Dial P for Popcorn: INSIDE JOB (2010)

domingo, 20 de março de 2011

INSIDE JOB (2010)



Provavelmente, o melhor documentário de 2010. Seguramente, um dos melhores filmes de 2010.

Inside Job é o resultado de um longo e complexo trabalho de investigação, com uma construção de contra-argumentos brilhantes que conseguiram desarmar todos aqueles que se tentaram desculpabilizar dos resultados de uma crise que, resultado da ganância de uma centena de ladrões, se tornou num problema global, arrastando milhares para a desgraça e pobreza.


É triste perceber que a nossa sociedade se encontra tão capitalizada e corrompida, ao ponto dos verdadeiros culpados de toda a crise conseguirem sair desta história, não só inocentes como ridiculamente ricos. E o Mr. Obama, com todas as suas larachas de salvador da pátria, de "Yes We Can" e de galvanizador da prosperidade (que no final da história caíram todas em saco roto e se transformaram num dos grandes flops dos últimos anos), não teve qualquer problema em nomear para a sua direcção alguns dos principais responsáveis de toda esta desgraça. No seu lugar eu sentir-me-ia humilhado depois de ver este documentário.


Inside Job explica-nos como tudo começou. Aponta-nos os culpados, justifica as suas acusações e cala aqueles que tentam encontrar desculpas onde elas não existem. Infelizmente, o documentário peca pela falta de relatos na primeira pessoa, uma vez que a grande maioria dos culpados recusou ser entrevistado para o documentário (Já o povo dizia, Quem tem cu, tem medo!).


No entanto, Inside Job não se limita a explicar. Inside Job dá-nos o prazer de ridicularizar todos os responsáveis pela criação da enorme bolha que rebentou com o sistema económico americano e, consequentemente, com o sistema económico mundial. Narrado por Matt Damon, dirigido por Charles Ferguson e escrito por Chad Beck e Adam Bolt, Inside Job é um dos meus favoritos de 2010. É um documentário obrigatório, que não deixará ninguém indiferente. (Uma última referência para a Banda-Sonora: Excelente!)


Nota Final:
A-



Trailer:




Informação Adicional:
Realização: Charles Ferguson
Argumento:
Chad Beck e Adam Bolt
Ano: 2010
Duração: 120 minutos

2 comentários:

Jorge Rodrigues disse...

Eu disse-te que ias gostar! Eu adorei este documentário. Além de me assustar, consegue ser informativo q.b. sem sobrecarregar de informação e consegue ainda assim sustentar propósitos de longa-metragem, mais ou menos, a conseguir balançar os actos do filme e a conseguir passar de forma eficaz e até engraçada a sua mensagem.

A forma como apanham inúmeros intervenientes distraídos e desprevenidos com uma pergunta à qual eles não sabem bem como responder logo é brilhante.

Charles Ferguson é um grande realizador. E belíssimo trabalho uma vez mais, Samuel.

Cumprimentos,

Jorge

João Fonseca Neves disse...

Jorge, o teu conselho foi certíssimo! Acho que a maneira como a informação foi divulgada é genial e está mesmo bem estruturada. É a garantia de que o grande publico consegue perceber e divulgar a informação. É um dos meus favoritos deste ano!

Abraço! ;)