Dial P for Popcorn: HARRY POTTER AND THE DEATHLY HALLOWS - PART 1 (2010)

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

HARRY POTTER AND THE DEATHLY HALLOWS - PART 1 (2010)




Eu detesto aqueles fãs de Harry Potter que vão para o cinema com o livro todo decorado a contar o que está e o que não está nos filmes. O que está como não está no livro, o que não está e tinha que estar. Eu detesto esse tipo de fanatismo. Detesto, porque um filme não é um livro e, como tal, a sua adaptação tem que ser, obviamente, fiel mas também prática e adaptada às capacidades de um filme.

Dito isto, penso que neste último filme essa crítica recorrente não se poderá aplicar. A divisão em duas partes foi, claramente, uma óptima escolha da equipa de David Yates. Nunca um filme de Harry Potter foi tão profundo de pormenores e tão fiel à história de um livro.

Considero importante referir que é muito mais um filme de graúdos do que um filme de miudos. Por força das circunstâncias da história, o novo filme de HP tem um lado muito intenso de suspense bem conseguido e com alguns momentos que farão, certamente, muita gente saltar na cadeira. É um filme muito negro, muito sombrio e que faz justiça aos tempos de desordem e terror vividos na história do sétimo livro de HP.


Daniel Radcliffe é (e sempre será) um péssimo actor e continua a ser, como em quase todos os filmes, a pior parte deste bom filme. O rapaz não nasceu para ser actor, não nasceu para representar um papel intenso e com tanta personalidade como o de Harry Potter. Emma Watson e Rupert Grint também não são fantásticos, mas sempre trazem algo de positivo para o trio que monopoliza toda a história desta primeira parte, que nos fala das aventuras dos três feiticeiros na busca de um dos quatro últimos horcruxes que é necessário destruir para matar de vez Lord Voldemort (Ralph Fiennes). O final foi bem escolhido e não me deixou aquela mágoa pelo filme estar dividido ou vontade de querer de imediato ver a segunda parte. Gostei.


No entanto, "Harry Potter and the Half-Blood Prince" continua a ser o meu favorito desta saga e, sinceramente, não acredito que a segunda parte deste ultimo capítulo me consiga fazer mudar de opinião. Confesso que tenho algum receio que a obcessão de transformar a segunda parte numa disputa titânica entre Harry Potter e Voldemort e que tudo gire à volta dessa ideia. Se a parte dois estiver ao nivel da parte um, David Yates deu um final muito digno a toda esta aventura.


Nota Final:
B

Trailer:



Informação Adicional:
Realização: David Yates
Argumento: Adaptação de Steve Kloves
Ano: 2010
Duração: 146 minutos

5 comentários:

DiogoF. disse...

Concordo quando dizes que consegue abarcar os pormenores fundamentais. Fica muito por dizer, mas diz-se o essencial. Mais, só com duas partes de 5h. Concordo também com o final, deixou água na boca e não frustração.

Discordo com Emma Watson, que acho que está muito bem neste filme, especialmente nas cenas que metem a tenda, a fuga e o retorno de Ron.

E achei curiosíssima a tua opinião sobre o 6º filme, que acho que é um péssimo filme, um autêntico 3 em 10 ;)

DiogoF. disse...

Acrescento só algumas outras notas de que falei na minha crítica:

- excelente fotografia, que muito bem complementa os estados de espírito das personagens (grande Serra !). O famoso e falado "efeito noite" está muito bem feito;

- um filme muito mais negro, com mais suspense (como dizes), mais terrorífico. Deixa de ser um filme de crianças;

- as personagens têm muito mais densidade do que nos outros filmes.

Joseph disse...

Boas,
Concordo praticamente com tudo o que dizes, mas qual não é o meu espanto quando dás preferência a um dos piores filmes, senão o pior, da saga Harry Potter.
Bom comment ;)

Jorge Rodrigues disse...

Também gostei do filme, passando a ser o meu 3º preferido a par de Half-Blood Prince (Azkaban e Phoenix à frente destes dois).

Por acaso, também não acho que os actores tenham estado assim tão mal.

E sim é uma boa adaptação literária, das melhores até, tendo acrescentado coisas que me pareceram melhor até que o descrito no livro.

Cumprimentos,

Jorge

Anónimo disse...

1º: O Daniel Radcliffe nao e pessimo actor nem a emma nem o rupert. O papel de harry potter ron weasley e hermione granger e super complicado.
2º:É muito facil falar mal dos outros sem saber como e dificil nao e?
3º: Finalmente, concordo em uma coisa contigo: o filme consegue abarcar os promenores fundamentais.
4º: tambem gosto muito do 6º filme mas ninguem pode negar k a 2ª parte do 7º filme deve ser o melhor filme de todos...