Dial P for Popcorn: As minhas actrizes de 2012

sábado, 22 de junho de 2013

As minhas actrizes de 2012



Este artigo faz parte dos:


Uma versão abreviada dos meus habituais (será que se pode dizer habituais a prémios que, apesar de dar todos os anos, só por um ano foram cá abordados por extenso no blogue?) prémios de fim de ano (dados sempre por altura da Primavera, quando tudo de interesse já estreou por cá), também chamados DAFA ou Dial A For Awards.








Marion Cotillard, "Rust and Bone" | Emmanuelle Riva, "Amour" | Keira Knightley, "Anna Karenina" | Meryl Streep, "Hope Springs" | Léa Seydoux, "Farewell My Queen"

Mais cinco? Rachel Weisz é um sonho em "The Deep Blue Sea", Quvenzhané Wallis é de outro mundo em "Beasts of the Southern Wild", Michelle Williams já não surpreende ninguém em "Take this Waltz", Laura Soveral é simplesmente extraordinária em "Tabu" e Jessica Chastain é difícil de menosprezar em "Zero Dark Thirty".

3 comentários:

Joana disse...

Gostei da tua escolha, Jorge. Pareceu-me uma escolha muito diversa e equilibrada de actrizes, no entanto surpreendeu-me a escolha da Keira Knightley. É uma opinião muito pessoal, mas ela é, para mim, das actrizes mais sobrevalorizadas do momento. Na verdade acho-a terrível! É demasiado forçada e leva um dramatismo para as cenas que além de me parecer exagerado, se torna pouco credível.

Jorge Rodrigues disse...


Joana --- Obrigado pelo comentário, antes de mais. Não te surpreendas pela escolha da Keira, sou das poucas pessoas da blogosfera que a apoia quase incondicionalmente.

Não sei porquê, mas o que muitos vêem nela como over-the-top e cheio de tiques e dramático eu vejo como uma actriz que se entrega por completo à personagem.

Além de que não acho que seja uma apreciação justa que lhe fazem, sim A Dangerous Method e aqui eu compreendo a irritação, mas logo ela que tem outras interpretações tão subtis e pouco forçadas como Pride and Prejudice, Atonement e mesmo o Love Actually e o Bend it Like Beckham, os filmes de Pirates...

Não te sei dizer. Acho que é um daqueles casos clássicos de amor-ódio, como a Jennifer Lawrence está destinada a ser. E como a Nicole Kidman já foi. E a Meryl em outros tempos.

Cumprimentos e volta sempre!

Joana disse...

Gostei do teu comentário Jorge. Eu acho que às vezes todos nós temos assim uma ou outra preferência que foge um pouco à 'norma', talvez por nos identificarmos mais com o actor, filme ou o quer que seja. Às vezes é pura sorte em termos escolhido logo o primeiro bom filme da pessoa, não sei...
Com a Keira deve ter sido exactamente o oposto, acho que só vi os seus filmes 'maus' e se vi outros filmes bons ou medianos, ficaram completamente ofuscados. E a sua interpretação no Dangerous Method traumatizou-me! lol

O teu exemplo da Nicole Kidman é óptimo. De inicio não ia muito à bola com ela, até ver as Horas. A partir daí tudo mudou e tenho um grande respeito pelo seu trabalho.

Cumprimentos e bons filmes!