Dial P for Popcorn: Previsões e indecisões, a poucas horas dos Óscares

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Previsões e indecisões, a poucas horas dos Óscares


Adivinha-se uma madrugada complicada para os gurus dos Óscares. Com mais de uma dezena de corridas ainda por solucionar, com poucos vencedores já verdadeiramente garantidos e sem se perceber muito bem se a Academia vai ser mais audaciosa ou mais conservadora do que o habitual, a noite dos Óscares deste ano promete. Já troquei as minhas previsões mais que uma dezena de vezes e mesmo assim continuo sem grande certeza. Deixo já ficar o aviso, para quem se quiser aventurar a fazer um brilharete: não me parece que vamos ter uma noite para percentagens de acerto em condições. Alguns vão-se sair muito bem, claro, como sempre. Mas a maioria vai ficar decerto triste com o resultado final. Eu tentei um meio-termo entre a segurança e o instinto e mesmo assim acho que não consigo nem 50% de acerto (só mesmo com alternativas). 

Cá vos deixo, então, os meus raciocínios e palpites:


Melhor Filme
"Argo" (alternativa: "Silver Linings Playbook")
Em teoria, o prémio é de "Argo". Depois de ter feito a limpeza geral dos troféus de Melhor Filme por todo o lado que passou, dos críticos aos Globos até aos prémios em terra de sua Majestade, o thriller de Ben Affleck parece em boa posição para reinar sobre o certame deste ano. A minha segunda hipótese, tendo em conta o potencial amor de alguns sectores da Academia e o factor Harvey Weinstein, é "Silver Linings Playbook". Sim, considero que será o segundo mais votado, acima de "Life of Pi" e "Lincoln". Tempos houve que achava que "Lincoln" ganharia as principais categorias à mesma; a corrida não me parece da mesma forma.

Melhor Realizador
Ang Lee, "Life of Pi" (alternativa: Steven Spielberg, "Lincoln")
Nem sei que pensar. Consigo excluir Behn Zeitlin e pouco mais. Haneke como surpresa da noite parece-me possível - embora ache que é bem mais provável surpreender Tarantino em Argumento Original - e Lee e Spielberg, teoricamente, serão os dois mais votados. Teoricamente. Na prática, não será que "Silver Linings Playbook", admirado em vários circuitos - especialmente o dos actores, que é o maior da Academia - não conseguirá mais votos e assim empurrar David O. Russell para a vitória? Com zero segurança, vou à luta com Lee e Spielberg mas temo uma vitória para O. Russell.

Melhor Actor
Daniel Day-Lewis, "Lincoln" (alternativa: Bradley Cooper, "Silver Linings Playbook")
Negócio fechado, Daniel Day-Lewis leva o terceiro Óscar para casa. Por muito que eu gostasse de ver o enorme Joaquin Phoenix (que tem sempre azar nos anos em que é nomeado) ou um dos novatos da categoria premiado - Jackman ou Cooper - para variar, não há como fugir ao actor irlandês. Junta-se a Bergman, Streep, Brennan, Nicholson e Hepburn no clube dos 3+ Óscares.

Melhor Actriz
Jennifer Lawrence, "Silver Linings Playbook" (alternativa: Emmanuelle Riva, "Amour")
Era uma luta a dois, mas nós não sabíamos era que duas. A 'coça', passe a expressão, que Lawrence deu a Chastain acaba por explicar a minha escolha. Se tivesse havido disputa entre as duas e agora entrasse Riva em sobressalto, era capaz de apostar na francesa. Como Lawrence já vem dominando a categoria e o buzz desde que o filme saiu de Toronto, é-me difícil ver Riva a levar o prémio. Era das melhores surpresas que poderiam acontecer e terei certamente pena de não ter previsto Riva em vez de Lawrence, mas todas as indicações apontam para a vitória da americana - ausência de precursores para Riva e o facto de que interpretações estrangeiras premiadas só as de Cruz, Loren e Cotillard (todas jovens na altura) e todas em circunstâncias especiais (Cruz não teria vencido Winslet se esta tivesse sido nomeada como Actriz Secundária, Loren e Cotillard foram dois verdadeiros upsets então e Cotillard fez de Piaf - Oscar bait! - e Loren ganhou numa altura que filmes estrangeiros tinham mais amor dentro da Academia). O único precedente que chega perto é a vitória de Tandy sobre Pfeiffer em 1989, só que nesse caso estamos a falar de uma gigante do teatro americano num filme vencedor de Melhor Filme e rei da bilheteira contra uma actriz a subir em Hollywood (provavelmente achavam que teriam outra hipótese de premiá-la). Muita indecisão, mas fico-me pela Lawrence. Quem troca Streep por Bullock... Não me merece confiança.


Melhor Actor Secundário
Christoph Waltz, "Django Unchained" (alternativa: Tommy Lee Jones, "Lincoln")
Qualquer um dos cinco pode ganhar. Arkin depende de quantos prémios "Argo" levar, DeNiro tem feito campanha como doido, Waltz e Hoffman são protagonistas nos seus filmes - vantagem enorme sobre os outros competidores - e Lee Jones era suposto ser o favorito e de facto venceu o SAG. Se houver repartição dos votos, Lee Jones ganhará, porque tem o voto dos actores, o contingente maior da Academia. O meu raciocínio para escolher Waltz é, contudo, bastante simples. Se Tarantino ganhar Argumento Original, Waltz também vence Actor Secundário. Como eu acho que Tarantino vai ganhar, por consequência aposto em Waltz também em primeiro. A Internet acha, no geral, que vai para DeNiro. Todavia: irá a Academia premiar DeNiro, outrora favorito mas que não era nomeado há 22 anos e andou mais de uma década em papéis imerecedores do seu talento?

Melhor Actriz Secundária
Anne Hathaway, "Les Misérables" (alternativa: Sally Field, "Lincoln")
Mais uma corrida para lá de resolvida. Anne Hathaway vai vencer o seu primeiro Óscar. Penso que não cansou demasiado a imprensa e a Academia com a irritante personalidade que exibiu durante toda a temporada de campanha. Se não for ela, será Field. Mas não contem com isso.

Melhor Argumento Original
"Django Unchained" (alternativa: "Amour")
De entre "Django Unchained" (vencedor do Globo e do BAFTA), "Zero Dark Thirty" (vencedor do Critics' Choice e do WGA) e "Amour", qual soa a mais favorito? Eu diria Tarantino, mas Boal ou Haneke têm boas hipóteses de surpreender. Em 2009, eu apostei em Boal à última hora, quando a maioria diria Tarantino. É que Boal tinha vencido o BAFTA e o WGA e era o argumento do mais que provável Melhor Filme do ano. Era difícil a Tarantino batê-lo. Este ano, contudo, Boal já venceu e "Zero Dark Thirty" viu o seu buzz cair a pique com a controvérsia da tortura e Haneke, que obviamente parecia favorito a vencer o BAFTA, perde-o para Tarantino. Será um sinal?

Melhor Argumento Adaptado
"Argo" (alternativa: "Silver Linings Playbook")
Ainda me recordo com saudade quando Kushner, há um mês, tinha este prémio na mão. Como um mês pode mudar uma corrida. Chris Terrio lá conseguiu aproveitar o furacão "Argo" e agora parece ter o prémio à mão de semear. Se não for "Argo", soa-me que "Silver Linings Playbook" e David O. Russell poderão ter aqui um prémio de consolação por não lhe poderem dar mais nada. Em terceiro lugar vem "Lincoln". Qualquer um dos três pode, contudo, ganhar. Nada garantido.

Melhor Filme Animação
"Brave" (alternativa: "Wreck-it Ralph")
Uma categoria curiosa, que acabou por se resumir a uma luta entre o moderno e inovador "Wreck-it Ralph" e o mais tradicional "Brave", da Pixar, quando muitos esperavam que Tim Burton, numa jogada digna do destino, conseguisse o seu primeiro Óscar onde começou a trabalhar no cinema, na animação. Parecia perfeito, mas não sucedeu. A Pixar ganhou 6 das suas 9 nomeações nesta categoria, mas o filme que mais parece da Pixar é "Ralph", não "Brave", que se assemelha mais aos filmes de princesa da casa mãe, o que aparentemente lhe poderá dar vantagem. O Annie foi para "Ralph", bem como o PGA, mas "Brave" foi a escolha (mais segura, parece-me) dos Globos e dos BAFTA. Que escolher, que escolher? Olhem, eu cá vou com "Brave", mais não seja porque a Academia por vezes arma-se em múmia e aposta mais no familiar (ver "Shrek", "Wallace & Gromit", "Happy Feet", "Up"). Esta é, apesar de tudo, uma aposta que aposto que não vai resultar e "Ralph" vai levar o Óscar.


