Dial P for Popcorn: IN THE MOOD FOR LOVE (2000)

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

IN THE MOOD FOR LOVE (2000)


Criado por Kar Wai Wong (Wong Kar-Wai) (que conta no seu currículo com o (também) aclamado Chucking Express e 2046), In the Mood for Love ("Disponível para Amar") fala-nos de uma peculiar história de amor.

Estamos em Hong Kong, no ano de 1962. Mrs. Chan (Maggie Cheung) e Mr. Chow (Tony Leung Chiu Wai) tornam-se vizinhos por mera curiosidade. Ambos casados, ele jornalista e ela secretária, estabelecem um primeiro contacto no dia das mudanças. Somos logo aí confrontados com a primeira curiosidade deste filme: nunca durante todo o filme, Mr. Chan e Mrs. Chow (respectivos companheiros) mostram a cara. São sempre filmados de costas, como se cada um deles transportasse um segredo ou até mesmo dando-nos a ideia de que são demasiado insignificantes para sequer haver necessidade de se mostrarem e de o espectador os conhecer.

Mr. Chan, como atribulado homem de negócios que é, passa grande parte do seu tempo em viagem. Vemos em Mrs Chan uma mulher que, embora solitária e carente enfrenta os dias com uma ilusória alegria, que criou como forma de distracção à ausência do marido. Mr. Chow, um homem apaixonado pela sua mulher começa inesperadamente a ser relegado para 2.º plano por esta. As discussões começam e cedo Mrs. Chow abandona o marido e desaparece do filme.


É então que a nossa história de amor começa. Mr. Chow começa a reparar em Mrs. Chan sempre que regressa do trabalho. Esta, com frequência, sai à rua pela hora do jantar para comprar massa para a refeição. Aos poucos Chow e Chan vão-se aproximando, ganham intimidade e rapidamente se tornam bons companheiros. Ambos sozinhos, abandonados pelos respectivos cônjuges, com sentimentos de dor e solidão comuns, encontram entre si e na sua amizade o pronto-socorro que precisavam. Os dias tornam-se alegres para ambos.

Momento do Filme: Poderia falar-vos de vários. Quase todo o filme é marcado por grandes cenas e grandes momentos. São várias as sequências em que somos obrigados a rendermo-nos à genialidade e grandeza de Kar Wai Wong. No entanto, há uma cena que dificilmente esquecerei: O diálogo entre Mr. Chow e Mrs. Chan durante um jantar, em que ele elogia a mala dela e ela elogia a gravata dele, ambos confirmam as suspeitas que já tinham. Os seus companheiros estavam juntos e, desde há muito, os traíam.

In the Mood for Love é a história de um amor proibido, contada por um verdadeiro poeta dos cinemas. Não bastava a história ser incrivelmente brilhante, Wong juntou-lhe ainda uma banda sonora maravilhosa (da qual vos deixo aqui a música mais emblemática). Uma direcção digna de um A-, marcada por planos que engrandecem ainda mais a história que nos é contada. O argumento de In the Mood for Love é, só por si, muito bom (A-). No entanto, o toque pessoal de Wong fez com que ele nos fosse apresentado de uma forma única, tornando este filme, num dos pontos mais altos de sempre da história do cinema asiático.



Nota Final: A-

Trailer:

Informações Adicionais:Realização: Kar Wai Wong
Argumento: Kar Wai Wong
Ano: 2000
Duração: 93 minutos

6 comentários:

Axel disse...

Um filme genial, sem dúvida. Com cada cena pensada ao pormenor. Uma craiação verdadeiramente única, deve ser um pouco por causa disso que gosto tanto dele, sai da formula geral e dos planos de três segundos, agora tão em voga.

Jorge Rodrigues disse...

Muito boa escolha e descrição!

Se tu soubesses o quanto eu gosto deste filme... É um filme que desperta os sentidos, tem detalhes fabulosos e como o Axel diz, parece ter sido pensado ao pormenor, cada cena, cada frame... E aquela banda sonora! E a fotografia! E as interpretações de Leung e Cheung... impressionantes.

Se ainda não viste, devias ver 0 2046, também dele. É estupendo.

E eu, que sendo um Wong Kar-Wai completista, fiz questão de ver o My Blueberry Nights logo na semana que saiu em Portugal, em 2007? Que desilusão. E tão diferente das restantes obras dele. Que filme mais... meh.

Abraço,

Jorge Rodrigues

Jorge Rodrigues disse...

A tua primeira imagem, que sei que é o poster americano, não tava a dar e como não encontrei outro igual em tamanho grande, tomei a liberdade de pôr o chinês (que eu adoro e que para mim é o que define melhor o filme). Se quiseres mudar, muda ;)

Joana Vaz disse...

Todas estas descrições vão de encontro com o que penso deste fabuloso filme!:)

Tão delicadamente gracioso! Lindo!:D

Não vi “2046”, mas fiquei curiosa!
“My Blueberry Nights” deve ser a nódoa no pano branco. Também não gostei!

Tiago Ramos disse...

É o meu filme preferido de Wong Kar-Wai. Já escrevi a crítica no blogue há algum tempo e não consigo dizer mais nada... é... perfeito. Não há cineasta tão poético quanto ele, não há amor tão casto como este... é belo, belo.

DiogoF. disse...

Boa crítica, grande, grande filme. Vai merecer lugar no meu blog nos próximos tempos, por entrar naquele lote que ando a tratar, sobre os melhores do ano 2000. Abraço.