colaboração cheia de sucesso já assinou para mais dois filmes com Refn, "Only God Forgives" e "Logan's Run", ambos para 2012, o que, a juntar à nova colaboração com Derek Cianfrance ("Blue Valentine", no qual Gosling teve a melhor interpretação do ano, masculina ou feminina) - "The Place Beyond the Pines", deve garantir que pelo final de 2012 o mundo inteiro o venere a 100%. Sem estreia marcada para Portugal.




THE FUTURE







"Me, You and Everyone We Know" foi uma das grandes surpresas da década passada, que eu só descobri já estava a década a terminar. Desde logo me comprometi a prestar atenção quando a fabulosa argumentista/realizadora/actriz Miranda July voltasse a fazer um filme. E eis que chega este ano este "The Future", na qual dois trintões enfrentam pela primeira vez a sua mortalidade e tentam ultrapassar uma profunda crise de identidade agora que estão próximos da meia-idade. Hamish Linklater co-protagoniza. Mal posso esperar. Obteve críticas brilhantes em Sundance. Estreou a 13 de Julho nos Estados Unidos.


THE GRANDMASTERS







Três frases: Wong Kar-Wai. Tony Leung. Ziyi Zhang. É preciso mais? Só mesmo Wong Kar-Wai para me deixar entusiasmado por um puro filme de acção sobre a origem do kung fu. O filme é uma biografia de Yip Man, o homem que treinou Bruce Lee e um dos primeiros mestres de artes marciais. O teaser trailer é uma sequência espantosa de luta à chuva. Estou mais do que convencido. "The Grand Master" (ou "The Grandmasters", como já vi noutros sítios) chegará em princípio ainda este ano ao mercado norte-americano.



HAYWIRE







Como eu disse acima, "Contagion" não é o único Soderbergh deste ano. "Haywire" é o outro e claramente rivaliza em potencial e categoria de elenco com o primeiro. Se o primeiro está carregado de vencedores e nomeados para os Óscares, o segundo está cheio de gente porreiríssima e cheia de talento: Michael Fassbender, Ewan McGregor, Bill Paxton, Michael Douglas, Antonio Banderas, Channing Tatum e Michael Angarano, além da lutadora Gina Carano como protagonista desta película de acção e suspense. Se eu tivesse de apostar, este seria o "Traffic" e "Contagion" seria o "Erin Brokovich", se estivéssemos em 2000. É esperar para ver. Para já, estou bastante impressionado com ambos os projectos.



HIGHER GROUND







A estreia de Vera Farmiga como realizadora não podia ter sido mais auspiciosa, com a actriz a conseguir críticas interessantíssimas para o seu primeiro filme, "Higher Ground", no qual ela interpreta Corinne, uma mulher que encontra a paz e a espiritualidade junto de uma comunidade religiosa que a ajuda a recuperar de um acidente horrível. Além de me ter deixado curioso, o elenco parece excelente e Farmiga parece brilhante. Mal posso esperar. Chega aos cinemas a 26 de Agosto.



HUGO





Quando Martin Scorcese faz um filme, somos obrigados a ficar atentos. Infelizmente, quando este filme ganha um trailer que mais parece promover a obra mais recente de Robert Zemeckis do que propriamente um Scorcese... É de desconfiar da qualidade da película. Chloe Moretz e Asa Butterfield protagonizam "The Adventures of Hugo Cabret", título recentemente - e infamemente - encurtado para "Hugo", uma aventura familiar que decerto (espero eu) terá por detrás uma profundidade inesperada e alguma recompensa para os fãs da filmografia do Marty. É que vamos em dois filmes seguidos que me desapontaram. Esperemos que não cheguemos aos três, Martin. Esperemos que não se chegue aos três. Ainda para mais porque "Silence" parecia tão melhor projecto que este para ser adiado.


IMMORTALS



Tarsem Singh é considerado, por muitos, um realizador visionário, com forte poderio visual. Eu nunca concordei muito com tal afirmação e este trailer para o seu novo filme, "Immortals", não me ajuda a melhorar a minha opinião. Parece uma cópia do estilo de "300" e a narrativa também não me fascina. Ainda assim, estou pronto a dar-lhe uma hipótese. Se chegar ao nível de entretenimento de "300" (que não é um mau filme, mas também não é nada de especial), já me dou por satisfeito. Ter Henry Cavill como protagonista - que eu considero ter demasiado talento para o nível baixo de estrelato que possui - é sempre bom indício. O filme estreia a 11 de Novembro nos cinemas mundiais.



