Dial P for Popcorn: Verdadeiro e em tempo oportuno!

sábado, 11 de setembro de 2010

Verdadeiro e em tempo oportuno!

O sítio "In Contention" chamou-me à atenção deste vídeo (via YouTube) que está imensamente apropriado para o momento actual. Vá, dedico este vídeo a todos que ainda fazem o esforço de elogiar M. Night Shyamalan por "The Happening", "The Lady in the Water" e "The Last Airbender":


Nunca houve realizador tão convencido do seu talento e nunca mais vai haver. Pena que não saiba fazer introspecção, porque senão já tinha percebido que desde "The Village" que os seus filmes são uma verdadeira tristeza. Case in point (também via YouTube):


Douchebag. Quando um realizador deixa de se auto-analisar e criticar, é melhor mesmo que abandone a profissão. Porque devia estar sempre pronto a melhorar e a aceitar os erros.


7 comentários:

João Fonseca Neves disse...

ADOREI!!! :D AHAHAHAHAHAHAHAH

Este tipo conseguiu que eu ainda gostesse menos dele do que o do Michael Bay!

José Neves disse...

Acho mesmo que o shy é dos melhores realizadores da sua geração, (não vi last airbender), e não consigo perceber o ódio ao lady in the water, que acho dos filmes mais bonitos e mais importantes da década. (Sim o the happening com o marky mark, está uns furos abaixo do normal)

Jorge Rodrigues disse...

@SAMUEL, Pois tu sabes a minha opinião sobre ele. Eu gosto do "Sixth Sense" e até nesse aí eu o acho overrated, por isso imagina o meu "amor" pela restante filmografia.

Enfim. Sinceramente, acho que lhe fazia bem parar e pensar nas razões que o levam a fazer filmes. É que juntar estupidez atrás de estupidez só está mesmo ao alcance de predestinados como Michael Bay e Roland Emmerich.


@JOSÉ NEVES,

Obrigado pelo comentário, antes de mais! Não concordo nada com essa opinião. Se me disseres que o Shyamalan é um excelente argumentista, dos melhores da geração dele, aí sou capaz de concordar mais contigo. Agora ele é um terrível realizador e os filmes dele, principalmente os mais recentes, com as histórias tão avant-garde que ele quer contar, sofrem imenso com isso.

Se quiseres saber a minha pontuação aos filmes dele:

"Sixth Sense" - B
"The Village" - B-
"The Lady in the Water" - C+
"The Happening" - D
"The Last Airbender" - D+
"Signs" - B-
"Unbreakable" - B-

Ele até pode ter muitos fãs, agora eu não sou nada um deles. E aparentemente, o mundo também não (a ver pelo RT e pelo Metacritic).

Abraço,

Jorge Rodrigues

Tiago Ramos disse...

Devo dizer que gosto mesmo de Shyamalan e que ainda não vi o "The Last Airbender" e que parece o único que não vá gostar. Porque dentro das grandes falhas, até gostei do "The Hapenning"!

Jorge Rodrigues disse...

Tiago, há imensos fãs dele. Eu não sou um. E ele irrita-me até como pessoa. Não dá.

Obrigado pelo comentário!

Rui Francisco Pereira disse...

Sinceramente, discordo.

Em relação ao vídeo (não vi o primeiro...), acho que ele está apenas a ser confiante. Um profissional, seja de que área for, tem de ter o mínimo de auto-confiança e fé no se trabalho.
É certo que também tem de aceitar os erros, mas não se tratou do caso, a meu ver.

A jornalista estava basicamente a perguntar-lhe se ele achava que estava a ficar cada vez pior como realizador, se estava a perder o seu talento. Enfim, algo do género. Eu, no lugar dele, teria respondido de forma semelhante.

Além disto, considero Shyamalan um excelente, excelente, realizador e argumentista.
Tanto O Sexto Sentido como A Vila são dois grandes filmes.

O Protegido é bastante interessante, a Senhora da Água é muito subvalorizado e O Acontecimento não é tão mau como o pintam.

Enfim, é isto que penso ;)

Abraço

Jorge Rodrigues disse...

E Jackie, acho bem que penses assim. Eu não consigo partilhar dessa opinião, mas como tudo na vida, há gente a favor e contra. Considero "The Village", "Sixth Sense" e "Signs" bons filmes, dou o benefício da dúvida a "Unbreakable" mas os últimos três foram o desastre.


Obrigado por comentares,

Jorge Rodrigues