Melhor Filme Estrangeiro
"Amour" (alternativa: "No")
Haneke já perdeu esta categoria antes, quando poucos o previam ("The White Ribbon", 2009). Não me parece que tal vai acontecer este ano. "Amour" foi nomeado a Melhor Filme, com mais três nomeações adicionais além desta de Melhor Filme Estrangeiro. "No", "Kon Tiki" e "War Witch" quase não foram vistos. Resta "A Royal Affair" e quem é que tem vontade de apostar neste filme para surpreender "Amour"? Pois.

Melhor Documentário
"Searching for Sugarman" (alternativa: "How To Survive a Plague")
Quando um só documentário ganha os prémios todos, ou é muito bom ou a categoria está muito má. Seja como seja, depois de vencer virtualmente tudo, como apostar contra "Sugarman"? Pelo assunto, parece-me que os opositores imediatos seriam "Plague" e "The Invisible War", mas é improvável que cheguem sequer perto do favorito.

Melhor Produção Artística
"Anna Karenina" (alternativa: "Life of Pi") "Lincoln"
Temo muito que a mestria do design de "Anna Karenina" vá passar ao lado do Óscar em detrimento do não menos meritório mas em última análise menos contributivo trabalho de "Life of Pi" ou "Les Misérables". "Karenina" não teria funcionado sem a sua inteligente produção. Dos outros, já não digo o mesmo.

Melhor Fotografia
"Life of Pi" (alternativa: "Skyfall")
Fotografia e Efeitos Visuais - dois prémios que dificilmente não vão acabar nas mãos da equipa de "Life of Pi", tal como em 2010 ("Inception") e 2011 ("Hugo"). O oponente a Fotografia será Roger Deakins, que com dez nomeações e uma carreira lendária ainda não venceu uma estatueta. Seria merecido pelo seu magnífico trabalho em "Skyfall", mas o que Claudio Miranda fez em "Life of Pi" é também igualmente fantástico. Qualquer um que ganhe, será merecido. 

Melhores Efeitos Visuais
"Life of Pi" (alternativa: "Prometheus")
E o adversário em Efeitos Visuais será ou "Prometheus" ou "The Hobbit", mas não me parece sequer que tenham hipótese. O trabalho em CGI no tigre Richard Parker merece, só por si, mil Óscares. 


Melhor Música Original
"Skyfall" (alternativa: não precisa de ter, mas "Suddenly")
A vitória mais segura da noite? Adele vai juntar aos Grammys ganhos um Óscar.

Melhor Banda Sonora Original
"Life of Pi" (alternativa: "Argo")
Voto em Mychael Danna porque foi, no fundo, a escolha mais consensual no circuito - foi nomeado a todos os prémios, ainda não venceu apesar de longa carreira, reúne a maioria de géneros musicais numa banda sonora e está num filme com onze nomeações. Se a "Life of Pi" se atirar um ou outro Óscar pelo seu contributo técnico, este será dos mais fáceis a dar. Cuidado com Desplat, que ainda (!) não venceu um Óscar e Williams, sempre perigoso descartar. Acredito que o voto britânico em Thomas Newman, como aconteceu nos BAFTA, não se irá repetir aqui.

Melhor Guarda-Roupa
"Anna Karenina" (alternativa: "Mirror, Mirror")
"Anna Karenina" é o natural favorito - e Jacqueline Durran, que já devia ter vencido em 2007, lá vai segurar, se tudo correr bem, um merecido Óscar. No entanto, a memória saudosista da iconoclástica Eiko Ishioka poderá prevalecer e a japonesa vencer, a título póstumo, o troféu.

