Dial P for Popcorn: Walt Disney, 50 filmes depois - um top diferente do habitual

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Walt Disney, 50 filmes depois - um top diferente do habitual

Para comemorar a estreia de "Tangled", a 50ª longa-metragem dos estúdios Walt Disney, não há melhor sítio a parar que na iniciativa do Split Screen, que encorajou vários bloggers e cinéfilos a deixarem a sua lista dos seus dez filmes preferidos da Disney.



Eu, porém, a continuar na senda musical dos últimos dias (ainda virá mais um artigo a respeito de bandas sonoras mais daqui a pouco), decidi compilar um top consideravelmente diferente: em vez de analisar, classificar, ou listar os cinquenta filmes da Disney por ordem de preferência, vou optar por fazer uma lista.

A minha lista, contudo, não será dos filmes. Será das músicas. Colocando cinco músicas por dia, chegaremos a dia 31 de Dezembro com as minhas cinquenta músicas preferidas do universo Disney.



Primeiro, queria pedir-vos um favor: não julguem a lista nem a levem demasiado a sério. Acaba por ser uma escolha muito pessoal e, quando assim é, é sempre bem feito. Estamos a falar de músicas que nos dizem a todos coisas diferentes, que nos transportam para outro mundo, que nos ensinaram e nos acompanharam ao longo do nosso crescimento. 

Queria pedir-vos ainda outra coisa: que me vão apontando, ao longo dos dias, sugestões de músicas que eu possa talvez ter esquecido e que vocês gostavam que incluísse na lista. Agradecia o máximo de sugestões possíveis (tentem não pensar nas mais óbvias, daquelas que indubitavelmente eu teria na lista).


"AS MINHAS CINQUENTA MÚSICAS DISNEY FAVORITAS"
by Jorge Rodrigues
 

#50-46 | #45-41 | #40-36 | #35-31 | #30-26
#25-21 | #20-16 | #15-11 | #10-6 | #5-1




50."Where Do I Go From Here", POCAHONTAS 2

Uma interpretação portentosa de Bedard transforma o que podia ser mais uma balada entediante numa melodia delicada e harmoniosa que dá início à nova viagem de Pocahontas.

Versão Original:


Versão Portuguesa (voz: Lúcia Moniz):



 
49. "When We're Human", THE PRINCESS AND THE FROG


Se há coisa que THE PRINCESS AND THE FROG se pode orgulhar, é de ser dos contos de fada mais alegres do universo Disney. "When We're Human" marca a passagem para o segundo acto do filme, quando Naveen e Tiana resolvem a sua discórdia e decidem procurar quem os ajude a voltar a ser humanos. O soul e o jazz fundem-se nesta maravilhosa melodia.

Versão Original:


Versão Portuguesa (voz: Nayma, Angélico Vieira, Pedro Pereira): AQUI




48. "Whistle While You Work", SNOW WHITE AND THE SEVEN DWARFS


Uma inspirada canção de trabalho (a quem "Happy Working Song" de ENCHANTED vai buscar muito), dá o mote para uma das melhores cenas da primeira longa-metragem da Disney. Snow White é encantadora, assim como todos os animais que a acompanham.

Versão Original:


Versão Portuguesa do Brasil (a que a minha geração conheceu):





47. "We Are One", THE LION KING 2

Bem melhor em português que em inglês, uma música interessante sobre o espírito familiar e a necessidade dos mais novos construir a sua vida independente dos mais velhos, mas sempre com o seu apoio. Uma bela lição.

Versão Original:


Versão Portuguesa (voz: Telmo Miranda):




46. "God Help The Outcasts", THE HUNCHBACK OF NOTRE DAME

Parece uma música típica dos grandes musicais de outros tempos, uma música mais Broadway que musical Disney, imperial mas ternurenta, frágil mas poderosa, um clamor de desespero que nos trespassa o coração.

Versão Original:


Versão Portuguesa:



Que vos parece isto tudo? Deixem a vossa opinião.

14 comentários:

Joana Vaz disse...

Estou curiosa com esta lista!;)

"We are one" é das minhas favoritas (uma das tais que sabia a letra de cor e salteada) e "God Help The Outcasts" das mais emotivas.

