Dial P for Popcorn: Affleck leva tudo

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Affleck leva tudo



Seja DGA, SAG, PGA, Critics' Choice ou Golden Globes. Ben Affleck ganhou-os todos. Na história da Academia só um filme conseguiu essa proeza e, tal como "Argo", não tinha conseguido a nomeação para melhor realizador. "Apollo 13" de Ron Howard limpou os troféus todos mas depois ficou a ver Mel Gibson e a sua ode à violência (chamemos-lhe filme prestígio que passa mensagem importante de luta pela pátria) "Braveheart" a vencer os Óscares todos. 

Será "Apollo 13" a anomalia ou será exemplo para "Argo"? Para já, temos que assumir que o favorito ao Óscar de Melhor Filme está encontrado. Contudo, a corrida a sério só começa dia 8, quando a Academia enviar os boletins de voto. É aí que se soltam os cães, por assim dizer, e a Dreamworks e a The Weinstein Company estão a salivar. E a Fox, bem, é bom que a Fox acorde do coma induzido - "Life of Pi" tem, afinal, 11 nomeações. E o prémio de Melhor Realizador parece tão à mão de semear. Se fosse para Ang Lee era bonito, não?


Tudo isto para informar os mais desatentos que o efeito compressor da película de Ben Affleck continuou ontem à noite na cerimónia do Directors Guild of America, onde Affleck bateu Spielberg, Lee, Hooper e Bigelow pelo medalhão de ouro que certifica o melhor realizador do ano. De realçar ainda as vitórias na categoria de documentário para "Searching For Sugar Man" (que parece lançado tranquilamente para a vitória nos Óscares), Lena Dunham para Realização em Televisão - Comédia ("Girls") e Rian Johnson, premiado pela soberba realização de "Fifty-One", indiscutivelmente o melhor episódio da quinta temporada de "Breaking Bad".

Abaixo ficam todos os vencedores da noite:

Realização em Longa Metragem
Ben Affleck, "Argo"

Realização em Documentário
Malik Bendjelloul, "Searching for Sugar Man"

Realização em Telefilme e Minissérie
Jay Roach, "Game Change"

Realização em Drama Televisivo
Rian Johnson, "Breaking Bad"

Realização em Comédia Televisiva
Lena Dunham, "Girls"

Realização em Programas Ao Vivo/de Variedades Musicais
Glenn Weiss, "66ª Edição dos Tony Awards"

Realização em Programação de Reality TV
Brian Smith, "Master Chef"

Realização em Programa Infanto-Juvenis
Paul Hoen, "Let it Shine"

Realização em Programação de Dia
Jill Mitwell, "One Life to Live"

Realização em Formato Comercial
Alejandro González Iñarritu, "Best Job"

Prémio Carreira
Milos Forman

Outras homenagens:
Michael Apted
Eric Shapiro
Susan Zwerman (Prémio Frank Capra)
Dency Nelson (Prémio Franklin J. Schaffner)


Sem comentários: