Dial P for Popcorn: Discutindo os Emmy 2011: Melhor Série - Drama

terça-feira, 12 de julho de 2011

Discutindo os Emmy 2011: Melhor Série - Drama

A contar os dias para o anúncio dos nomeados para os Emmy 2011 - que ocorrerá esta quinta-feira 14 de Julho, venho oferecer a minha opinião sobre quais os candidatos mais fortes nas principais corridas e tentar a minha sorte no jogo preditivo, tal e qual como faço para os Óscares. Para encerrar as principais categorias de Drama, só falta mesmo Melhor Série.

MELHOR SÉRIE - DRAMA


PREVISÃO:
"Boardwalk Empire"
"Dexter"
"Friday Night Lights"
"The Good Wife"
"The Killing"
"Mad Men"

Em princípio, uma categoria bastante competitiva, como é apanágio, até mais competitiva do que o habitual, visto que pela primeira vez o tricampeão "Mad Men" tem competição à altura sob a forma de "Boardwalk Empire", que vem fresquinho de uma vitória nos Globos de Ouro e de um SAG para Melhor Elenco. A luta pela vitória final passará, sem dúvida, por um destes dois. Também "Dexter", um nomeado já padrão desta categoria, deverá voltar a ser nomeado, apesar da sua popularidade começar (finalmente) a decrescer. Pelo contrário, quem vem lançado e com a cotação a subir em flecha (a ponto de muitos críticos acreditarem ser possível conquistar o Emmy) é "The Good Wife", cuja segunda temporada conseguiu ainda maior buzz do que a primeira, que conquistou número recorde de nomeações para a CBS.

A dúvida, para todos, reside nos dois últimos lugares. E a dúvida existe fundamentalmente por duas razões: a primeira é porque não há uma série que reúna consenso de que deve e merece ser nomeada. Sim, há defensores acérrimos de "Game of Thrones" mas "True Blood" é capaz de ter primazia se a Academia for escolher uma série de fantasia, até porque foi nomeado o ano passado - claro que posso também estar redondamente enganado e "Game of Thrones" impressionar mais do que estou a pensar. A competir pela mesma vaga temos "Fringe", que é ficção científica de puro quilate, que já merece há muito ser premiada nalgum lado, que provavelmente vai ver outro ano passar-lhe ao lado sem que veja nomeações significativas e a série gore sobre zombies, "The Walking Dead", que será quem provavelmente ficará com o lugar, se a Academia decidir fugir às convenções mais um ano.


O mais provável, contudo, é que a AMC repita os dois nomeados como de costume não com esta série de Frank Darabont mas sim com "The Killing", que conquistou aclamação crítica pela sua primeira parte da temporada e que, mesmo que a segunda metade tenha sido menos inspirada, tem fortes hipóteses de conseguir uma nomeação aqui. É o tipo de série prestigiante que a Academia gosta de premiar.

Outras séries que vão certamente garantir votos são "Shameless" - que estreou a sua primeira temporada com grande sucesso na Showtime, que acredita muito na série mas que possivelmente vai ter que se contentar com a nomeação do seu actor principal -, "Justified" - que se ficará muito provavelmente pelo sétimo lugar na corrida, portanto aquele nomeado que quase chega lá mas que no fim não consegue e o polémico "Sons of Anarchy", que também me parece que se há-de contentar com a nomeação de Katey Sagal.

Outra série com algumas hipóteses, embora mais remotas, é "In Treatment", que foi cancelada e portanto pode dar vontade à Academia de premiar a série pela última vez, tal como "Big Love" e "Friday Night Lights". Esta última será, espero eu, a surpresa positiva das nomeações todas, fazendo um upgrade das duas nomeações para os seus protagonistas somando a estas uma nomeação muito merecida e até diria catártica para o final desta grande série. Quem parece ter saído de vez do radar é "House", o que se percebe perfeitamente, dado a contínua derrocada de qualidade da série.

