Dial P for Popcorn: TABU (2012)

sábado, 2 de fevereiro de 2013

TABU (2012)



Foi o grande filme português de 2012. E numa época de balanços (em que finalmente livres de exames da faculdade estamos mais disponíveis para o cinema), Tabu não podia deixar de passar aqui pelo Dial P for Popcorn. Galardoado no Festival de Berlim, Nomeado pelos Críticos de Londres e de Toronto, elogiado pelos quatro cantos do mundo. É realmente um belo pedaço de arte. Um orgulhoso momento de cinema em português, sobre portugueses e sobre o nosso Portugal além fronteiras. Arrojado sem ser pretensioso,  consciente das suas naturais limitações de produção, Miguel Gomes consegue fazer uma omelete sem ovos, colocando de lado o depreciativo estereótipo do típico filme português que ora tenta levar ao ridículo e absurdo o cinema de autor, ora tenta americanizar uma cópia já de si americanizada de um argumento feito com base em filmes americanos.


O filme corre em dois espaços temporais. Inicialmente, o espectador entra nas casas de Aurora, uma mulher no final da sua vida, amargurada pela solidão e pela saudade da sua filha, e de Pilar, sua vizinha, cinquentona solteira que vive o drama do decrépito final de Aurora. O espaço citadino de uma Lisboa que se despede de 2010 cheia de incertezas, dá lugar ao calor da Angola colonial, onde Aurora, então uma jovem cheia de beleza, energia e inocência, vive os seus primeiros anos de um casamento de sonho com um jovem bonito e bem sucedido. Este idílico cenário, onde o sonho e a fantasia se confundem com a realidade, é abalado pela chegada de Gianluca Ventura, um italiano galante, que conquista os olhos, o coração e o corpo de Aurora.


A história de um amor nas quentes terras africanas, quando a guerra colonial era ainda um projecto e os portugueses viviam afortunados, abastados e felizes numa terra que tomaram como sua. Com requintados pormenores, uma marca própria vincada em todo o filme, um argumento rico e muitíssimo bem escrito, Tabu aparece em 2012 para provar que Sangue do Meu Sangue, em 2011, não foi um mero acaso. O Cinema Português pode muito bem estar a virar a mais importante página da sua história. Veremos o que 2013 nos reserva. Quanto a Tabu, é filme.

Nota Final: 
B+ (8/10)


Trailer:



Informação Adicional:
Realização: Miguel Gomes
Argumento: Miguel Gomes e Mariana Ricardo
Ano: 2012
Duração: 118 minutos

Sem comentários: