Há muito tempo que não pegava na nossa rubrica de Posters e fazia uma edição baseada nas principais obras de um realizador. Depois de analisar Malick e Cameron, exemplos claros de realizadores com filmes brilhantes que conseguem sucesso mesmo com fraco merchandising, vamos pegar num expoente claro do contrário: excelentes peças de arte que atiçam ainda mais a nossa atenção para os filmes em questão.
Dos muitos filmes da vasta filmografia de Alfred Hitchcock, resolvi ressalvar estes. Alguns antiquados, é certo, mas há que perceber que para os anos 40 e 50 estes posters estavam já muito à frente do que se fazia na época. Há por aqui um ou outro poster que é na verdade de uma edição comemorativa, portanto bem mais recente, mas na maioria o que dá para perceber é que as imagens que Hitchcock usava nos posters dele são todas muito inventivas, muito curiosas, apelando à nossa atenção, normalmente focando-se em expressões faciais ou gestuais das personagens. Senão vejamos:
The Lady Vanishes (1938) / Rebecca (1940)
Shadow of a Doubt (1943) / Notorious (1946)
Rope (1948) / Strangers on a Train (1953)
Dial M For Murder (1954) / Rear Window (1954)
To Catch a Thief (1955) / The Man Who Knew Too Much (1956)
Vertigo (1958) / North By Northwest (1959)
Psycho (1960) / The Birds (1963)
Além de vários posters que aprecio, outra coisa fica-me bem clara. Haverá outro realizador com uma filmografia tão rica? E vocês, que pensam?
2 comentários:
Impressionante como alguns desses posters são bem melhores que alguns deste século!:D
Os meus preferidos dessa longa lista são: Notorious, Dial M for Murder e To Catch a Thief.
JOANA:
Pelo menos, deixam mais à imaginação. Gosto muito da arte da grande maioria dos posters, principalmente pela atmosfera e expectativa que cria.
Cumprimentos,
Jorge Rodrigues
Enviar um comentário