De resto, é possível que tenhamos uma surpresa (afinal, são os Emmy!) na forma de "Burn Notice", "White Collar", "Covert Affairs", "Men of a Certain Age", "The Borgias", "Spartacus" ou "Camelot", mas não contaria muito com isso.

4 comentários:

Pedro Afonso disse...

Não concordo muito com esta selecção, por várias razões:
Primeira, "Game Of Thrones" não só será nomeada em muitas categorias, como também será provavelmente a que tem mais hipóteses de ganhar. É, fazendo uma análise fria e objectiva, a melhor série da actualidade.
Segunda, "House" teve a sua melhor temporada de sempre. Prevejo nomeação para a série, Lisa Edelstein (é a última oportunidade da academia de a premiar pelo papel de Lisa Cuddy) e obviamente Hugh Laurie.
Terceira, "Damages" é outro peso pesado que está ausente desta lista. Se falássemos apenas em termos qualitativos, levaria certamente a melhor sobre a bem mais popular "Mad Men". Glen Close parte na pole position para o prémio de melhor actriz dramática.
Por último, penso que "True Blood" e "Fringe" estarão fora da corrida e "The Walking Dead" poderá ser o concorrente na categoria do fantástico (embora "Game Of Thrones" também tenha essa vertente bem marcada. Gosto de "The Killing", mas acho que não tem hipóteses nas categorias principais.
Concordo no que diz respeito a "Boardwalk Empire", "Dexter", "The Good Wife" e "Mad Man". São as apostas mais seguras da temporada.

Jorge Rodrigues disse...

Caro Pedro,

Desde já obrigado pelo comentário! Vamos a cada um dos pontos mencionados:

- 'Game of Thrones' nunca ganhará este ano - admito que posso ter subestimado o número de nomeações que terá mas tenho 99,9% de confiança que a luta é entre 'Mad Men' e 'Boardwalk Empire' - os Emmys dificilmente premiarão 'Game of Thrones', seja a melhor série da actualidade ou não;

- 'House' caiu do radar dos Emmy e portanto dificilmente conseguirá sequer nomeação para Hugh Laurie, quanto mais para Lisa Edelstein que nunca a nomeou (mas gostava sinceramente que fosse, é de longe a melhor actriz do elenco);

- 'Damages' não conta este ano, como disse abaixo, porque não emitiu episódios esta temporada;

De resto, tudo de acordo. Claro que estamos aqui a expressar opiniões e portanto tudo pode acontecer. São os Emmy, afinal!


Cumprimentos,

Jorge Rodrigues

Pedro Afonso disse...

Caro Jorge,
Realmente tens razão em relação a "Damages", foi confusão minha. Só acabei de ver a 3º temporada esta semana e começou agora a quarta.
No resto, um empate, acertaste em "Friday Night Lights" e eu em "Game Of Thrones" (apesar de ter ficado aquém das nomeações que eu esperava).
Edelstein não foi nomeada, pode ser que tenha melhor sorte em "The Good Wife".
Vamos ver no que dá. Eu continuo a apostar em "Game Of Thrones" (embora reconheça que, com estas nomeações, tenha poucas hipóteses).

Cumprimentos,
Pedro Afonso

Jorge Rodrigues disse...

Grande Pedro,

De novo, obrigado pelo comentário.
De facto, já esperava estar a subestimar 'Game of Thrones', tanto o é que assumi apenas que Peter Dinklage poderia ter hipótese de ser nomeado mas vá a série ainda conseguiu Melhor Drama e Melhor Realização e Melhor Escrita. Nada mau para um estreante. Fico satisfeitíssimo com as nomeações de 'FNL' e sem dúvida que espero que 'The Good Wife' traga finalmente a nomeação a Lisa Edelstein que ela muito merece.

Agora, a votação para quem vence é mais justa, porque quem vota tem que assistir aos seis episódios escolhidos por cada um dos nomeados e escolher o melhor baseado nesse episódio. Portanto 'Game of Thrones' poderá ter hipótese, sim. Remota... Mas sim.

Espero que espreite daqui a pouco o texto de análise que vou deixar a todos os nomeados ;)

Cumprimentos,

Jorge Rodrigues