Dial P for Popcorn: DAFA 2010: Melhor Canção Original

sábado, 12 de fevereiro de 2011

DAFA 2010: Melhor Canção Original



Bem-vindos à primeira edição dos Dial A For Awards, a cerimónia de prémios de cinema do nosso blogue, Dial P For Popcorn. Iremos revelar, categoria a categoria, os nossos seis nomeados e três vencedores entre aqueles que foram, para nós, os melhores filmes de 2010.


Para não começar logo com os prémios mais importantes (há que trabalhar um pouco para o suspense, pessoal - mas prometo que as nossas listas dos melhores filmes do ano estão quase aí - esperemos que antes dos Óscares, de preferência) e até porque já fiz a minha análise à música e às bandas sonoras do ano, são essas as três categorias por onde vamos começar. 

A primeira das quais é Melhor Canção Original. Como avisado na introdução, temos seis nomeados, que vou deixar por cá durante o dia para que possam opinar acerca do seu valor. E no final do dia eu actualizo isto e coloco os vencedores.

Então, sem mais demora, os primeiros nomeados:

"You Haven't Seen The Last of Me", BURLESQUE
"Me & Tennessee", COUNTRY STRONG - #2
"Sticks & Stones", HOW TO TRAIN YOUR DRAGON - #1
"Chanson Illusionist", L'ILLUSIONISTE
"I See The Light", TANGLED - #3
"Mother Knows Best", TANGLED


Não tivemos assim muitas grandes canções este ano - a maior quantidade delas veio do musical BURLESQUE e, se bem que interessantes, a única com verdadeira qualidade para integrar a lista é a portentosa balada de Diane Warren para Cher, "You Haven't Seen The Last of Me", que funciona como um aviso desesperado da proprietária Tess ao mundo, que ela não vai a lado nenhum, que não desiste. Outro dos nomeados veio do outro filme com toque musical este ano, COUNTRY STRONG, que tinha três boas músicas para escolher - dessas, a que se destaca, para mim, é "Me & Tennessee", escrita por Chris Martin. Consegue ter uma batida country forte sem ser bem uma música desse estilo, muito mais viva, próxima de uma música pop e que funciona bastante bem para a cena do filme em questão. "Sticks & Stones" é pura alegria; contagiante, inocente e leve, faz-me sonhar com aventura, com vôos altos, com felicidade - combina na perfeição com o tom de HOW TO TRAIN YOUR DRAGON. "Chanson Illusioniste" é, apesar de não parecer, uma música alegre. Sylvain Chomet trata-nos a uma obra melancólica como nunca em L'ILLUSIONISTE, mas um dos meus grandes prazeres a ver o filme é esta música, que é impossível não trautear em certas partes. Finalmente, temos o duo de TANGLED: a Disney lá conseguiu a proeza de não arruinar com o vilão da história e proporcionou-nos um momento de genial diversão com "Mother Knows Best", que nos apresenta a deliciosa Mother Gothel; e dá-nos uma das melhores cenas do ano, em que tudo o que este filme tem de bom a oferecer se conjuga em "I See The Light".



Acima vos deixei as seis músicas escolhidas e agora pergunto: para vocês, qual ou quais as músicas do ano?


5 comentários:

Tiago Ramos disse...

Excelentes escolhas e de todas a que menos gosto é a de How To Train Your Dragon, embora seja obviamente de qualidade. A minha preferida é a de Country Strong, muito bem escrita por Chris Martin.
No Tangled também gosto muito de uma que não incluiria nos nomeados até por ser muito pequena: mas gosto muito daquela canção do encanto do cabelo.

Joana Vaz disse...

Gosto das seis e nem consigo bem ter favorita...:)
Vou mudando muito de opinião consoante o estado de espírito.

"I See The Light" tem toda a magia da Disney e tinha tantas saudades dela que me apaixonei pela música.;)

"Mother Knows Best" tinha mesmo de estar na tua lista. Quem te conhece sabe bem disso!;)
O estilo Broadway numa cena tão simples, mas tão "complexa". Que grande poder manipulador.

"You Haven't Seen The Last of Me" foi durante muito tempo a minha preferida, agora já me balanço mais, mas não por causa da música em si, que é grito de competência!;)

"Me & Tennessee" é a melhor música do filme, não percebo porque não foi esta a escolhida para os Óscares. Tenho vindo a apreciá-la cada vez mais, fica tão facilmente no ouvido!;)

"Sticks & Stones" também me encanta. Na realidade tudo em How To Train Your Dragon me impressiona.

Por último, como ainda não vi L'Illusioniste ainda não sei dar o devido valor a "Chanson Illusionist".
Mas tem o bom estilo francês, que me fascina!;)

E eu só acrescentaria "We Belong Together", que tenho de confessar que me foi conquistando de dia para dia.

Jorge Rodrigues disse...

Obrigado pelas opiniões e comentários :)

Já estão publicados os resultados - e com "Sticks & Stones" a ganhar, pois - quem me conhece sabe que é o meu toque de telemóvel e tudo, portanto era lógico que iria vencer.

Cumprimentos,

Jorge Rodrigues

Jorge Rodrigues disse...

E sim Joana, "Mother Knows Best" tinha que fazer parte da minha lista. Às vezes que a trauteei para a minha irmã já...

Mariana disse...

A minha favorita é sem dúvida o "I see the light" do filme Entrelaçados