Dial P for Popcorn: Série - Os Sopranos

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Série - Os Sopranos


Terminei ontem a Primeira Temporada desta Série. Depois de muito adiar, no fim da semana passada inciei esta verdadeira epopeia de 6 temporadas.
Embora os episódios sejam, quase todos eles, a rondar os 50 minutos, a intensidade da série consegue cativar-nos e fazer-nos esquecer que o tempo passa. O seu teaser inicial é fantástico (sinceramente, um dos melhores que já vi) e onde se depreende bem a intencionalidade e o objectivo desta série.
Os Sopranos não são só uma série sobre a Máfia de New Jersey. São, mais do que isso, uma série sobre as relações, os problemas, as alegrias e as tristezas, os sucessos e os fracassos que se sucedem na vida de um Chefe da Máfia. É uma série que explora muito bem o lado humano, tanto o bom como mau, daqueles que, embora sendo capazes de acabar com a vida de um homem sem pensar duas vezes, têm também os seus momentos de fraqueza.




Ainda agora estou no inicio e já James Gandolfini (Tony Soprano) me convenceu do quão bem escolhido foi para o papel de Boss da Máfia. Numa personagem complexa, em que um dos seus segredos passa por encobrir as suas fraquezas através da sua forte personalidade e de uma capacidade de decisão digna do seu posto, toda a série roda e é construída à sua volta. É um lider respeitado por quem o rodeia, adorado pelos seus e temido pelos inimigos. Nesta 1a Temporada, nada nem ninguem o conseguiu parar! É um génio e mexe as peças do seu Xadrez com uma mestria que lhe garantem, quase sempre, o sucesso.

Num crescendo de intensidade e qualidade, de episódio para episódio, a Primeira Temporada termina com 2 episódios fenomenais que nos fazem pegar de imediato nos dvds da Segunda temporada!

Hoje comecei a 2.ª temporada e espero, muito em breve, poder-vos falar dela!

5 comentários:

Jorge Rodrigues disse...

Ah ah ah :) Acho muito bem que estejas a abraçar o espírito do bloguismo :D

Um post por dia, não sabe o bem que lhe fazia ;)

Eu tenho uns 10 posts em lista de espera para que a minha inspiração volte ;)


Quanto aos Sopranos... Pois que é das minhas séries favoritas de todos os tempos. Se eu fosse agora, da cabeça e sem pensar muito, dizer quais são as minhas 5 séries favoritas de todos os tempos, sairia algo como:

- The Sopranos
- Six Feet Under
- The Shield
- Friends
- Arrested Development
- Twin Peaks
- Lost
- Dexter
- Mad Men
- Battlestar Galactica

Mas acho que seguramente me estou a esquecer de algumas excelentes pelo meio...

Jorge Rodrigues disse...

E se gostas do Matthew Weiner... Devias ver MAD MEN.

É dele também.

João Fonseca Neves disse...

Mad Men fica para quando acabar os Sopranos. Ja vi o Pilot, mas entretanto vieram os exames e não tinha tempo para séries com episódios tão grandes! Mas gostei muito do que vi! ;)

Jorge Rodrigues disse...

É a minha série favorita de momento. Não há nada que tenha a classe daquilo.

Jorge Rodrigues disse...

Tou agora a ver o primeiro post e são 10 séries favoritas e não 5 como lá diz.


E acabei de reler e lembrei-me logo de The Wire que não está aí. E Boston Legal. E ER. Enfim. Não dá para me restringir só a 10.