Dial P for Popcorn: Críticas Rápidas

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Críticas Rápidas

Este é um dos artigos que tenho cá há séculos por despachar. Bom, há que explicar primeiro a ideia deste post: uma vez que não tenho tempo para criticar todos os filmes numa razoável extensão, eis que optei por escolher os melhores ou os mais proeminentes e escrever sobre eles e deixar para segundo plano os restantes, pegando neles desta forma. Seguindo o conceito de "crítica rápida", não escreverei mais de duas-três frases por filme, realçando apenas os principais aspectos positivos e negativos de cada um. 


Dogtooth (B+) : Bizarro, intenso, visualmente impressionante. Uma experiência fascinante com o selo muito pessoal do realizador Lanthimos. Merecedor de todos os elogios que tem recebido e mais alguns. Potencial nomeado para os Óscares se a Academia estiver em dia bom.


Fish Tank (B): Tive imensa pena de não ter apanhado "Fish Tank" aquando do Fantasporto mas acabei por vir a vê-lo mais tarde. Irrepreensível trabalho de Andrea Arnold, uma história simples mas extremamente bem contada e uma excelente interacção entre Fassbender e a brilhante protagonista Katie Jarvis. Numa corrida mais leve, tanto um actor como outro poderiam ter lugar entre os nomeados.


Green Zone (B): Fizeram bem em adiar o filme de Paul Greengrass para 2010, ele que era tido como um dos grandes candidatos a nomeações o ano passado - isto é, até surgir "The Hurt Locker". O pano de fundo é o mesmo, mas o tema e a teia são diferentes. Matt Damon completamente à vontade num papel que lhe assenta particularmente bem e um filme de guerra bem explorado por parte de um realizador que já nos habituou a grandes pequenos feitos (ver: "United 93")


Hachiko: A Dog's Story (C): Possivelmente o filme mais overrated do ano inteiro. Apanharam-me desprevenido e fui obrigado a vê-lo. Demasiado preocupado em busca do sentimentalismo e do cliché, demasiado indiferente a criar um bom enredo e a gestacionar uma boa história. Richard Gere é agradável, tudo o resto - incluindo o cão e (gasp!) Joan Allen - dispensa-se.


I Am Love (B+): Tilda Swinton. Cada vez mais te adoro. Não bastou já teres dado a melhor interpretação, feminina ou masculina, do ano passado ("Julia"), ainda vais a caminho de ser uma das melhores também em 2010. E se relembrarmos que foste brilhante em 2008 ("Burn After Reading" e "The Curious Case of Benjamin Button") e 2007 também ("Michael Clayton") e que tens sido sempre awesome há já vários anos, que mais posso eu te pedir? Fotografia belíssima e uma história exemplar. E Itália. Nunca há que descontar este factor.


Iron Man 2 (B-): Uns furos abaixo do primeiro (mas também como igualar aquilo?) mas com uma qualidade a nível de argumento bastante superior. Scarlett Johansson surpreendeu-me pela positiva, já Mickey Rourke... não. Robert Downey, Jr. com uma exibição bem abaixo da que exibiu no primeiro filme (de novo, também difícil de igualar) mas ainda assim muito satisfatória.


Kick-Ass (B): Difícil de caracterizar. Como adaptação de BD, é excelente. Como filme, é um pequeno falhanço. Em termos de interpretações, um sucesso. Em termos de temas abordados, um desastre. E desculpem-me mas se for por este filme que avaliamos o talento de Chlöe Moretz... Por mim está reprovada. Bem melhores que ela temos a Abigail Breslin, a Dakota Fanning e a Saoirse Ronan. Dito isto, palmas para Matthew Vaughn. Boa realização.


Killers (F): O que é que eu hei-de te fazer, Katherine Heigl? Desperdiçar o teu talento em comédias medianas com realizadores sem qualquer indício de talento comédico? (nem sei como é que dele saiu "Legally Blonde"!) Check. Escolher outro sem talento como o Ashton Kutcher para co-protagonista? Check. Ser completamente obnóxia durante a inteira duração do filme? Check. Queres dar comigo em doido?


