Dial P for Popcorn: ANOTHER YEAR (2010)

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ANOTHER YEAR (2010)



"Life is not always kind, is it?"


Que diriam vocês se alguém decidisse entrar dentro de vossa casa, no seio da vossa família e entre os vossos amigos, e começasse a filmar o vosso dia-a-dia, durante um ano inteiro? Parece... aborrecido, não é? Sem qualquer propósito. Afinal, as nossas vidas nada têm de especial. É, talvez, este ingrediente que mais atrai ao virtuoso realizador Mike Leigh, que volta a pegar na rotina diária de pessoas ordinárias, sem qualquer feito de relevo, para nos mostrar todo o tipo de lições sobre o que é ser feliz e como lá chegar. 

 
Relembro que este é o mesmo homem que nos presenteou há dois anos com o magnífico "Happy-Go-Lucky", que nos proporcionou um valente soco no estômago com "Vera Drake" e que produziu clássicos intemporais como "Secrets and Lies", "Naked" e "Topsy-Turvy", um homem brilhante a explorar o que há de mais puro e impressionante no drama da vida  que tem um olho e um instinto certeiros para a comédia humana, um observador fascinante do comportamento humano e sobretudo com um genuíno talento para uma forma invulgar de fazer cinema: sem julgamentos. 

O filme segue o dia-a-dia de um casal ao longo de um ano, com vizinhos e amigos e família a aparecerem em diferentes momentos ao longo das quatro estações do ano. Não há muito mais que aconteça no filme. Contudo, no que algumas pessoas preferem ver aborrecimento e monotonia, eu prefiro ver realismo, porque a nossa vida, a vida da grande maioria das pessoas que passa por este mundo, é assim. Não se passa muita coisa. Gerri e Tom (Ruth Sheen e Jim Broadbent) são um casal de meia-idade feliz, que faz questão de aproveitar o melhor que a vida tem para oferecer, que tem as portas sempre abertas a visitas. De uma felicidade genuína e palpável, inteligentes, amáveis e carinhosos, fornecem um excelente contraste em relação às visitas que lá aparecem por casa, não tão ajustados e com a vida resolvida como eles. 

 
A química e a empatia que Sheen e Broadbent conferem aos seus personagens é incrível, dotando-os igualmente de uma fascinante cumplicidade, de modo que muitas vezes só uma troca de olhares ou de uma palavra entre eles diz milhões de coisas que pensam mas não ousam dizer. Tudo isto transforma-os num convincente casal que fica contente por receber os amigos e que verdadeiramente torna a sua estadia o mais agradável possível. É impossível ver o filme e não pensar o quão divertido e reconfortante seria visitá-los neste preciso momento.


A interpretação de Sheen e Broadbent tem ainda outro condão: o de deixar a Lesley Manville a possibilidade de explodir com o cenário. Que interpretação formidável. Possivelmente a melhor que vi, em termos de actrizes secundárias, este ano. Mary está completamente perdida. Está tão perdida que já nem sequer parece ter conserto - algo que dá para perceber logo que a vemos, nem precisávamos que Tom e Gerri, na cama à noite, após mais uma das visitas de Mary, comentassem: "It's so sad". Mary é uma mulher na casa dos quarenta, divorciada, que bebe demasiado, que é completamente inapropriada a maioria das vezes que fala (diz sempre o que pensa), que repete a mesma piada milhares de vezes, que comete imensos faux-pas em socialização normal e que, sem noção da sua situação real, continua convencida que está no pico da sua vida e portanto que o homem perfeito há-de vir ter com ela - e tanto assim é que ela se julga capaz de afastar Kenny, mais um dos amigos de Gerri e Tom que aparece para visitar, também ele solteiro (melhor, divorciado) e que busca em Mary uma companhia para o resto dos seus dias.


Trágica mas divertidíssima, frágil mas humana, neurótica a ponto de fingir despreocupação para se convencer a si própria do contrário, impossível de agradar e aturar em certas alturas mas também impossível de enxotar quando já bebeu mais do que uns dois, três copos, Mary é simplesmente inesquecível. Uma interpretação electrizante, hábil a fugir da caricatura e transformando Mary numa roda viva de emoções e transportando-nos a nós com ela, Lesley Manville é magistral.

