Dial P for Popcorn: Personagens do Cinema - L.B. 'Jeff' Jeffries

terça-feira, 15 de março de 2011

Personagens do Cinema - L.B. 'Jeff' Jeffries

"I've seen bickering and family quarrels and mysterious trips at night, and knives and saws and ropes, and now since last evening, not a sign of the wife. How do you explain that?"



Naquele que é o meu filme favorito de Hitchcock, Rear Window, a personagem interpretada por James Stewart (uma das mais importantes estrelas da história do cinema) transformou-se num dos grandes cultos da sétima arte.


L.B. 'Jeff' Jeffries
é um fotógrafo que, devido a uma lesão, se vê forçado a ficar em casa preso a uma cadeira de rodas. Para ocupar os seus dias decide aproveitar para observar os seus vizinhos: os seus hábitos, as suas rotinas, os seus passatempos, os seus gostos.


Com o desenrolar do filme, L.B. 'Jeff' Jeffries percebe que algo d e errado se está a passar no seu bairro. Algo de grave poderá acontecer e o único a aperceber-se disso é ele, preso a uma cadeira de rodas, fechado no seu apartamento, impotente perante tudo.


A forma como Hitchcock cria um conjunto de acasos e acontecimentos, os trabalha, associa e mistura de forma a criar um complexo crime que é resolvido graças à mestria de uma personagem que reflecte não só as grandiosas qualidades do grande criador que foi Hitchcock mas também as do grande interprete James Stewart, são uma prova cabal da importância que Rear Window e L.B. 'Jeff' Jeffries tiveram para a história do cinema.

2 comentários:

A Bola Indígena disse...

Uma personagem mt interessante até mesmo na forma como rejeita a bela Grace Kelly, por estar obcecado com a vizinhança.

Cumps

Jorge Rodrigues disse...

Mesmo não sendo REAR WINDOW o meu Hitchcock preferido, é facil admitir o quão Jeffries é uma personagem fantástica. Uma excelente escolha agora que caminhamos para o fim da primeira temporada desta rubrica.

Cumprimentos,

Jorge