THE IRON LADY



Na corrida ao Óscar, Meryl Streep tem que ser sempre tida em conta, a cada novo trabalho que aceita. É já habitual e talvez por isso a Academia nunca sinta necessidade de a premiar devidamente. De qualquer forma, ela está de volta em 2011 com o que se espera ser mais uma interpretação arrebatadora, no papel da famosa primeira-ministra inglesa Margaret Thatcher. O único ponto fraco do filme, na minha opinião, é a realização de Phyllida Lloyd ("Mamma Mia!"), que pode fazer tudo correr muito mal. Ainda assim, estou expectante. "The Iron Lady" chega distribuído pela The Weinstein Company no terceiro trimestre deste ano aos cinema.


LA PIEL QUE HABITO



O mundo do cinema fica sempre mais rico quando os grandes autores saem do seu casulo e lançam novos filmes. Este ano, ao lado de von Trier, de Haneke, dos irmãos Dardenne, vem um novo Pedro Almodovar, que conseguiu críticas mistas, muito divisivas, em Cannes. Antonio Banderas e Pedro reúnem-se muitos anos depois da sua última colaboração, o extraordinário "La Ley del Deseo", num thriller sobre um cirurgião plástico que jura vingar a violação da sua filha. Como para qualquer Almodovar, nem é preciso perguntar, alinho obviamente.

E desta parte, que trailers vos chamam a atenção?

3 comentários:

Joana Vaz disse...

Que bela combinação de trailers, tem filmes para todos os gostos!;)

De todos, o que mais aguardo é "The Dark Knight Rises". Christopher Nolan conseguiu mudar a minha opinião relativamente aos filmes de super-heróis, "The Dark Knight" foi talvez a maior surpresa positiva que já tive no cinema, por isso anseio por ser novamente surpreendida no próximo ano.

"Crazy, Stupid, Love" é fresco e levemente profundo. Filme a não perder de certeza!

Gostei especialmente dos trailers de "The Future" e "Higher Ground", têm algo que me cativa, espero não sair desiludida!

Em relação a "The Devil's Double" não sei bem o que pensar. Pelo trailer não me pareceu assim tão fantástico. Espero estar enganada!;)

"Dream House" é forte e expectante!
Gostei!;)

"Drive" é forte, com aventuras e perigos. O trailer deixou-me bastante curiosa!

"The Iron Lady" parece-me o filme ideal para Meryl Streep voltar a brilhar.

E de Almodóvar espero sempre grandes e diferentes filmes, daí "La Piel Que Habito" não ser excepção!;)

Quanto a "The Grand Master", "Hugo" e "Immortals" tenho de confessar que não me cativaram.

João Fonseca Neves disse...

Excelente trabalho de recolha e pesquisa!

Vi apenas alguns dos trailers, porque como já te disse gosto de ir para o cinema completamente às cegas em relação a um filme! ahahah!

No entanto, não resisti a ver o "Drive" e é, muito provavelmente, o filme que mais aguardo de toda esta secção. Em relação ao do Wong Kar-Wai acho que vai ser barrete, não só porque já houve várias adaptações desta história (e portanto acho que é escusado estar a repeti-la) como também não gostei muito do que vi no trailer. Sobre o novo do Nolan, também fiquei de pé atrás, embora ele supreenda sempre e o teaser não dê para ver quase nada.

Abraço,
João Samuel Neves.

Jorge Rodrigues disse...

JOANA:

Engraçado que escolheste como filme que mais aguardas aquele que menos anseio agora, porque temo as expectativas enormes sobre ele.

'Crazy Stupid Love' será, pelo menos, bom para descontrair (e que elenco!)

'Higher Ground' e 'The Future' têm um quê de espiritual que também me parecia que ias apreciar (se bem que 'The Future' tem tido críticas más).

'The Iron Lady' é o que sabe (baity British biopic = Oscar gold!), 'Dream House' uma incógnita e sem dúvida que 'DRIVE' se tornou o meu filme mais antecipado do ano.


JOÃO,

Sim, 'DRIVE' é o meu filme mais antecipado do ano. Só tenho visto críticas elogiosíssimas, digno de um TAXI DRIVER dos tempos modernos.

Quanto 'The Grandmasters'... Será? Pois, não percebi também o objectivo, tendo o tema já sido abordado, por exemplo, pelo 'Yip Man', entre outros.

Cumprimentos,

Jorge Rodrigues