Dial P for Popcorn: BOKSUNEUN NAUI GEOT (2002)

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

BOKSUNEUN NAUI GEOT (2002)



Sympathy for Mr. Vengeance é uma filme para gente crescida. É um filme para se ver com os olhos bem abertos, absorver as cenas e sentir todas as acções. É daqueles filmes em que o realizador não se coibe nas emoções e nos mostra tudo, sem receios de ferir os mais susceptíveis.

Escrito e realizado pelo genial Chan-wook Park, criador do "insanely" Old Boy, vem muito na linha deste filme, havendo mesmo a teoria de que Sympathy for Mr. Vengeance, Old Boy e Lady Vengeance estão relacionados entre si, com ideias em comum e existindo uma determinada ordem de visualização que nos permite perceber melhor as ideias de Chan-wook Park. (Uma espécie de ligação especial como a que Iñárritu fez em Amores Perros, 21 Grams e Babel).


Sympathy for Mr. Vengeance
é, como o próprio nome o indica, um filme sobre vingança.

Ryu
é surdo e mudo. Trabalha numa empresa que lida com o carvão, recebe um salario baixo e tem uma irmã que necessita urgentemente de um rim. Despedido da fábrica e sem capacidade para encontrar um dador compatível para o problema da irmã, decide contactar uma médica que, ilegalmente, compra rins. Faz um acordo com esta e acerta que, após lhe retirarem um rim (uma vez que o dinheiro que Ryu tem não chega para pagar um), lhe darão um rim para a irmã. É traído e acorda nu, sozinho e com menos um rim.


Vira então as suas atenções para o seu antigo patrão, Park Dong-jin, pai de uma amorosa menina de quatro anos chamada Yu-sun. Com a ajuda da sua amiga Cha Yeong-mi (fervorosa activista de esquerda), conseguem raptar a rapariga, com o objectivo de exigir um resgate que pague a sua libertação. Sem objectivo de lhe fazer mal, criam com ela uma amizade feliz.


Mas, eis que algo corre mal. A irmã de Ryu descobre que este havia raptado a filha do seu patrão e, não conseguindo aceitar que este tivesse feito algo tão odioso para a salvar, decide pôr termo à vida. Mas as contrariedades não ficam por aqui. Enquanto Ryu aconchegava a sua irmã entre as pedras à beira-rio (local escolhido para a sepultar), Yu-sun cai ao rio e morre afogada. E eis que todo o plano de Ryu se altera por completo. O que antes parecia simples, lógico e previsível, está agora a fugir por completo a Ryu e Yeong-mi. Mudanças que terão consequências graves e trágicas para ambos.


Chan-wook Park é um realizador bestial, um criador que merece ser adorado e admirado por muitos e que não deixa os créditos em mãos alheias com este filme. Merece, sem dúvida, toda a vossa atenção!


Nota Final: B+


Trailer:



Informação Adicional:

Realização: Chan-wook Park
Argumento: Chan-wook Park
Ano: 2002
Duração: 129 minutos


Sem comentários: