Dial P for Popcorn: Pessoas da Década: Alexandre Desplat

sábado, 31 de julho de 2010

Pessoas da Década: Alexandre Desplat

Bem-vindos a uma das rubricas semanais do Dial P for Popcorn, que habitualmente terá lugar às terças-feiras mas por eu andar com o horário trocado, só é publicada hoje. Nesta rubrica vamos discutir as pessoas que se tornaram grandes nomes na década de 2000, sejam actores, realizadores, compositores, fotógrafos, entre outros.

E para inaugurar esta rubrica... Eu escolhi alguém que eu penso ser quem mais merece, a todos os níveis, ser a face desta década que passou. Não consigo ninguém tão brilhante, tão audaz, tão produtivo, tão diferente, como este senhor. Um camaleão entre géneros e entre registos. Não fez duas obras iguais e entretanto posso dizer que mais de 90% do seu trabalho esta década foi superior ao dos seus pares. E claro, na boa tradição da Academia, foi dos menos reconhecidos, apesar de ter feito trabalho de qualidade inegável em todos os anos que compuseram os anos 2000. Essa pessoa é, então...


Alexandre Desplat

O francês de ascendência grega Alexandre Desplat é já dos mais profílicos e reconhecidos compositores da história do cinema, tendo apenas 39 anos, o que é bastante jovem para um compositor. E foi crescendo na sua reputação ao longo destes passados 10 anos, tendo conseguido três nomeações para Óscar na segunda parte da década, por The Queen (2006), por The Curious Case of Benjamin Button (2008) e por Fantastic Mr. Fox (2009). Fez composições para mais de 70 filmes em menos de 20 anos de carreira, sentindo-se plenamente à vontade tanto nos dramas como nas comédias, tanto em filmes de prestígio e históricos como em filmes mais leves e modernos.



O que é interessante de ver é que duas das suas três nomeações foram por filmes típicos de Óscar, o que conhecendo a Academia não é de estranhar. Estranho é sim terem-no nomeado pela sua melodiosa e harmoniosa e tão diferente do habitual banda sonora original para o filme animado de Wes Anderson, tão atípico para ser premiado por uma Academia dignamente conservadora, que tinha só em 2009 (!) para escolher, do trabalho de Desplat, três bandas sonoras mais ao seu gosto: Coco Avant Chanel, Julie & Julia e Chéri (além da de Un Prophète e de New Moon). Ainda bem que assim foi.



Percorrendo só para terminar o caminho dele esta década, para que vocês consigam perceber o porquê da minha escolha para abrir esta rubrica... Ele foi o compositor destas bandas sonoras: The Luzchin Defense (2000), Girl with a Pearl Earring (2003), Birth (2004), Hostage (2005), The Upside of Anger (2005), Syriana (2005), The Queen (2006), The Painted Veil (2006), Lust Caution (2007), The Golden Compass (2007), The Curious Case of Benjamin Button (2008), Coco Avant Chanel (2009), Chéri (2009), Un Prophète (2009), Fantastic Mr. Fox (2009), Julie & Julia (2009) e New Moon (2009) -  e estas são somente as que eu destaco. Existem muitas outras.

Em 2010 já produziu mais uma banda sonora espectacular, para The Ghost Writer de Polanski e até ao fim do ano ainda vamos poder ouvir o seu trabalho no que se espera extraordinário Harry Potter and the Deathly Hallows, Parte I, em Tamara Drewe de Stephen Frears (Dangerous Liaisons, Chéri) e ainda, aquela que eu mais antecipo, para o novo filme de Terrence Malick (que, se for o poderio visual a que normalmente ele já nos habituou, terá sido uma inspiração tremenda para a música de Desplat), The Tree of Life.


Das dez bandas sonoras de que eu mais gosto, quatro são dele. Para mim, de todas, a de Birth é inigualável. Mas também, só um ou dois compositores por década é que conseguem atingir tal nível de qualidade. Deixo-vos abaixo algumas das músicas que ele criou para diversos filmes. Tirem as vossas conclusões. O homem é mágico.

2 comentários:

Joana Vaz disse...

Grande compositor!:)

Mais anos, menos ano, espero que ganhe o Óscar que já merece...:D

De todos os trabalhos que conheço só não aprecio muito "Chéri", mas porque não gostei da adaptação musical no filme. Tenho de ouvir a banda sonora isoladamente!;)

A minha favorita é "Coco Avant Chanel".:)

Jorge Rodrigues disse...

Ah ah sempre comentaste :)

Eu sabia que se havia post em que ias pegar, era este ;)