Dial P for Popcorn: HEREAFTER (2010)

sexta-feira, 11 de março de 2011

HEREAFTER (2010)



Ver Hereafter foi um dos maiores sacrifícios cinematográficos que fiz em nome do blogue. É complicado falar-vos bem do que acabei de ver. Muito complicado, mesmo.

Clint Eastwood pôs a pata na poça. E enterrou-a tão fundo que J. Edgar, o seu próximo filme (previsto para 2012), tem obrigatoriamente que recuperar este grande realizador para o patamar que tanto merece e onde, por mérito próprio, conseguiu um confortável lugar. Eastwood é um dos mais regulares realizadores da actualidade. Mas, como errar é humano, Hereafter é a prova de que Clint Eastwood também se engana, também erra. E tem todo esse direito.


Hereafter é um filme sobre os medium e as experiências de quase-morte. George Lonegan (Matt Damon) é um operário, que após sofrer uma grave infecção na sua infância e depois de ter sido sujeito a uma longa cirurgia durante a qual diversas complicações obrigaram os médicos a reanimá-lo por inúmeras vezes, apercebe-se de uma invulgar capacidade de observar e conversar com as pessoas que já se encontram mortas. Esta comunicação privilegiada transporta-o para um sucesso inesperado e, após enriquecer com o seu "dom", decide largar tudo e viver uma pacata vida como operário fabril.


Marie Lelay
(Cécile De France), uma famosa jornalista francesa, encontra-se no meio de um tsunami numa paradisíaca ilha do pacífico. Depois de ser arrastada pelas águas é encontrada por dois locais que a tentam reanimar, com sucesso. Durante o período em que está morta, Marie vive uma experiência única e visita um espaço desconhecido. Meses mais tarde percebe que teve uma experiência de quase morte e decide então colocar a sua carreira em jogo e falar abertamente ao mundo, usando a sua elevada reputação, para dar a conhecer um mundo completamente obscuro para os comuns mortais.


Marcus e Jason são dois irmãos gémeos, cúmplices e unidos que, mesmo com uma mãe drogada, ausente e irresponsável, conseguem sobreviver e ser felizes no meio da infeliz desgraça à qual foram parar. Subitamente, Jason (o mais velho e responsável dos dois irmãos) morre vítima de uma atropelamento. Sozinho no mundo, Marcus procura o seu irmão. Procura uma mensagem, procura um modo de tentar encontrar Jason.


E pronto, Hereafter é um filme sem nexo nenhum. Três histórias, bastante desinteressantes, que no meio de um conjunto de acasos mal arranjados, acabam por se encontrar. Desde bem cedo se percebe qual o propósito do filme. Clint Eastwood não precisava era de duas horas para chegar lá. Dois minutos bastavam.


Nota Final:
D


Trailer:



Informação Adicional:
Realização: Clint Eastwood
Argumento: Peter Morgan
Ano: 2010
Duração: 129 minutos

5 comentários:

Tiago Vitória disse...

A Premiere deu 5 estrelas a este filme. Aqui no Dial P for Popcorn deu-se D (...) só confirma o inevitável: todos que compõe a corja da Premiere são uns falsos eruditos.

Jorge Rodrigues disse...

Também já tive a infelicidade de testemunhar este desastre. É, realmente, um filme muito mauzito. Como já disse há dois anos - sem ninguém que concordasse comigo por cá, curiosamente - o sr. Clint Eastwood parece ter perdido o jeito.

Espero que J. EDGAR traga um pouco da "mística" de MYSTIC RIVER ou UNFORGIVEN, ou, pelo menos, um LETTERS FROM IWO JIMA ou um BRIDGES OF MADISON COUNTY. Já ficaria contente.

Boa análise aos pontos fracos do filme, Samuel :)

E Tiago, concordo em absoluto contigo. Notei nesse artigo da Premiere uma nada saudável dose de vassalagem. Lá por ser um autor do calibre de Eastwood não quer dizer que se perdoe tudo o que ele faz. Mas depois de ter visto eles darem também cinco estrelas a CHANGELING, GRAN TORINO e INVICTUS eu já estava à espera dessa nota elevada deles.

Cumprimentos!

DiogoF. disse...

Ainda nem vi, algo que tenho estado para fazer há semanas e semanas. Mas creio que já nem lhe darei oportunidade.

Anónimo disse...

Vá ver American Pie.

Jorge Rodrigues disse...


Ó Anónimo -- elabore a sua opinião. Não fui eu que escrevi o artigo, mas sou todo ouvidos :)