Dial P for Popcorn: Emmy 2010: Actriz Secundária, Comédia / Drama

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Emmy 2010: Actriz Secundária, Comédia / Drama

A contar os dias para a cerimónia dos Emmy 2010, a decorrer no dia 29 de Agosto, achei que seria talvez interessante (pelo menos, para mim é) dar uma vista de olhos nos nomeados das categorias principais e ver quem são os favoritos à vitória (ou, pelo menos, os principais candidatos).


Faltam mais duas publicações acerca dos nomeados para os Emmy 2010, Melhor Série e Melhor Actriz Secundária. Vamos portanto terminar os actores e amanhã em princípio falamos das séries. Pegando então na categoria de Melhor Actriz Secundária - Drama, vamos encontrar (nomeadas ordenadas alfabeticamente, as fotos seguem a ordem):


Christine Baranski, "The Good Wife"
Rose Byrne, "Damages"
Sharon Gless, "Burn Notice"
Christina Hendricks, "Mad Men"
Elisabeth Moss, "Mad Men"
Archie Panjabi, "The Good Wife"


Uma temporada interessante para os dramas, se bem que faltam aqui algumas pessoas como Lisa Edelstein que teve uma grande temporada em "House, M.D." ou, ainda pior, Khandi Alexander por "Treme", uma brilhante série que, tal como a anterior de David Simon ("The Wire"), vai passar ao lado do radar dos Emmys, infelizmente. Finalmente abandonaram esta categoria as senhoras de "Grey's Anatomy" no que é mais um sinal evidente do declínio creativo e artístico da série que já devia ter chegado ao fim. Lamento ainda que os votantes da Academia não se tenham rendido completamente a "True Blood" pois haveria alguns actores secundários que constituiriam opções muito interessantes na hora de votar. Ainda assim, três das minhas nomeadas também surgem aqui.

Analisando os episódios, torna-se claramente óbvio que as principais candidatas são as duas senhoras de "Mad Men". Christina Hendricks submeteu um extraordinário episódio, um dos dois em que eu acho que ela de facto brilhou intensamente esta temporada (o outro, claro está, era "The Gypsy and The Hobo", com a famigerada cena do vaso) - "Guy Walks Into Advertising Agency" - pois as suas cenas com o seu marido são simplesmente espectaculares. Drama familiar como o retratado nesta série tem uma qualidade que só vi noutras duas séries, "Six Feet Under" e "The Sopranos", a antiga série de Weiner. Elizabeth Moss escolheu "Love Among The Ruins", um episódio focado grande parte na sua Peggy e que busca mostrar a diferença colossal entre a Peggy que começou a trabalhar nesta agência, neste mundo de homens, e a Peggy actual, que está consciente de onde está e sabe que cordelinhos puxar para ter o que quer. É poderoso e podem considerar Moss, até pela grande temporada que teve, a principal favorita. Ambas terão feroz concorrência de uma veterana que surpreendentemente conseguiu uma nomeação mas, tal como Braugher na sua categoria, pode ser quem consiga inclusivé ganhar. Sharon Gless é claramente um dos prazeres de ver "Burn Notice" e a sua interpretação no episódio escolhido, "Devil You Know", tem todos os ingredientes para lhe trazer o troféu. Será possível uma surpresa de tamanha proporção, quando toda a gente aposta em Moss? É possível. Considerem-na o vosso dark horse. Finalmente, temos três óptimas actrizes cujas temporadas foram interessantes mas os episódios não as deixam brilhar o suficiente para que possam ser tidas como possibilidades para vencer. Rose Byrne escolheu um episódio curioso, "Your Secrets Are Safe", onde ela não tem muito que fazer, mas no qual o que faz é eficiente e, dado o facto de que os votantes parecem mesmo gostar dela e todas as outras actrizes são estreantes na categoria, pode ser que ela consiga os votos necessários para ganhar, até porque a sua série esteve em risco de cancelação. Christine Baranski poderia ser uma das candidatas, até pelo excelente episódio submetido ("Bang!"). Ela é tipicamente forte, tanto em comédia como em drama e já venceu uma vez nos anos 90 e pode voltar a fazê-lo, contudo com uma actriz da mesma série nomeada, com outra nomeação (Actriz Convidada por "The Big Bang Theory") e tendo em conta que o buzz é todo para a protagonista Margulies, é improvável. A vitória de Achie Panjabi é praticamente impossível. O episódio não é nada de formidável ("Hi") e ela pouco aparece e portanto considerem-na candidata em potência para outros anos.

Aposta final: muito difícil de prever, mas vou para Moss (a única actriz nomeada por "Mad Men" em 2008 e 2009, o que talvez quererá dizer alguma coisa), embora possa cair em todas menos em Panjabi.

 
Após vermos as nomeadas em Drama, passemos às nomeadas para Melhor Actriz Secundária - Comédia (também ordenadas alfabeticamente, com as fotos a acompanhar a ordem):




Julie Bowen, "Modern Family"
Jane Krakowski, "30 Rock"
Jane Lynch, "Glee"

Holland Taylor, "Two and a Half Men"
Sofia Vergara, "Modern Family"
Kristen Wiig, "Saturday Night Live"
 
A categoria que mais me enerva, porque acho que fizeram aqui algumas escolhas ridículas e desnecessárias. No entanto, esta categoria tem 3 nomeadas que também estão na minha (as óbvias: Lynch, Vergara e Bowen). Agora, como entender a inclusão de Holland Taylor de outra forma que não a popularidade (ainda existente, o que me choca) de "Two and a Half Men"? E como explicar a necessidade de nomear Wiig senão para mostrar que "Saturday Night Live" não tem mais ninguém com qualidade para aparecer no ecrã durante a hora do programa de entretenimento e variedades? Enfim.
 
