Dial P for Popcorn: CHINATOWN (1974)

quarta-feira, 8 de junho de 2011

CHINATOWN (1974)


"You've got a nasty reputation, Mr. Gittes. I like that."


Um dos mais emblemáticos filmes de Roman Polanski, que retrata uma misteriosa conspiração sobre o assassinato do engenheiro Hollis Mulwray (Darrell Zwerling), responsável pela construção de uma barragem que levou à seca da cidade de Los Angeles e que se encontrava em guerras intermináveis em tribunais contra agricultores, empresários e restantes habitantes. Um homem popular na cidade, controverso mas cuja reputação e capacidades eram amplamente reconhecidas.


Mas tudo começa quando o detective J. J. Gittes (Jack Nicholson) é contratado por Ida Sessions (Diane Ladd), que se faz passar por mulher de Mulwray, e que lhe pede para que descubra se o seu marido a está a enganar com outra mulher.

Ao iniciar a sua investigação, Gittes percebe que Mulwray é um homem misterioso, solitário e peculiar. Viaja por Los Angeles e perde-se junto à beira-mar, ficando horas parado a admirar a água. Este estranho comportamento não passa despercebido ao prespicaz Gittes que rapidamente se intriga por tal personagem. Como profissional de renome, rapidamente consegue descobrir o affair do engenheiro e termina o trabalho para o qual foi contratado.


É quando toda a história, por ele investigada, vai parar ao jornal da cidade que Gittes conhece a verdadeira Evelyn Mulwray (Faye Dunaway), uma mulher magoada com o seu comportamento deselegante (completamente alheio a Gittes, que por essa altura ainda tenta perceber como a sua informação havia parado na primeira página do jornal), que toda a história ganha os contornos de conspiração e mistério que a sustentam e a transformam num filme tão emocionante.

Poucos dias depois da notícia ser publicada, Hollis Mulwray aparece morto junto à barragem que construiu. Considerado pela polícia como um caso simples de suicídio, para Gittes toda a situação é, aos seus olhos, demasiado estranha para ser tão linear. Inicia então uma investigação, a mando de Evelyn Mulwray, e rapidamente começa a desfiar o enorme e complexo novelo que envolve a morte do engenheiro. Porque apareceu água salgada nos pulmões de Hollis Mulwray? Quem é Noah Cross, sócio de Mulwray e pai de Evelyn, e qual o seu interesse em descobrir a amante de Hollis?


Com o meu actor favorito de todos os tempos, Chinatown é, com perfeita naturalidade, um dos grandes clássicos do cinema. Jack Nicholson não sabe estar mal, e é uma pena que um dia o cinema tenha que sobreviver sem ele.


Nota Final:
A-

Trailer:




Informação Adicional:
Realização: Roman Polanski
Argumento: Robert Towne
Ano: 1974
Duração:
130 minutos

2 comentários:

DiogoF. disse...

Um dos meus favoritos (não só dele). Bom texto ;)

HighTale disse...

Boa noite! Conheci o vosso blog através do imdb, mais concretamente através da página da personagem Holly Golightly, tal como sabemos interpretada pela minha "the one and only" audrey Hepburn e já agora, adorei o post e também concordo ser a personagem mais marcante dela que ganha pela espontaneidade da actriz.
Tal como vocês sou apaixonada por cinema e pelo que li estou sempre mais ou menos de encontro com as vossas opiniões.
Também tenho um blog, apesar da temática ser diferente: moda, contudo temos um cantinho sempre reservado para o cinema todas as semanas e é aí que entra a minha proposta. Será que o Dial P for Popcorn aceitava escrever um "artigo" para o nosso blog semanalmente ou mensalmente (já estou por tudo), assim uma espécie de pareceria num artigo, OU então (semanal ou mensalmente também) deixar-nos publicar um dos artigos que vocês publicam no vosso blog no meu com a vossa assinatura como é lógico? Pensem na proposta (espero que tenham entendido o pretendido, é que fiquei com a sensação que ficou uma confusão isto) ...
Thanks for your time!
Fica a proposta e o sítio:
http://anne-fashionsecrets.blogspot.com/

Raquel Oliveira.