Management (B): A primeira boa surpresa do ano de 2010. Jennifer Aniston e Steve Zahn impecáveis nos seus papéis. Boa química. Uma comédia com genuína piada. Um tema ainda pouco explorado nas comédias românticas do tipo trágico. Não exagera na dose.


Me and Orson Welles (B): Christian McKay numa das melhores interpretações de 2010 - um deliciosamente animado Orson Welles. Zac Efron finalmente num papel em que não é insuportável (direi, até, que mostra rasgos de talento). Claire Danes completamente fora de tom. Richard Linklater de volta à forma antiga.


Prince of Persia (C-): Uma perda de tempo absoluta. Não tem qualquer valor, aparte de ter dado a Jake Gylenhaal um gostinho do que é ter uma franchise com relativo sucesso. Conhecendo a Disney, dificilmente não teremos uma sequela.


Red (B-): Como explicar... Helen Mirren com armas de grande porte nas mãos; John Malkovich e a sua loucura e imprevisibilidade à solta; Bruce Willis a fazer o que sabe melhor, juntando-lhe um interessante timing comédico; e um senhor chamado Morgan Freeman. Todos a gozar com a sua velhice, todos a divertirem-se, todos em papéis bastante diferentes do que habitualmente interpretam. Awesomeness.



Robin Hood (B-): Nova parceria de Ridley Scott e Russell Crowe, não tão bem sucedida como a de 2000 e não tão interessante como a de 2008. Cate Blanchett não faz nada de particularmente importante no filme, juntando-se à mediocridade que paira pela película inteira. Um filme engraçadito mas que me deixa com um amargo de boca. Não havia nenhuma necessidade de fazer esse filme.


Shoot Me (D+): Se isto é produto da nova geração de realizadores do cinema português, mais vale resignar-nos a nova década de insignificância. Algumas pechas de real talento na realização, bom enquadramento e ângulos na fotografia, mas péssima direcção de actores (Maria João Bastos numa das piores interpretações da carreira) e uma história ridiculamente básica.


Shutter Island (B): A primeira desilusão de 2010 chegou, inesperadamente, das mãos do fabuloso Martin Scorcese. Um filme que nem parece um filme, soa mais a experiência. E se de facto me entreti nos devaneios da mente do prodigioso realizador, que nos testa os sentidos a cada segundo que o filme se revela, o resultado final é... decepcionante. Leonardo DiCaprio, com uma interpretação razoável mas indigna do seu gigante talento, lidera um elenco de notável e indiscutível qualidade (Patricia Clarkson, Emily Mortimer, Michelle Williams, Ben Kingsley e Mark Ruffalo). Ilógico, confuso, mas visualmente e criativamente inesquecível.


The Box (D): Um desastre de monumentais dimensões, este "The Box". Richard Kelly destrói um filme para o qual eu tinha legítimas aspirações e que falhou redondamente em suscitar em mim qualquer tipo de reacção positiva. O mal já começou no casting (só Langella é opção acertada; Cameron Diaz e James Marsden a milhas do que se pretendia) e continuou nos restantes aspectos do filme. Horrorosa desilusão.


The Switch (B): Nunca conseguiria adivinhar o quanto eu gostei de facto deste filme. Bem, talvez isso tenha ver com três grandes factores: Jason Bateman é o primeiro. Juliette Lewis em versão diva/BFF burra é o segundo. E Jennifer Aniston versão Rachel Green com 40 anos é o terceiro. O facto da história conseguir fugir a todos os clichés das comédias românticas à excepção de um (a que era impossível escapar, na minha opinião) e de conseguir ser engraçada e ao mesmo tempo intelectual são grandes bónus.


Troubled Water (B+): Mais um formidável filme estrangeiro que 2010 (2009?) nos trouxe. O dinamarquês "DeUsynlige" é um belíssimo exemplo do que um drama tipicamente europeu deve ser: extraordinariamente bem fotografado, uma história simples, personagens ricos e complexos, uma excelente reviravolta e uma situação que nos faça pensar, que nos faça colocar no lugar das personagens (Como é possível uma vida reerguida ser destruída em segundos por um segredo terrível do passado? Fascinante). 


