Dial P for Popcorn: MICMACS À TIRE-LARIGOT (2009)

segunda-feira, 21 de março de 2011

MICMACS À TIRE-LARIGOT (2009)


Uma refrescante, original, peculiar e surpreendente comédia vinda do cinema francês. Já o vi há alguns meses, quando esteve em Coimbra por ocasião do Festival de Cinema Francês. Estreado esta semana, é um dos melhores filmes em cartaz. Micmacs é diversão garantida.


É mais uma tranquila noite no clube de vídeo de Bazil. Fan incondicional de cinema, assiste ao clássico The Big Sleep, com Humphrey Bogart e Lauren Bacall, vivendo-o com intensidade e acompanhando todas as falas com atenção. Até que a tranquilidade da sua loja, dá lugar a uma turbulenta perseguição policial, que termina com uma bala perdida a atingir o cérebro de Bazil.


Bazil, cujo pai havia sido morto depois de acidentalmente pisar uma mina, via-se também ele entre a vida e a morte devido a mais um instrumento de guerra criado pelo homem. Após receber alta, e recuperado do azar, a sua vida sofre uma profunda transformação: desempregado, sem dinheiro, Bazil deambula pelas ruas e entrega-se à desgraça.

É aí que conhece Slammer, um pacato e amistoso senhor que o leva a conhecer um grupo de pessoas sem tecto, com algumas capacidades verdadeiramente originais: Mama Chow é a líder de um grupo onde Tiny Pete se destaca pela capacidade de criar esculturas móveis a partir do lixo ou Calculator, como próprio nome indica, é capaz de realizar com prontidão os mais complexos problemas matemáticos. Após acolherem Bazil, rapidamente percebem que este é um homem com uma missão. Solidários com o seu problema e compreendendo a dificuldade de concretizar a mesma, juntam-se ao nosso herói e, começam a trabalhar na mais complexa e perigosa missão das suas vidas: Derrubar os responsáveis pelo acidente de Bazil.


Nota Final:
B+

Trailer:




Informação Adicional:
Realização: Jean-Pierre Jeunet
Argumento: Jean-Pierre Jeunet
Ano: 2009
Duração: 105 minutos

Sem comentários: