Dial P for Popcorn: Especial Animação: A magia de MONSTERS, INC. (10º Aniversário)

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Especial Animação: A magia de MONSTERS, INC. (10º Aniversário)

Nesta semana especial, que abre o mês de festividades, pedimos a amigos próximos e colaboradores de outros blogues que nos ajudassem a abordar um dos nossos temas preferidos: a animação. Todos eles foram limitados a um máximo de dez imagens ou um vídeo para a sua tarefa. Sete dias, sete colaboradores, sete títulos que festejam este ano o início de uma nova década de vida. Muita diversão, emoção e magia é prometida. A ver se cumprimos. A abrir as hostes, temos a Joana Vaz, a maior comentadora cá da casa e grande amiga, que se propôs a explicar um pouco por detrás da magia de MONSTERS, INC., que celebra a 28 de Outubro deste ano 10 anos de vida. É a ela então que passamos a palavra:

"Antes de mais, gostaria de vos dar os parabéns pelo primeiro aniversário do blogue que muito aprecio e de vos agradecer o convite para participar na vossa comemoração.

Tive assim o prazer de poder escrever sobre um dos meus filmes de animação favoritos – “Monsters, Inc”. Na minha opinião, este é um dos filmes do género mais comoventes e completos, recheado de momentos ternurentos e peculiares. Deste modo, reduzir a minha escolha a apenas algumas imagens do filme que mais me tivessem impressionado não foi tarefa fácil. Depois de difíceis decisões, aqui fica a minha selecção final.


A primeira imagem apresenta-nos os dois melhores amigos, Sulley e Mike, num momento de sucesso. Um instante que capta perfeitamente a personalidade de cada um. Sulley, o grande, forte e corajoso protagonista e Mike, o irreverente, vaidoso e divertido companheiro. Ambos formam uma dupla invejável.


Esta imagem regista a primeira vez que vimos Boo no ecrã. O seu olhar de curiosidade, esplendor e encanto cativa-nos em segundos. E a sua admiração perante o “monstro” é desde logo evidente.


Esta cena representa para mim uma das características mais fascinantes do filme. Inicialmente poderíamos supor que apenas as crianças teriam medo dos monstros que saem à noite do armário, mas a verdade, é que o inverso também ocorre. Como é que algo tão grande e “assustador” pode recear uma figurinha humana tão pequena e insegura? Parece-nos impossível, mas acontece. O facto de não conhecermos outras realidades faz-nos por vezes temer desnecessariamente o desconhecido, o que nem sempre nos leva a adoptar as melhores atitudes.


  
As diferentes expressões de Boo ao longo do filme são de uma riqueza inegável. A menina, que praticamente não fala, usa sobretudo os olhos como arma da comunicação. Aqui é claro o temor que ela sente em relação a Randall. É fabuloso como ela transmite o que sente sem usar palavras.


Esta imagem mostra-nos o enorme mundo da fábrica dos gritos e as milhares de portas que fazem com que os dois universos se possam cruzar.


Para mim, este é o melhor momento de todo o filme. Penso que a imagem nem precisa de grandes explicações. O abraço enternecedor na inevitável despedida comove qualquer um... E a banda sonora que a acompanha é igualmente brilhante. É sem dúvida das cenas mais tocantes da Pixar...


Nesta cena, Mike mostra a surpresa que preparou ao melhor amigo, a reconstrução da porta do guarda-fatos de Boo. Falta apenas uma peça para completar a porta, a peça que Sulley guarda juntamente com o desenho pitoresco feito por Boo... A luz a iluminar a porta que dá acesso ao mundo da menina antecipa um final expectante... A excitação e curiosidade invocadas no público crescem a cada minuto... E assim termina este magnífico filme, com o enorme sorriso de Sulley. Não nos desvendam mais nada, mas penso que nenhum de nós precisava de ver mais."


Agradeço à Joana Vaz pela colaboração e por um belo artigo! Espero que gostem!

9 comentários:

João Fonseca Neves disse...

Joana,

é com imenso prazer que vejo a tua participação em mais uma ideia original do Jorge! :) Espero que se repita mais vezes! ;)

Gostei muito do teu texto e das cenas que escolheste. Este é um dos filmes de animação que mais respeito, não só pela originalidade como pela irreverência que os criadores colocaram em algumas personagens. Certamente que um dia o vou mostrar à minha garotada. Muitos Parabéns pela crónica! :)

Um beijinho,
João

Tiago Ramos disse...

Não vi este há muito tempo e achei encantador. É muito simples e linear, mas muito cute e criativo. E quero uma Boo para mim.

Joana Vaz disse...

Jorge, mais uma vez obrigada pelo convite!:) Sei que nem sempre faço jus ao título de "maior comentadora", mas tento!;)

Sam, obrigada pelo elogio!:)
Eu acho o filme extremamente enternecedor!:) E um dia também o vou querer mostrar aos meus.;)
Vai estar com certeza no topo de uma possível lista! Um filme que não tem idade...;)

Tiago, a Boo é mesmo encantadora, de apetecer agarrar e dar mimos!
Para mim é uma das jóias da Pixar!;)

Jorge Teixeira disse...

Excelente artigo, gostei de o ler e até me deu vontade de rever o filme. O que se revela bem interessante, pois não é dos que aprecio mais no universo Pixar, ainda que lhe reconheça as qualidades. Mas sim, a dupla de protagonistas é muito contagiante :)

abraço

Carolina Vaz disse...

Nunca comentei nenhum post do blog, mas costumo segui-lo frequentemente, e claro tinha q de vir comentar, o da minha irmã. Não só por ser o dela, mas pelo motivo, de "Monters, INC" ser o meu filme de animação favorito.

Foi um filme q m seguiu até agora... Quando era mais pequena, via-o quase todos os dias, ou pelo menos todos os fins-de-semana, e claro a Joana era obrigada a ver comigo.

Foi o meu primeiro filme da Pixar, e acho que foi o q m levou a gostar de todos os filmes dessa mesmo.

Não sei o q mais comentar... Simplesmente sou apaixonada por "Monsters, INC", pelo Sulley e Mike, e claro pelo Boo... Sempre quis q m entra-s um Sulley pelo meu guarda-fatos, mas nunca tive tanta sorte como a Boo! :P

Claro... os Parabéns ao Blog, e a critica da minha irmã 

Jorge Rodrigues disse...

Obrigado de novo a todos pelos comentários e obrigado à Joana, uma vez mais, pela participação e pelo tempo que tirou para cá vos vir responder!

Jorge Rodrigues

Jorge Rodrigues disse...

E uma palavra especial à Carolina...

Que seja o primeiro de muitos comentários!

Joana Vaz disse...

Jorge, fico feliz de te ter motivado a rever o filme.;)

Carolina, acho que muita da minha paixão pelo filme é devida à tua enorme insistência quando éramos mais novas...:)
E realmente tens de cá vir comentar mais vezes!;)

AnnaStesia disse...

Quando a Disney quer realmente acerta no alvo. O senso do humor do filme é incrível! Divertidíssimo!