4 comentários:

Tiago Ramos disse...

DOGTOOTH - Um dos melhores filmes do ano. Mordaz, crítico, bizarro, surreal, lancinante. Excelente metáfora que remete para A ALEGORIA DA CAVERNA.

FISH TANK - O realismo social britânico tem se apresentado como algo fascinante. E a facilidade com que o argumento do filme nos põe a olhar de uma forma por vezes tão irónica e divertida, é fascinante. Fassbender e Jarvis estão brilhantes. Mas a irmã mais nova garante uns momentos bem cómicos! Mas se formos a ver com atenção, o filme é um grande soco no estômago e gosto disso.

IO SONO L'AMORE - Um dos melhores do ano. O que para uns soou afectado e uma tentativa frustrada de parecer clássico, a mim fascinou-me por completo. Tilda Swinton confirmou mais uma vez que é uma das melhores actrizes da actualidade. Brilhante desempenho e falado em italiano (ela aprendeu a língua para fazer o filme!).

KICK-ASS - A primeira metade desiludiu-me, mas lá a meio adaptei-me ao filme e diverti-me bastante. A personagem da Hit Girl já é icónica.

KILLERS - Há muito tempo que não via um filme tão mau. O argumento é terrível, especialmente quando se põe com explicações ainda mais estúpidas que os acontecimentos. E os protagonistas não têm nem química, nem talento algum... pelo menos nesta produção em particular.

ROBIN HOOD - Desiludiu-me bastante. A história não é muito interessante, mesmo que tente ser a prequela da original. Russel Crowe não tem carisma (nem porte físico) para a personagem, apenas se salva com Cate Blanchet. E a realização de Ridley Scott com aqueles slow motions desnecessários, nem vou falar...

SHUTTER ISLAND - Esperava algo mais... WOW. Descobri o twist final em pouco tempo de filme. Mas o filme é brilhante na sua atmosfera!

THE BOX - Gostei bastante. O filme é para mim mais interessante do que a maioria das pessoas indica. O realizador não me desilude nada e a história é na verdade um estudo intrigante sobre a motivação humana.

TROUBLED WATER - É também um dos melhores do ano e é precisamente tudo aquilo que indicas.

Jorge Rodrigues disse...

Tiago,

Concordo absolutamente com tudo o que disseste, à excepção claro do título em que discordamos, THE BOX. Não consigo dizer bem do filme, por muito que tente.

Obrigado pelo comentário.

Jorge Rodrigues

João Fonseca Neves disse...

Caro Jorge Rodrigues, és uma máquina! :D ahahahah

Adorei a tua capacidade de resumir a opinião do filme em meia duzia de frases ;) Por mim, apoio-te na iniciativa e espero que a repitas mais vezes, já que permite ter uma ideia concreta do filme quando não se tem tanto tempo para ler os posts mais completos. Força!

João Samuel Neves

DiogoF. disse...

Gostei muito destas pequenas críticas "expresso". Só comentarei aqueles que já vi:

DOGTOOTH: Curiosamente, sairá, dentro de minutos, a crítica no meu blog. Mas posso dizer-te que acho que terei gostado mais do que tudo. Um dos melhores filmes dos últimos anos.

KICK-ASS: Não achei nada decepcionante. Nada de mais, mas um filme que me entreteve. Gostei muito da Moretz, aliás, sou fã.

SHUTTER ISLAND: Também esperava um pouco mais, mas continuo a ter gostado bastante. E passa exactamente pelo final. Eu criei, creio que inconscientemente, uma interpretação muito pessoal na minha cabeça, e acho mesmo que o DiCaprio não estava louco. Daí que veja o final com uma ambiguidade muito agridoce, que tende a pender para o lado contrário ao que a maioria das pessoas admite.

Quero muito ver:

FISH TANK

IO SONO L'AMORE