Dial P for Popcorn: Personagens do Cinema - Melanie Daniels

sábado, 30 de outubro de 2010

Personagens do Cinema - Melanie Daniels


Começo por vos pedir desculpa pela nossa ausência. Os exames da faculdade têm-nos comido o tempo e a paciência e o blog acaba por ficar prejudicado com tanto trabalho acumulado.

Recupero hoje, com prazer, a minha crónica das Personagens do Cinema. E hoje vou falar-vos de uma personagem marcante de um filme igualmente marcante. Recordo-me de estar ainda no décimo ano, com quinze anos, quando o meu professor de Inglês (a pessoa a quem devo o início da minha paixão da séptima arte) perguntou à turma quem já tinha visto um filme do Hitchcock. Após um silêncio geral, a expressão "Mas o que é que voces andam a fazer neste mundo?" ficou-me para sempre na memória e foi graças a ela que, poucos dias depois, peguei neste lendário "The Birds".


Um terror paranóico baseado numa idea peculiar: Terão os Pássaros a capacidade de nos aterrorizar? Até ver The Birds, não acreditava nisso. Mas após Hitchcock, cuja magia e talento estão demonstrados nas dezenas de filmes e séries que fez, criar The Birds todos aqueles que o vêem, ficam tocados. Uns mais do que outros, acabam por ficar sensibilizados e impressionados perante o terror e frieza das cenas em que as dezenas de pássaros atacam como um gang organizado que destroi tudo aquilo em que toca.


Mas passemos à nossa personagem desta semana: Melanie Daniels (Tippi Hedren) é uma bonita jovem de Los Angels habituada ao sucesso e às grandes montras. Uma mulher citadina, moderna, à frente no seu tempo, desejada e amada por muitos homens, acaba por encontrar na indiferença e irreverência de Mitch Brenner um inesperado interesse que a leva, por gentileza, a guia-lo até Bodega Bay, onde Mitch vive com a mãe e a irmã.

Após a sua chegada, começa uma estranha migração de pássaros que, aos poucos e poucos começam a causar sérios estragos na povoação. O terror instala-se quando o vizinho de Mitch aparece morto e Melanie Daniels se começa a aperceber que ela é o alvo dos pássaros.


Um filme intrigante, intenso e inesperado. The Birds é aquilo a que chamamos um filme à Hitchcock. Embora não seja dos seus melhores filmes, tornou-se memorável graças ao papel de Tippi Hedren e à vida que Hitchcock deu aos "seus" pássaros.

3 comentários:

Jorge Rodrigues disse...

Primeiro, há que agradecer por te desculpares pela minha ausência. Quero ver se as radiografias vão de vela amanhã para já cá vir colocar algumas coisinhas.

Quanto à rubrica... Gostei da personagem que foste buscar. "The Birds" é sublime, é capaz mesmo de ser dos filmes do Hitchcock que eu mais gosto (e que acho que vi porque tu me indicaste, não tenho a certeza - mas dessa história que contaste lembro-me de certeza).

Abraço!

Jorge

Jorge Teixeira disse...

Não é dos meus Hitchcocks preferidos, mas é um grande filme, sem dúvida. E esta Melanie é das mais carismáticas e menos típicas no seio das escolhas de divas do realizador.

Aterrador e inquietante classificaria assim este The Birds.

abraço

DiogoF. disse...

Sim, memorável.

A Tippi está fabulosa. Sem deixar cair o seu véu de sensualidade, estabelece uma dicotomia incrível entre a mulher forte (que enfrenta os pássaros, que suporta a mãe do outro) e a loira bonita e frágil (aquela cena final, no sotão, está fenomenal).

Excelente escolha, para variar.