O argumento é genial. Construído a pensar em momentos superficiais, triviais do dia-a-dia, é na mensagem que reside no seu interior que se encontra toda a beleza.  A pacatez ingenuamente pode levar-nos a pensar que nada substancial se passa. Não se enganem, este é um filme profundo, pleno de situações cheias de humor mas com vários episódios dotados de maior tristeza e melancolia. Deve ser seguido com a maior das atenções, porque aqui, cada fala, cada olhar, cada variação na forma como cada personagem se comporta em relação às outras, conta. 


E, no fim de contas, não é assim a vida? Às vezes passa a correr, outras vezes leva tempo demais a passar, contudo aquilo que nos fica, no final, não são os acontecimentos que se passaram - são as pessoas com quem os passámos. Lembramos as amizades que fazemos e o tempo que passamos com elas, os abraços e beijos que trocamos com a família, as horas que partilhamos com quem trabalha connosco ou com quem estuda connosco. Os melhores momentos da nossa vida são, invariavelmente, aqueles que passamos com as pessoas que dão significado à nossa existência. E é isso que Mike Leigh tenta, afinal, transmitir.



Nota:
A-



Informações Adicionais:
Realizador: Mike Leigh
Argumento: Mike Leigh
Elenco: Jim Broadbent, Ruth Sheen, Lesley Manville, Karina Fernandez, Oliver Maltman, Peter Wight
Fotografia: Dick Pope
Música: Gary Yershon


Trailer:


6 comentários:

Joana Vaz disse...

Adorei o filme!:D

Que casal tão feliz, cúmplice e carinhoso. Tão equilibrado!

Em contrapartida, os amigos são tão instáveis, sobretudo Mary.
O filme ganha outra dimensão com a sua personagem, que no inicio nos consegue divertir com toda a sua "inocência" e bom-humor, mas no final nos deixa tristes e pensativos... A última cena, em que ela não ouve nada do que a rodeia, é simplesmente assombrosa...

Um filme que nos mostra vidas afortunadas, mas também vidas amarguradas.
Fantástico!

Gostei muito da crítica, especialmente do último parágrafo!;)

Bruno Cunha disse...

Tenho alguma curiosidade pela fita devido a ser do realizador que é e da sua visão da terceira idade.
Frank and Hall's Stuff

Nuno Barroso disse...

Estou bastante interessado em ver este filme. Apesar de ainda só ter visto dois filmes deste realizador («HAPPY-GO-LUCKY» e «VERA DRAKE») o seu estilo agrada-me imenso. Irei mergulhar no resto do seu trabalho assim que tiver oportunidade.

O grande interesse neste filme advém do facto de considerar os argumentos deste senhor realmente muito bons, bem como ter ouvido por aí dizer que a Lesley Manville está fenomenal :º

João Fonseca Neves disse...

Jorge,

tenho imensa curiosidade em ver este filme! É um dos que mais quero ver! Ainda bem que gostaste. Já tinha belas expectativas depois do que a Rita me disse sobre o filme, mas depois da tua crítica, vou de certeza ve-lo ;) Abraço!

João Samuel neves

Tiago Ramos disse...

Gostei mesmo muito. É o que se chama fazer muito com tão pouco. É a magia de Mike Leigh.

Jorge Rodrigues disse...

Desde já, agradeço os comentários.

JOANA:

Também fiquei encantado. E o filme diz tanto com tão pouco a acontecer. Fiquei mesmo impressionado com a direcção de actores, havia ali muita naturalidade. E Lesley Manville (Mary) - linda.


BRUNO:

O filme é obrigatório, mais que não seja, por ser um Mike Leigh. Mas deixou-me francamente surpreendido.


NUNO:

Recomendo vivamente que o vejas. O argumento desta vez não é o maior poder do filme, como de costume, mas é ainda assim muito bom.

JOÃO:

Aconselho-o vivamente, como podes ver.


TIAGO:

É, não é? Também fiquei siderado com o que ele consegue fazer a partir de uma ideia tão simples.


Cumprimentos a todos,

Jorge Rodrigues