Dial P for Popcorn: DAFA 2010: Melhor Poster e Trailer

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

DAFA 2010: Melhor Poster e Trailer




Bem-vindos à primeira edição dos Dial A For Awards, a cerimónia de prémios de cinema do nosso blogue, Dial P For Popcorn. Iremos revelar, categoria a categoria, os nossos seis nomeados e três vencedores entre aqueles que foram, para nós, os melhores filmes de 2010.

Em mais uma tentativa de acabar (finalmente) com os prémios de cinema - até porque os premiados em televisão estão já ao virar da esquina - aqui vão mais duas categorias dos meus prémios, Melhor Poster e Melhor Trailer.




MELHOR POSTER:
BLACK SWAN - #1
CATFISH
FISH TANK
I AM LOVE - #2
THE ART OF THE STEAL
THE RUNAWAYS - #3

Finalistas:
"Enter the Void"
"Happythankyoumoreplease"
 "Monsters"
"The Social Network"


Pelo impacto, pelo arrojo e pelo belíssimo efeito artístico presente em todos os posters, principalmente o conjunto internacional (aqui, aqui e aqui), "Black Swan" é presença obrigatória nesta lista. Para representar toda a colecção, escolhi este que é o meu favorito. Pela beleza, pela elegância, pela grandiosidade e pelo lírico estilo de letra, "I Am Love" é outra escolha inquestionável. O efeito aquário no poster alternativo de "Fish Tank" é merecedor de menção só por si, mas a ousadia por detrás do conceito torna-o realmente especial. "The Runaways" é exímio na forma como promove o assunto do filme não se impondo nenhum limite, vendendo pura sexualidade e irreverência. Icónico. "Catfish" consegue executar um conceito que poderia ter sido bastante errado, criando curiosidade pela forma como interliga as redes sociais e a expressão "Don't let anyone tell you what it is". O uso do estilo de letra e formato do Facebook e os usa para criar uma sombra estranha é um bónus delicioso. Finalmente, o design de "The Art of the Steal", reminiscente deste design de "Small Time Crooks", é inteligente, inspirado e apropriado, usando recortes de jornais. Brilhante impressão que deixa em quem vê o poster, criando interesse para o documentário.


MELHOR TRAILER:
BLACK SWAN - #2
INCEPTION (aqui)
SCOTT PILGRIM VS. THE WORLD (aqui)
SHUTTER ISLAND (aqui)
THE SOCIAL NETWORK - #1
TRUE GRIT - #3

#1:



Ousado, emocionante e, admitamos, um pouco bizarro.

#2:



Provocante, louco, chocante? Isso tudo e muito mais.

#3:



Poderoso, excepcionalmente bem editado, excitante. Tudo aquilo que um bom trailer deve ser.

Sem comentários: