Dial P for Popcorn: DAFA 2010: Melhor Banda Sonora, Original e Não Original

sábado, 12 de fevereiro de 2011

DAFA 2010: Melhor Banda Sonora, Original e Não Original



Bem-vindos à primeira edição dos Dial A For Awards, a cerimónia de prémios de cinema do nosso blogue, Dial P For Popcorn. Iremos revelar, categoria a categoria, os nossos seis nomeados e três vencedores entre aqueles que foram, para nós, os melhores filmes de 2010.


Continuando na senda musical, trago-vos as duas últimas categorias de hoje, que dizem respeito às bandas sonoras. Já o fiz o ano passado e volto a fazê-lo, até porque acho que os Óscares não são justos com os compositores ao premiar apenas aqueles com obras originais. E assim aqui nos nossos prémios temos duas categorias para Bandas Sonoras.

A primeira categoria a anunciar é Melhor Banda Sonora Original. E os nomeados são:



Sylvain Chomet, L'ILLUSIONISTE - #3
Alexandre Desplat, THE GHOST WRITER
Jon Hopkins, MONSTERS
John Powell, HOW TO TRAIN YOUR DRAGON - #2
Trent Reznor e Atticus Ross, THE SOCIAL NETWORK - #1
Hans Zimmer, INCEPTION

Depois do que disse há algum tempo sobre estas bandas sonoras, não haverá muito mais a dizer. Penso que a banda sonora de Chomet se adequa na perfeição a L'ILLUSIONISTE, aqui e ali mais alegre, mas predominantemente triste, saudosa, nostálgica. O trabalho de Desplat este ano foi mais uma vez intenso, com três boas bandas sonoras dele. A melhor, sem dúvida, é a de THE GHOST WRITER, com uma intensidade e uma envolvência que nos transporta para o meio da acção. Trent Reznor e Atticus Ross revolucionaram o conceito de banda sonora este ano, conferindo a THE SOCIAL NETWORK um ar magnetizante, poderoso, eléctrico. Hans Zimmer volta ao topo de forma da sua carreira em INCEPTION, produzindo uma obra de arte que enche os ouvidos e toca o coração, enquanto nos arrepia os pêlos do braço. Jon Hopkins faz o favor de praticamente sozinho criar o ambiente e o tom propício  em MONSTERS, que só se torna verdadeiramente interessante quando a brilhante banda sonora toca como pano de fundo. Finalmente, John Powell foi o meu achado do ano, com esta inventiva e divertida banda sonora para HOW TO TRAIN YOUR DRAGON, que é um complemento ideal para este filme animado cheio de acção e aventura.


E para nomeados na categoria de Melhor Banda Sonora, Não Original, temos:


John Adams, I AM LOVE - #2
Carter Burwell, TRUE GRIT- #1
Alexandre Desplat, THE KING'S SPEECH
Nigel Godrich, Beck, SCOTT PILGRIM VS THE WORLD
Clint Mansell, BLACK SWAN - #3
Damon Hinchliffe, WINTER'S BONE


Muito mais por onde escolher nesta categoria. Penso que acabei por fazer um pouco de batota ao considerar THE KING'S SPEECH como banda sonora adaptada, mas a verdade é que quatro trechos da banda sonora são de Beethoven. E três deles são baseados em sinfonias do compositor. Portanto... Para mim é um aproveitamento de uma obra e não inteiramente original. Dito isto - é um belíssimo trabalho de classe e sofisticação que Desplat confere ao filme real. Hinchliffe faz um excelente trabalho em WINTER'S BONE, criando uma atmosfera depressiva, sombria e fria, que nos faz temer por Ree Dolly até ao fim, apenas com hinos e músicas country, o que é obra. Clint Mansell pega em Tchaikosky e viaja com ele até ao mais fundo da sua música, transformando Swan Lake numa peça de ópera bárbara, brutal e impressionante, começando por aí o sucesso do thriller psicológico de Aronofsky. BLACK SWAN não é perfeito, mas há aqui peças musicais que o são. Carter Burwell continua a deixar boa impressão na sua colaboração com os irmãos Coen, sendo TRUE GRIT dos seus melhores trabalhos. Os hinos protestantes funcionam lindamente, com músicas como "Ride to Death" e "The Wicked Flee" ainda frescas na minha memória mesmo tendo passado depois de as ouvir pela primeira vez. Beck e Godrich criaram uma banda sonora para SCOTT PILGRIM de inigualável riqueza, com um grunge rock muito efectivo a adicionar (ainda) mais um efeito de coolness inegável ao nosso herói. E por último lugar... John Adams. Luca Guadagnino não precisou de procurar muito para encontrar a música perfeita para a sua visão. E quando ela é assim tão imponente... Meu Deus.


Passo-vos a palavra: quais são as vossas bandas sonoras favoritas do ano?


9 comentários:

Tiago Ramos disse...

Preferidas: Desplat em The Ghost Writer e Mansell em Black Swan.

Joana Vaz disse...

Nas originais a minha favorita é sem dúvida a de John Powell. É impressionante como a música dele eleva o filme para um nível tão superior.

Nas não originais, tenho mais dificuldade em escolher.

Clint Mansell fez um trabalho magnífico. Conseguir transformar a obra de Tchaikovsky em algo sinistro e sombrio é arrepiante.

No entanto, Desplat teve um ano brilhante e penso que The King's Speech" é um belo exemplo disso mesmo.

Para além disso, acho que John Adams tornou as cenas muito mais intensas em "I Am Love".
Das bandas sonoras mais bem adaptadas ao filme.

Difícil escolha.

DiogoF. disse...

Mansell, BLACK SWAN

Desplat, THE KING'S SPEECH

Jorge Rodrigues disse...

Desde já, obrigado pelos comentários. Já estão colocados os resultados e, como viram, até acertaram nalguns dos meus premiados.

Não conseguia fugir a Carter Burwell e a Trent Reznor, por mais que quisesse.

Cumprimentos,

Jorge Rodrigues

Mariana disse...

A banda sonora do filme "O Discruso do Rei" está muito boa!

João Marecos disse...

Caros Dial P for Popcorn,

Sendo vós uma referência na blogosfera da especialidade, pedimos encarecidamente que nos coloquem na lsita de endereços e nos visitem!

Cumprimentos
João Marecos

http://tvcineclube.blogspot.com/

Anónimo disse...

Very good stuff.

Anónimo disse...

Hello trata-se a 1ª vez que encontrei a tua página e adorei muito!Espectacular Trabalho!
Cumps

Jorge Rodrigues disse...

ANÓNIMOS:

Obrigado pelos elogios.


JOÃO:

Estamos longe de ser uma referência mas obrigado pelo comentário ;) Já vos adicionei na nossa blogroll! Boa sorte para o vosso projecto que me pareceu, pelo que vi, de qualidade :)

Cumprimentos,

Jorge Rodrigues