Dial P for Popcorn: JOSÉ E PILAR (2010), por João Samuel Neves

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

JOSÉ E PILAR (2010), por João Samuel Neves



"A Pilar, que ainda não havia nascido e tanto tardou a chegar."


José e Pilar. Porque José Saramago não seria Saramago sem Pilar. Porque Pilar del Río não seria Pilar sem Saramago. Um documentário fantástico, editado, filmado e produzido com imensa paixão, que explora com perspicácia a infinita imaginação de um dos maiores e mais sagazes pensadores dos tempos modernos. Um homem diferente de todos os outros, com uma visão singular do mundo e da religião, sem medo de tocar nos tabus das sociedade e de abanar os alicerces que sustentam a inabalável fé que muitos têm por Deus e pelo Cristianismo.


José e Pilar é uma honrosa e dignificante despedida de Saramago. Ao longo de todo o documentário (filmado entre 2006 e 2008) vemos um Saramago cada vez mais debilitado fisicamente. Paradoxalmente a esta deterioração exterior, facilmente percebemos que o génio continua lá. Que o humor mordaz e lacerante, que as expressões politicamente incorrectas maturaram com a idade e tornaram-se cada vez mais oportunas. Vemos um Saramago que, sentado no seu computador, produz e cria a uma velocidade improvável para os seus debilitados 85 anos. Vemos um Saramago que percorre o mundo, é adorado, admirado e procurado em qualquer ponto do Planeta. Um Saramago que não se cansa. Um Saramago que não se rende ao passar do tempo. Um Saramago que um Portugal (e Cavaco Silva) obtuso e retrógrado nunca soube acolher e compreender.


Mas José e Pilar tem mais para ver. Neste filme/documentário, o leitor poderá perceber a profunda intimidade de um casal, à partida, improvável. E, também neste documentário, o leitor perceberá que, ao lado de um grande homem, se encontra sempre uma grande mulher. E Pilar é uma grande mulher. Uma mulher que certamente deixará orgulhosa qualquer leitora que tenha a possibilidade de ver José e Pilar. É ela (como certa vez o próprio Saramago a rotulou) o seu Pilar. Em momentos de dificuldade, Pilar nunca deixa Saramago, e o amor que existe no casal respira-se em toda a película. É esta relação tocante que o realizador Miguel Gonçalves Mendes explorou de uma forma sublime. É o melhor de um filme onde o humor de Saramago nos diverte e entretém, onde a fotografia e a edição carregam o filme de uma tensão e um ambiente que envolvem o espectador e o colocam em Lanzarote, no mesmo espaço (físico e temporal) de Saramago.


Um digníssimo representante de Portugal na categoria de Melhor Filme Estrangeiro nos Oscars deste ano. Um dos melhores documentários que alguma vez vi. Um grande filme Português.


Nota Final:
A-


Trailer:




Informação Adicional:
Realização: Miguel Gonçalves Mendes
Argumento: Miguel Gonçalves Mendes
Ano: 2010
Duração: 125 minutos

5 comentários:

Anónimo disse...

se gostaste assim tanto do filme porquê um A-?

João Fonseca Neves disse...

Porque apenas atribuo a nota A ou A+ a filmes que considere uma obra-prima. José e Pilar é um óptimo filme, mas não é algo que marque um ponto no ano cinematográfico.

Miguel Pestana disse...

A minha opiniao aqui

http://silenciosquefalam.blogspot.com/2011/10/filme-jose-e-pilar-jose-y-pilar-2010.html


Um filme 5+++++

p.s. Parabens pelo blogue! Vou seguir

Rosie disse...

Tenho este filme ponto para ver. Estou muito curiosa. Então acompanhado por Noiserv, não podia ser melhor :)

Jorge Rodrigues disse...

JOÃO -- Como sabes, discordo desse ponto de vista mas não da nota. Acho que um A- é uma belíssima nota para um filme e considero que fazes bem guardar os A e A+ para filmes que sabes que vão virar teus favoritos dentro de um ou dois anos.

Agora, JOSÉ E PILAR foi um dos acontecimentos do ano. Que esperemos que ajude a mudar a face do filme português.

MIGUEL -- Uma boa crítica, gostei de ler!

ROSIE -- Espero que gostes. E espero que venhas cá contar a tua opinião depois.


Cumprimentos,

Jorge Rodrigues