Dial P for Popcorn: DIRTY HARRY (1971)

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

DIRTY HARRY (1971)




"Now I know why they call him 'Dirty' Harry. He gets the shit end of the stick every time."


Harry Callahan
(Clint Eastwood) é inspector da polícia de São Francisco. Conhecido como "Dirty", devido não só à sua personalidade de durão, trato difícil, solitário e anti-social, mas também por consequência de todos os trabalhos arriscados que já conseguiu resolver, é um dos mais respeitados policiais da cidade. Dono de uma astúcia que descobre o crime independentemente do seu disfarce, é respeitado pelos colegas, invejado pelos superiores e temido pelos criminosos.


Neste que foi o primeiro de um conjunto de cinco filmes protagonizados por Clint Eastwood, o Detective Callahan é confrontado com um misterioso assassínio de uma jovem que se banhava na piscina do topo de um dos edifícios de São Francisco. Após uma investigação à área, Harry descobre um bilhete no qual o serial-killer, responsável pela morte da jovem, ameaçava com mais vítimas caso os seus desejos não fossem cumpridos.


Com um conjunto de sucessivos crimes e revira-voltas, Dirty Harry é aquilo que um thriller policial deve ser: misterioso, surpreendente, intrigante, com uma boa banda-sonora (que naturalmente "embala" o espectador) e com a dose de suspense e acção que contagiam quem acompanha a história. Dirty Harry é uma fórmula de sucesso para o grande público. Para ter sido repetida quatro vezes, é porque foi explorada até ao último cêntimo.


Nota Final:
B


Trailer:




Informação Adicional:
Realização: Don Siegel
Argumento:
Harry Julian Fink e Rita M. Fink
Ano:
1971
Duração:
102 minutos