Dial P for Popcorn: IN A BETTER WORLD / HAEVNEN (2010)

domingo, 13 de março de 2011

IN A BETTER WORLD / HAEVNEN (2010)



É muito bom. Haevnen é uma maravilhosa metáfora. Uma criação pensada com requinte, pormenor e inteligência.


Christian
é novo na escola. Vindo de Londres, ocupa o lugar vago na secretária onde está sentado Elias. "O Rato", como é gozado pelos mais velhos da escola, fica feliz por finalmente ter alguém com quem conversar. Ao ver a forma corajosa como Christian enfrenta Signe, quando este o tenta intimidar como o fazia diariamente com Elias, este automaticamente o toma como seu ídolo, e faz por tudo para o acompanhar.


Ao mesmo tempo, vamos conhecendo Anton, pai de Elias, que trabalha como médico voluntário no coração de África, onde as injustiças, os maus-tratos e a violência são um constante. Numa das visitas a casa, Anton (que se encontra divorciado da mãe de Elias), é agredido por um desconhecido após ter separado o seu filho mais novo de uma briga com um garoto da mesma idade.
A experiência obtida pela sua actividade em África, faz com que Anton se resigne e explique aos seus filhos que a violência e a agressão nunca são a solução. No entanto, Christian, que presencia a agressão, está disposto a fazer justiça pelas próprias mãos. E convence Elias a um acto louco.


Ao mesmo tempo que Christian e Elias vão criando o seu próprio plano, Anton é confrontado, em África, com a necessidade de tratar o vilão da zona onde trabalha, cujo fetiche é retirar a sangue frio os bebés das mulheres grávidas.

Com tantos acontecimentos, Anton pergunta-se a si mesmo de que lado está a justiça. O que é realmente correcto. A justiça popular é sempre uma solução controversa, muitas vezes socialmente reprovável, mas quase sempre um acto de desespero, perante a inoperância de quem realmente deve impôr a justiça e a ordem. Um riquíssimo argumento, num filme surpreendente.


Nota Final:
B+


Trailer:



Informação Adicional:
Realização: Susanne Bier
Argumento: Anders Thomas Jensen
Ano: 2010
Duração: 119 minutos

Sem comentários: