Dial P for Popcorn: IP MAN (2008)

sábado, 4 de setembro de 2010

IP MAN (2008)


Intrigou-me a sua nota no imdb.com (8,2). Embora a ideia do filme não me atraísse e uma vez que não sou um adepto dos filmes de acção, decidi vê-lo para descobrir o que estava por detrás de tantos elogios.

Ip Man (Donnie Yen) é um filme sobre aquele que foi o grande mestre de uma das maiores (para muitos a maior) lenda do cinema de acção e das cenas de pancadas, Bruce Lee. Um filme que misturou as habilidades de Ip Man com a invasão que o Japão fez à China na década de 30, toda a acção se desenrola em Fatshan, considerado o grande centro de Kung-Fu na época.

Ip Man é um lutador sem rival, mas cuja personalidade humilde e amável a todos agrada. Vive bem, com a sua mulher e o seu filho. Após a invasão do Japão, Ip Man vê-se obrigado a mudar de casa e a ter que trabalhar nas minas de carvão. E é aí que descobre a fuga para todo o pesadelo que a sua cidade, antes próspera e feliz, agora ultrapassa vivendo os seus habitantes endividados, com fome e em casas em ruínas.

Um filme com um histórias interessante, mas cujo forte se encontra claramente nas cenas de acção. Há muita arte marcial e muito cuidado na coordenação das cenas. É bem explorada a vertente das ideologias do Kung-Fu e todas as cenas são realizadas com realismo, praticamente sem intervenção de duplos (e aí honra seja feita a Donnie Yen, com uma bela prestação) ou efeitos especiais, o que agrada ao olhar e especialmente aos fans.


Nota final: B

Trailer:


Informações Adicionais:
Realização: Wilson Yip
Argumento: Edmond Wong
Ano: 2008
Duração: 106 minutos.

2 comentários:

DiogoF. disse...

Não é um tipo de filme de que goste, mas não deixei de ficar curioso com essas cenas de acção.

Jorge Rodrigues disse...

Pois tu agora andas mesmo imerso no cinema asiático... Alguns títulos que nos tens apresentado que eu desconhecia. E sim, mais uma crítica que me espicaçou o interesse em ver o filme em questão.

Abraço,

Jorge