Começamos por Jane Krakowski que eu tenho pena que nunca vá ganhar um Emmy (se bem que consegue a sua segunda nomeação, a sua série já teve melhores dias, a prová-lo o facto de Morgan e McBrayer, os outros actores secundários da série, este ano não terem sido nomeados) porque a sua Jenna Maroney é dos personagens mais idióticos da televisão. Ela é over-the-top, exagerada em todas as reacções e dramática até ponto de ebulição. Mas faz-me rir como ninguém. O episódio que ela escolheu é talvez o melhor, para mim, desta temporada de "30 Rock" - "Black Light Attack" - e nele a sua Jenna é bastante focada, pois decide fazer uma audição para a série adolescente "Gossip Girl" e não se apercebe que era para interpretar a mãe e não uma das adolescentes. Isto leva a hilariantes consequências e ultimamente culmina com uma cena retirada de um filme macabro com Jenna a aceitar a sua perenialidade e a cumprir no papel de uma mulher com mais idade. Excelente. Holland Taylor consegue a sua quarta nomeação nos seis anos da série - no entanto, desta vez, a sua nomeação parece ter sido mesmo para encher a categoria - o que me choca, pois não percebo como é possível ignorar todos estes nomes: Aubrey Plaza ("Parks and Recreation"), Merritt Wever e Eve Best ("Nurse Jackie"), Busy Philipps ("Cougar Town"), Allison Brie e Yvette Nicole Brown ("Community"), Vanessa Williams e Becki Newton ("Ugly Betty"), Jane Adams ("Hung") e Jenna Fischer ("The Office"), isto só para citar alguns exemplos mais evidentes. O episódio escolhido para submissão foi "Give Me Your Thumb", que se enquadra naquele estilo de comédia shtick (que eu detesto) e onde ela é bastante engraçada - mas num registo totalmente igual às centenas de personagens mais idosos com alguma lata e sem tento na língua que passaram pela televisão. Rezo para que não ganhe, apesar das categorias secundárias favorecerem muitas vezes veteranos. Kristen Wiig é outra. Sólida e competente, mas só analisando a temporada toda é que se percebe esta nomeação, porque num só episódio é impossível. Para piorar, ela escolheu um episódio terrível ("Host: James Franco") em que, além de não ter nada engraçado para mostrar, não é o foco do episódio. Portanto esta é impossível que ganhe.
 
Vamos agora a quem interessa. E vou começar por fazer uma reprimenda. Sra. Sofia Vergara, não sei se sabe, mas os Emmy ganham-se muitas vezes pelo episódio que escolhemos submeter aos juízes. E quando soube do seu episódio, apetecia-me dar-lhe uma bela bofetada na cara na hora em que você decidiu seleccioná-lo. Então pega-me no episódio do cão mordomo em que você tem duas ou três falas comédicas medíocres, "Not in My House", em vez de escolher outro em que você realmente demonstra toda a sua sassyness e todo o seu timing comédico, como, sei lá, o episódio em que a sua Gloria e Claire são desprezadas pelos respectivos filhos ("Benched"), ou o episódio em que o ex-marido da sua Gloria vem de visita ("Up All Night"), ou o episódio em que a sua Gloria janta com Cameron e depois o carro é roubado ("Starry Night") ou ainda o episódio dos acidentes de carro da sua latina ("Moon Landing"). O episódio é engraçado, admito, mas se é isto que você acha que a vai ajudar a ganhar... Filha, arranje um agente melhor. E assim, a principal rival a Lynch (diria até única) passa o testemunho à colega de elenco, Julie Bowen, que sendo talvez a mais pobre em termos de poder cómico da série, escolheu o seu melhor episódio ("My Funky Valentine"), que é rico de grandes momentos para a sua personagem. Se esta categoria já não tivesse uma vencedora garantida, acreditem que ela arrumava com a colega com este episódio, mesmo a outra ter tido uma temporada bastante superior. E, claro, chegamos à vencedora. E digo vencedora porque vai haver escândalo se ela não ganhar. Refiro-me, obviamente, a Jane Lynch. A sua submissão foi parva, uma tentativa idiota de apelar aos votantes com o episódio de homenagem a Madonna ("The Power of Madonna), no qual ela é engraçada, mas não o hilariante do costume. Todavia, numa série com tanto buzz como Glee teve, sendo ela o principal motivo de muitas pessoas terem começado a ver, é impossível que não se note nela.
 
Aposta final: Lynch tem isto no papo. Senão... uma das senhoras de "Modern Family".
 
 
Bem... resta-me dizer para não perderem os Emmy 2010 no dia 29 de Agosto, com live-blogging aqui no Dial P for Popcorn. E provavelmente amanhã cá teremos a análise aos nomeados para Melhor Série, Drama e Comédia.

1 comentário:

Joana Vaz disse...

Novamente não posso discutir os dramas, já que não vi nenhum.

Quanto às comédias, claro que a minha preferida é Jane Lynch.
A personagem dela é tão maldosamente gananciosa, mas com alguns, poucos, lapsos de justiça e bondade. É uma das pérolas de “Glee”, sem dúvida.

Em relação às duas nomeadas de “Modern Family” gosto mais de Vergara do que Bowen, mas também não percebo porque é que escolheu esse episódio para submissão. O meu favorito é "Moon Landing", adoro-o. Tão brilhantemente cómico. E ela é sublime nele. Oh.

Não vejo as séries das restantes nomeadas, mas segundo o que dizes não têm quaisquer hipóteses. Ainda bem!:)