Dial P for Popcorn: Música no Cinema: "Never Let Me Go"

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Música no Cinema: "Never Let Me Go"


Já cá virei mais tarde hoje ou amanhã para falar das críticas e do buzz que resultou dos Festivais de Veneza e Telluride, onde estrearam grande parte dos filmes candidatos a prémios este ano nos Óscares. Ainda faltam o Festival de Toronto e o Festival de Nova Iorque para a campanha terminar e a Oscar season começar a sério, mas Telluride e Veneza reuniram tantos títulos interessantes que vejo-me obrigado a falar mesmo neles. Entre eles, em Telluride, estava "Never Let Me Go", que este blogue se tem fartado de elogiar, protagonizado por Andrew Garfield, Carey Mulligan e Keira Knightley e baseado na obra-prima de Kazuo Ishiguro, também do mesmo nome. Recebeu críticas francamente positivas, mas tem sido muito divisivo, razão pelo qual as suas ambições têm que baixar para a cerimónia dos Óscares em 2011.


Mas antes de falar nesse filme e noutros no post a que já me referi acima, decidi voltar a atenção para outro aspecto deste "Never Let Me Go", que tem sido amplamente elogiado a ponto de ser um dos favoritos à nomeação na sua categoria: a banda sonora belíssima de Rachel Portman (antiga vencedora de um Óscar, em 1996, por "Emma"). 


Esta banda sonora só vai ser lançada no mercado norte-americano no dia 14 de Setembro, um dia antes da estreia a nível nacional do filme, contudo já foi posta para download no iTunes há dois dias. Custa 9,99€ e sinceramente eu aconselho-vos a comprá-la (ou então obtê-la mais tarde por meios ilícitos, vocês é que sabem) porque ela é extraordinária. Mesmo. Alguns dos temas mais poderosos e profundos ("Ruth's Betrayal" ou "The Pier, The Pier"), alguns mais leves e adocicados ("We All Complete" e "Making Tea") e ainda outros emocionantes, intensos, ecoantes (como "The Worst Thing I Ever Did" e "Kathy and Tommy"). Tem de tudo e é brilhante.

Entretanto, se quiserem, podem ouvir pequenos trechos de 30 segundos das músicas (previews) no iTunes: fica aqui o link (aconselho que tenham o QuickTime e o iTunes instalado).

4 comentários:

Joana Vaz disse...

Dos trinta segundos de cada música que ouvi, a banda sonora pareceu-me bastante boa!:)
Mas não consigo ainda discernir quais as que mais gosto.

Jorge Rodrigues disse...

A mais bonita é "The Worst Thing I Ever Did". É mesmo bonita.

E de seguida eu escolheria "The Boat" e "Kathy and Tommy". Mas toda a banda sonora é linda. Faz-me lembrar muito a de "The Road".

O Bernas disse...

Hei John !
pergunta à Rita se ela acha se eu vou gostar do filme e depois diz-me qualquer coisa..
preciso de um filme fixe.

:)

DiogoF. disse...

Também aguardo muito por este.