Dial P for Popcorn: Personagens do Cinema - Roger "Verbal" Kint

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Personagens do Cinema - Roger "Verbal" Kint



"Who is Keyser Soze? He is supposed to be Turkish. Some say his father was German. Nobody believed he was real. Nobody ever saw him or knew anybody that ever worked directly for him, but to hear Kobayashi tell it, anybody could have worked for Soze. You never knew. That was his power. The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist. And like that, poof. He's gone."



Aceito que alguns considerem esta escolha controversa. Mas eu adoro Kevin Spacey, adoro o filme The Usual Suspects e senti um prazer enorme ao ver Roger Kint enganar-me durante todo o filme e, no final, ainda se rir de mim com toda a categoria.


Num dos grandes filmes da década de 90, vencedor do Oscar para Melhor Actor Secundário (para Kevin Spacey) e de Melhor Argumento Original (Christopher McQuarrie), é nos dada a conhecer a investigação policial levada a cabo por Dave Kujan (Palminteri) após ter sido descoberto um barco destruído na doca de São Pedro, California juntamente com mais de duas dezenas de homens mortos e muitos milhões de dolares desaparecidos.


Apenas se encontram dois sobreviventes junto ao local: Um Hungaro, que identifica Keyser Söze (um conhecido mafioso turco) como sendo o responsável por tal atentado, e Roger 'Verbal' Kint que desde logo se mostra disposto a colaborar com a polícia. Juntamente com outros grandes nomes do cinema (Gabriel Byrne, Stephen Baldwin, Kevin Pollack e Benicio Del Toro) Roger cria uma história fantástica, de uma mestria impressionante nos campos da mentira e da imaginação, arrastando consigo não só Dave Kujan mas também o espectador para um final surpreendente.


Não vos quero revelar muito mais porque o filme é imperdível e vale a pena ser visto sem se saber muito sobre ele. The Usual Suspects é todo ele um sucesso, capaz de fazer as delícias não só dos fans dos thrillers policiais como também dos fans do cinema com qualidade. E se é recordado com saudade e admiração, deve-o totalmente a Roger "Verbal" Kint.

4 comentários:

Jorge Teixeira disse...

Um grande personagem, sem dúvida. Fica-nos na memória largos dias após a visualização do filme. Fascinante e muito traiçoeiro :P

abraço

Rui Francisco Pereira disse...

Eu adoro o filme. Quanto mais vezes o vejo, mais dele gosto.

Curiosamente, prefiro outros personangens. O Keaton de Byrne e sobretudo o Hockney de Pollak.

Abraço

Ozpinhead disse...

Sem dúvida uma das grandes personagens do cinema. Mas Verbal ou Keyser Soze? Qual dos nomes fica para a história? Eu inclinava-me para o segundo.

Para quando uma edição DVD em Portugal deste excelente filme?

DiogoF. disse...

Não "adoro" o Spacey, gosto dele. Não "adoro" The Usual Suspects, gosto do filme.

Mas concordo em absoluto com esta escolha. Acho que é uma construção muito bem feita da personagem, num filme em que era complicado fazer isso de forma não-previsível.

Boa escolha.