Dial P for Popcorn: DAFA 2010: Melhor Elenco

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

DAFA 2010: Melhor Elenco



Bem-vindos à primeira edição dos Dial A For Awards, a cerimónia de prémios de cinema do nosso blogue, Dial P For Popcorn. Iremos revelar, categoria a categoria, os nossos seis nomeados e três vencedores entre aqueles que foram, para nós, os melhores filmes de 2010.


Ainda falta mais uma categoria musical, mas a ela voltaremos mais tarde. Continuamos com os nossos prémios com uma das maiores categorias: Melhor Elenco. Nunca é demais valorizar a importância que um grande elenco tem num filme. Estas seis escolhas foram as que, para mim, melhor contribuíram para elevar o nível dos seus filmes, funcionando como uma cooperação harmoniosa, colaboradora e generosa uns com os outros. Neles, não há pontos fracos; todos são bons. Cá estão os nomeados para Melhor Elenco:







ANIMAL KINGDOM - #3
ANOTHER YEAR
SCOTT PILGRIM VS. THE WORLD
THE FIGHTER - #2
THE KIDS ARE ALL RIGHT - #1
WINTER'S BONE




O crime já é um amor de família em ANIMAL KINGDOM, no qual somos apresentados aos diversos membros da família Cody, cada um mais assustador e ameaçador que o outro, transformando esta história simples num enredo envolto em mistério e, acima de tudo, convincente e interessante. Mike Leigh consegue sempre grandes interpretações dos seus elencos, sejam em papéis de protagonista sejam nos papéis mais pequenos. ANOTHER YEAR não é excepção, proporcionando-nos mais uma grande heroína (Manville), dois grandes sidekicks (Sheen e Broadbent) e todo um conjunto de personagens curiosíssimo, nos quais um belo conjunto de actores respirou vida. A equipa de casting por detrás de SCOTT PILGRIM VS THE WORLD esteve de parabéns: não só Michael Cera é um Scott exemplar, como também as escolhas inspiradas para intepretar Knives Chau, Ramona Flowers, Kim Pine, Stephen Stills, Wallace Wells, Julie Powell, Stacey Pilgrim e Gideon Graves, entre outros. Que eles tenham conseguido juntar um elenco de puro talento que vai desde Cera a Culkin, de Kendrick a Plaza, de Schwartzmann a Routh, é obra. O elenco de THE FIGHTER não foi premiado vezes suficientes este ano. Um trabalho exemplar de Bale, Leo, Wahlberg e Adams, é certo, funcionando os quatro sempre em equilíbrio e travando mini-batalhas individuais entre eles, cada um intrinsicamente interessante e importante, delineando na perfeição a diferença entre os relacionamentos e as personalidades das personagens. O melhor trabalho do ano, em termos de qualidade bruta do elenco, está em THE KIDS ARE ALL RIGHT. Nunca pensei eu que Julianne Moore e Annette Bening conseguissem ter tanta química enquanto casal de lésbicas, mas é verdade. Mia Wasikowska e Josh Hutcherson parecem mesmo ser irmãos, tal é a cumplicidade e os detalhes na sua relação em filme. E Mark Ruffalo é uma adição de luxo a esta família, reagindo de forma exemplar - e distinta - a cada um dos quatro componentes. Um grupo de grandes actores no topo da sua forma. Finalmente e apesar de todo o buzz ter caído em Hawkes e Lawrence, WINTER'S BONE é, acima de tudo, uma peça de ensemble. É o elenco que brilha mais nas florestas Ozark e é nas cenas em grupo que o filme revela todo o seu esplendor.




E para vocês: quais foram os elencos que vos encheram o olho?

5 comentários:

Filipe disse...

Primeiro comento os nomeados... :P

Não vi ainda "Animal Kingdom" nem "Winter's Bone" mas já não devem demorar muito... :P

Quanto a Scott Pilgrim, sinceramente já acho cansativo ver o Cera a fazer o mesmo tipo de papel. Não está mal mas já não surpreende... Por outro lado, Winstead, Culkin e Schwartzman estão muito bem, especialmente o 2º.

Em "Another Year" não tenho nada a apontar... Uma Manville simplesmente extraordinária e um conjunto de actores que fazem uma base sólida para ela brilhar...

"The fighter" tem um quarteto muito bom e mais uma ou outra boa interpretação mas as irmãs dos protagonistas eram péssimas!! E no começo, quando o vi (ainda pretendo rever para tirar as duvidas), tudo me parecia muito caricaturial, especialmente o retrato da família.

"The kids are all right" tem, para mim, um elenco melhor que o argumento... :P Eu sei que não partilhamos da mesma opinião mas para mim tem uma ideia e propósito melhor que a sua resolução. No entanto, o elenco é sem duvida muito bom... Não percebo o imenso buzz para Bening, se devia de haver buzz era para a dupla Bening/Moore porque é nos momentos a duas que mais brilham. Ruffalo surpreendeu-me enquanto que os 2 irmãos têm 2 sólidas performances.

Para mim, "Black Swan" tem um dos melhores elencos... Isto porque tem uma Portman fenomenal e porque todos os secundários têm noção de que o filme é para Portman brilhar e não lhe roubam o protagonismo mas brilham no "espaço" que têm para si. Ryder, Hershey, Cassel e Kunis cumprem exemplarmente os propósitos das suas personagens!

Nuno disse...

Concordo com todos os escolhidos.

Não gostei muito do "Animal Kingdom", mas reconheço que tem um bom elenco. "Winter's Bone" tem um bom elenco, mas o tempo e importância de cada um são muito disnivelados.

Jorge Rodrigues disse...

FILIPE:

Recomendo vivamente ambos os títulos que ainda não viste.

Ainda bem que concordamos em ANOTHER YEAR e SCOTT PILGRIM e sim eu percebo o cansaço pelo Cera - também me sinto assim, se bem que aqui o 'casting' é bem aplicado, porque ele é a personagem, tal e qual. Já no THE FIGHTER eu percebo o que dizes mas não concordo: acho mesmo que era o que O'Russell pretendia, aquele material muito 'camp', um pouco 'cheesy' e foleiro, que parecesse caricaturado. Aquela família é realmente muito especial.

Quanto ao BLACK SWAN... Não consigo considerar aquilo um elenco sequer, não consigo. É um grupo de actores a trabalhar. É como THE TOWN. É como INCEPTION.

O meu 7º nomeado seria THE SOCIAL NETWORK, que esteve quase a ser nomeado aqui - o problema é que decidi que me tinha de controlar e não nomeá-lo para tudo :)

Como vês pelos meus vencedores, eu gostei MUITO de THE KIDS ARE ALL RIGHT. Não posso fazer mais do que isso para te recomendar nova visualização do filme. Talvez te dê uma impressão mais positiva. Mas ainda bem que também concordas que o elenco é excelente.

NUNO:

Eu, pelo contrário, gostei imenso do ANIMAL KINGDOM, mas lá está, são opiniões (por exemplo, sei que o João não gostou). E sim tens razão, Dickey, Hawkes e Lawrence têm uma porção significativa de tempo de ecrã em WINTER'S BONE, mas a verdade é que as cenas em grupos grandes são as melhores do filme.


Muito obrigado pelos comentários,

Jorge Rodrigues

Filipe disse...

Quanto ao "Black Swan" até concordo contigo que seja mais um grupo de actores a trabalhar em conjunto porque basicamente eles só se relacionam com a personagem da Portman... As personagens secundárias praticamente não se relacionam com a outras. Pode não ser considerado um "elenco" como pretendes definir o termo mas é um excelente trabalho de todos os actores envolvidos... Se não é um "elenco" é devido ao argumento e não à qualidade dos actores. Percebo o que queres dizer mas espero que também entendas o meu ponto de vista... :P

"The Town" e "Inception" já têm um elenco mais desnivelado. Renner e Cottilard são a chama dos filmes.

Enquanto não vir o Cera a fazer um papel diferente não o posso considerar um actor com A minimamente grande... :P Sim, ele é mesmo a personagem mas isso faz com que o veja a ele e não ao Scott Pilgrim durante o filme.

Definindo elenco como tu o fizeste, então o 1º lugar só podia mesmo ser do "The kids are all right". Um quinteto muito bem orquestrado, especialmente no que diz respeito ao trio principal. Eu já vi o filme 2 vezes (uma no cinema e outra em casa) e, apesar de achar um bom filme, torna-se demasiado comum quando a Jules se relaciona com o Paul. É mais uma questão de achar que podia ser melhor, tendo em conta a premissa inicial, do que ser um mau filme (longe disso, dou-lhe um 7/10 sendo que o 10 só dou em filmes que me maravilhem completamente).

Ontem revi o "The fighter" e já não me incomodou tanto aquele "foleirismo" da família (tirando as irmãs, que continuo a achar que estão extremamente exageradas) mas penso que em determinadas situações foi demasiado utilizado para fazer humor que nada trazia para a história...

Jorge Rodrigues disse...

FILIPE:

Compreendo perfeitamente o teu ponto de vista. Não concordo completamente, como percebes, mas aceito a tua opinião.

Quanto ao THE KIDS ARE ALL RIGHT... Até lhe deste uma boa nota. Já percebi que não gostaste tanto do filme como eu - e eu também acho que o filme se perde na interacção da Jules com o Paul. Mas o que eu achei interessante nessa relação - e que Cholodenko deve ter pensado o mesmo - foi pôr-nos desconfortáveis com esse 'affair', digamos, sendo que o que nos devia à partida deixar desconfortável era a relação entre as duas lésbicas, porque a heterossexual seria a escolha mais 'normal'.

Eu achei fascinante o estudo por detrás do filme. Mas percebo o que queres dizer.


Obrigado pelo comentário,

Jorge Rodrigues