Dial P for Popcorn: Esclarecimento sobre a classificação vigente (2013)

Esclarecimento sobre a classificação vigente (2013)


Quando o blogue foi criado, em 2010, pensamos ser mais fácil adaptarmo-nos ao modelo americano de classificação, trocando os tradicionais - pelos menos por cá - sistemas de numeração de 1 a 5 ou 1 a 10, com estrelas ou hambúrgueres, pela classificação básica de A+ a F. Além de ser um modelo diferente da maioria da blogosfera, é mais fácil a algum leitor internacional que por acaso venha parar ao blogue perceber a classificação dada ao filme. Era uma questão de universalidade.

Contudo e uma vez que nos últimos tempos têm surgido dúvidas e alguma incompreensão acerca do sistema de atribuição de notas, decidimos adaptarmo-nos ao resto da blogosfera nacional e adotar o sistema numérico, de 1 a 10, em adição à avaliação que já efetuávamos, por ser mais fácil de perceber e ao mesmo tempo pela necessidade de tornar mais claro, para nós, a diferenciação entre um e outro filme de nota semelhante (é mais fácil distinguir entre um 7 e um 8 do que um filme B/B- e um filme B). 

Retemos então o sistema alfabético que terá um pendor mais qualitativo, isto é, ajudará a distinguir melhor qual a importância, pertinência, valor e perdurabilidade de um filme. Por outras palavras, quão indispensável é para os cinéfilos conhecerem o filme, não importando as suas falhas. Por sua vez, o sistema numérico terá maior importância na distinção quantitativa de uma película. Será o sistema numérico que representará aquilo que consideramos que são as virtudes e falhanços do filme, qual o nível de ambição que pretende atingir e que atinge realmente. Engloba a avaliação quantitativa feita pelo sistema alfabético mas ajuda a distinguir melhor os sucessos ou limitações de um e outro filme.

Tomando por exemplo filmes deste ano para explicar melhor: "Farewell My Queen" e "Beasts of the Southern Wild" foram ambos classificados com B+ e ambos são dignos merecedores dessa nota. Com a aplicação dos novos critérios, ambos merecem a nota 8, mas no sistema alfabético, enquanto "Beasts" (A-/B+), por ser de visualização obrigatória para o nosso ano de cinema e igualmente por ser um produto absolutamente original tem mais valor que o respeitável mas ultimamente olvidável com o tempo "Farewell My Queen" (B+).

Abaixo fica o sistema de classificação:



Sem comentários: