Dial P for Popcorn: Pausa.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Pausa.

Caros leitores,

Decidi que chegou a altura de fazer uma pausa enquanto colaborador do Dial P for Popcorn. O trabalho na Faculdade tem aumentado consideravelmente, ano após ano, e isso retira-me não só tempo para ir a uma sala de cinema com a regularidade que tanto gosto (e que um blogue de cinema exige) mas também e acima de tudo, o trabalho infindável retirou-me alguma da paciência e força de vontade de que tanto preciso para aqui escrever. Reflecti sobre a decisão durante algumas semanas e percebi que não fazia sentido prolongar uma actividade da qual já não retiro a mesma alegria e a mesma diversão dos primeiros anos. O blogue continuará muitíssimo bem entregue ao Jorge Rodrigues e à sua vastíssima e interminável cultura cinematográfica, a grande mais valia deste blogue. Continua, por isso, em boas mãos. Retiro-me também do Círculo de Críticos Online Portugueses, um projecto da autoria do nosso amigo Tiago Ramos, que integrei desde o início com muito orgulho e que sei, continuará a crescer e a ganhar a merecida notoriedade.

Antes de terminar, gostaria apenas de vos transmitir a desilusão que sinto ao ler notícias como esta ("Cinema perdeu quase um milhão de espectadores"). O Cinema é, hoje em dia, um produto de luxo. Pedir 6€ por um bilhete de Cinema é insultuoso e só serve de repelente para uma população que, infelizmente, tem sido educada nos últimos anos à base de tele-novelas e filmes de "domingo à tarde". Se o bilhete de cinema custasse 2€, as Salas de Cinema estariam, provavelmente, bastante mais preenchidas. Ganhavam as distribuidoras (que deixavam de ter ruinosas sessões com salas de cinemas às moscas) e ganhava o povo português, que assim tinha a oportunidade de conhecer novas realidades, colorindo visões tacanhas e formatadas.

Quando se defende a Cultura em Portugal, nunca se fala do preço exorbitante do bilhete de Cinema. Secalhar é altura de começar a pensar nisso.


Até Breve,

João Samuel Neves

2 comentários:

Lídia disse...

Sam, compreendo perfeitamente a tua escolha, até porque tive de fazer o mesmo este ano em relação ao tumblr, exactamente pelos mesmos motivos que apontaste.
Bom trabalho!

Unknown disse...

Senti-me imensamente engraxado, coisa que não mereço ;)

Amigo, que não demores muito a retornar :) julgo que o farás mais rápido do que pensas!

Jorge