Melhor Edição / Montagem
"Argo" (alternativa: "Zero Dark Thirty")
William Goldenberg vai vencer o Óscar. Isso de certeza. Por qual dos filmes é que não se sabe. "Argo",  por ser o candidato principal a Melhor Filme, é o mais provável, até por ter sido o vencedor da maioria dos prémios de Edição da campanha deste ano. "Zero Dark Thirty" é indiscutivelmente o melhor trabalho dos cinco nomeados e será o segundo mais votado. "Life of Pi" contentar-se-á com o terceiro lugar. E depois deles virão "Lincoln" e "Silver Linings Playbook", os dois filmes que não me parece que tenham hipótese de vencer este prémio.


Melhores Efeitos Sonoros (Edição Som)
"Life of Pi" (alternativa: "Zero Dark Thirty")
Difícil decisão entre "Life of Pi", "Skyfall" e "Zero Dark Thirty". No fundo, é uma questão de sorte acertar no vencedor. A razão diz-me que "Zero Dark Thirty" é o melhor de longe e por isso será fácil à Academia no seu todo ver isso. Contudo, se pensarmos que "Life of Pi" vai em teoria limpar as categorias técnicas, este não será um prémio fácil de conseguir? E "Skyfall", uma das histórias de sucesso do ano, só leva Canção Original para casa? Nenhuma categoria técnica para o filme de acção do ano - pelo menos para a Academia? 

Melhor Mistura Som
"Les Misérables" (alternativa: "Skyfall")
A campanha fortíssima feita pela equipa de "Les Misérables" acerca da música gravada ao vivo no set garantiu, penso eu, esta estatueta. Foi o que se ouviu o ano todo. O pobre Greg P. Russell vai voltar a ser a dama de honor e ver passar a noiva, por assim dizer (16 nomeações / 0 vitórias).

Melhor Maquilhagem e Cabelo
"Les Misérables" (alternativa: "The Hobbit")
Assumindo que "Hitchcock" teve como prenda esta miserável nomeação, a corrida é entre os outros dois. "The Hobbit" é a escolha sensata, mas será que esse filme entusiasma realmente alguém para lhe darem o prémio? Parece-me a mim que será mais uma vitória para a team Les Mis.

Melhor Curta, Animação
"Paperman" (alternativa: "Adam and Dog")
Muitas vezes, o favorito e mais conhecido não vence esta categoria. Neste caso, porém, parece-me que "Paperman" reúne o factor artístico e o factor popular necessários para triunfar. Se não for o caso, "Adam and Dog", o vencedor do Annie, sairá por cima.

Melhor Curta, Live Action
"Curfew" (alternativa: "Asad")
É sempre uma das categorias que não consigo acompanhar e por isso a previsão depende muito do tema e do que ouço falar pela Internet fora. "Curfew", "Asad" e "Buzashky Boys" são os mais falados. Dos três, a vitória para "Curfew" parece-me a mais provável.

Melhor Curta, Documentário
"Open Heart" (alternativa: "Inocente")
Um palpite, mais nada. "Mondays at Racine" também poderá ganhar.



Acerto: 21 em 24 sem alternativas (87,5%) | 23 em 24 com alternativas (95,8%)
Uma excelente noite, que nada fazia prever.


4 comentários:

Revista 21 disse...

Parabéns pela análise. E já agora, num ano em que os vencedores estão, pelo menos em algumas categorias, especialmente difíceis de prever e as opiniões entre bloggers e cinéfilos «de bancada» se dispersam, as suas opiniões aproximam-se bastante às da nossa revista. Vamos aguardar para ver se acertamos! :)

Joana disse...

Gostei das tuas apostas, algumas parecem-me bastante arriscadas, mas veremos...

Para esta noite o que mais desejo é: 1) que Silver Linings Playbook não vença nada; 2) que Emanuelle Riva vença o Oscar!

António disse...

Muitos parabéns pelo acerto nas previsões, quase perfeito!
Eu na minha lista tinha para mim que Spielberg e Emmanuelle ganhariam (esta última sabia que não era a favorita mas estava a apostar na surpresa e na justiça, é pena), mas de resto a coisa até correu bem.

Um abraço e parabéns uma vez mais,

António

Joana disse...

Excelentes previsões!

É pena o roubo escandaloso a Emanuelle Riva... custou-me mais isso que ver o Argo a ganhar!