O jazz e soul das músicas de The Princess And The Frog são a alma do filme, o que o torna diferente e especial.

Jorge Rodrigues disse...

@Joana:

A curiosidade é o meu objectivo. Portanto, estou no bom caminho :)

Quanto ao início da lista... Claro que estes primeiros dias vão ter músicas menos interessantes mas todas são boas músicas.

Foi a maneira que encontrei de prestar homenagem sem me meter na mesma ideia que o Split Screen.

Obrigado pelo comentário,

Jorge Rodrigues

Sam disse...

Eis uma lista que me vai demorar dias, senão semanas, a analisar e auscultar... :) E ainda bem!

Manata disse...

Por acaso estou interessado nisto. Não conheço as dos filmes mais recentes, mas ainda me lembro de muitas dos filmes que via em puto. Btw, Hakuna Matata, somente o necessário, eu vou eu vou para casa agora eu vou ou todo o mundo quer a vida que um gato tem é o meu têm de estar no top 10 :P

Jaime Lourenço disse...

Ora aqui está uma boa lista.
De facto os filmes da Disney estão repletos de músicas fascinantes que completaram a infância de muitos, e não só, visto que a maioria dos filmes também encanta os adultos.
Alguns destes filmes foram tão bem sucedidos que ganharam peça na Broadway, como o Rei Leão, A Pequena Sereia ou o Tarzan, e de facto é aí que nos podemos aperceber que realmente as histórias e as respectivas músicas não estão dirigidas apenas para o público infantil.
É também de destacar a enorme aptidão que Portugal tem em adaptar as músicas para português tornando mesmo algumas melhores em Português do que na versão original em Inglês e boas vozes que tornam estas músicas tão emblemáticas.
Fico à Espera da continuação da Lista

Jorge Rodrigues disse...

@Sam:

Espero que não fiques desiludido com algumas das minhas escolhas quando no final analisares tudo. Espero de qualquer forma no final da lista um comentário de análise pormenorizado, sim? :)


@Manata:

Todas as músicas que referiste estão na lista, apesar de não tão no topo quanto tu me pedes. Mas garanto que estão todas. Já não é mau.


@Jaime:

Pois, o principal objectivo é relembrar estas músicas, a meu ver inapagáveis das nossas memórias, que só de ouvirmos já nos transportam para esta ou aquela cena do filme.

De facto, as dobragens em português (e mesmo as brasileiras, que foram as que conheci, no início dos anos 90) são tão boas ou melhores que as americanas, em muitos casos.


Obrigado pelos comentários,

Jorge Rodrigues

Sam disse...

Comentarei e analisarei sim senhor.

Não te importas é se demorar um bocadinho? :)

Jorge Rodrigues disse...

Não há qualquer problema, Samuel ;)

Anónimo disse...

o wall-E tem alguma musica? é que se tiver, já tou a ver que vai ganhar eheh

Jorge Rodrigues disse...

@Anónimo (Manata):

O WALL-E tem música mas isto é da Disney, não é da Pixar, por isso não contam.

Espero que vás comentando,

Jorge Rodrigues

Tiago Ramos disse...

"When We're Human" e "God Help The Outcasts" é uma bonita escolha.

DiogoF. disse...

É preciso coragem para te lançares num desafio destes. Mas gosto, imenso. Destas aqui, tenho particular desprezo pelas músicas das sequelas (mesmo que goste delas, que acontece, não consigo ter respeito por elas), gosto muito da da Branca de Neve e a do Corcunda é-me ok.

Compreendo que não seja para levar a "sério", é algo mesmo difícil. Não sei se conseguiria fazer um top destes. Quanto às sugestões que pedes, se me permites, fa-lo-ei no final de tudo ;)

Jorge Rodrigues disse...

Pois Diogo, acaba por ser injusto estar a tentar classificá-las, mas pronto, interessa no final é o conjunto das 50 escolhidas e não propriamente a ordem.

Tiago, depois de ouvir a "God Help the Outcasts" em Inglês mais que uma vez, estou cada vez mais a gostar dela.


Obrigado pelos comentários,

Jorge Rodrigues

Mariana disse...

Adoro todas estas músicas:)
Bjs e bom trabalho:)