Dial P for Popcorn: Personagens do Cinema - Jack Torrance

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Personagens do Cinema - Jack Torrance


Jack, o Nicholson, tranformou Jack, o Torrance, numa personagem cujo sorriso maquiavélico ficou para a história do cinema.
Vou ter que vos dizer que The Shining não é o meu filme favorito do Stanley Kubrick (é dificil encontrar na sua filmografia um filme favorito!), mas o papel que este criou para Jack Nicholson, um homem consumido pela loucura, paranóico e irracional tornou-o, para mim, num filme inesquecível.


The Shining é uma história que se cria à volta de Jack Torrance, um chefe de família que decide aceitar o emprego (aparentemente assombrado) de guardar um hotel durante os meses em que este estiver fechado. Leva consigo a sua mulher e o seu filho, que serão (aparentemente) a sua única companhia neste local.
Embora inicialmente tudo corra pelo melhor, aos poucos vamo-nos apercebendo das alterações que acontecem em Jack Torrance, que vai crescendo com o filme, atingindo o seu ponto alto perto do final, altura em que nos rendemos por completo. Jack é um maníaco. É uma personagem doentia. É uma interpretação soberba de Jack Nicholson (para mim, o melhor actor de sempre), fascinante também pelo facto de a distância entre o fracasso e o sucesso de uma personagem deste nível ser, no meu entender, bastante ténue. Muitos actores teriam falhado neste papel. Jack Nicholson brilhou.

6 comentários:

Jorge Rodrigues disse...

Não é a minha interpretação favorita de Nicholson (essa é em "One Flew Over The Cuckoo's Nest") mas admito que ele é fantástico no "The Shining".

Também concordo contigo quando te referes a Kubrick, pois é difícil alguém considerar o filme X dele favorito, porque é de facto verdade que a sua filmografia inteira vale como um todo.

Finalmente, falando do melhor actor de sempre... Essa é uma definição muito vaga, uma espécie de "grey area" e de facto eu percebo quando dizes que para ti é o melhor de sempre. O meu preferido não é ele (não me peças para escolher porque não consigo) mas aceito perfeitamente essa tua escolha até porque para a nossa geração e as mais recentes, ele é o maior. Ele e depois em menor grau Pacino, Hoffman e DeNiro.

Grande comentário à personagem em si! Acho que capturaste bem a essência da sua personalidade.

Abraço,

Jorge Rodrigues

djamb disse...

Com o devido respeito pela obra de Stephen King, penso que "The shining" não teria sido o mesmo sem Stanley Kubrick, Jack Nicholson e Shelley Duvall. Aliás, o esforço desmesurado de Kubrick para levar os actores à exaustão e garantir que estes seriam os papéis da sua vida foi notório e é visível a olho nú.

Jack Torrance é tridimensional. É uma personagem tão cheia e complexa que nos é fácil acreditar na sua loucura crescente.

Por curiosidade, tiveram oportunidade de ler sobre as interpretações do filme? Kubrick optou por excluir uma série de cenas que levaram a uma melhor "compreensão" e assimilação da narrativa, optando por deixar uma série de acontecimentos por explicar e permitir abrir o diálogo sobre o seu significado. Espectacular!

DiogoF. disse...

Concordo com o facto de ser difícil eleger um favorito do Kubrick (embora eu eleja) e concordo com a magistralidade da prestação do Nicholson.

De qualquer forma, não a consigo considerar a melhor de sempre, até porque, aí, não consigo eleger um favorito; apenas um grande top.

Jorge Rodrigues disse...

@djamb, não fazia de todo ideia. Kubrick é um génio, não há dúvida. E sim o filme vive muito da grande interpretação dos actores, de facto.

@DiogoF., pois terá que ser um grande top, talvez. É difícil resumir-nos a só uma. Eu também tenho essa dificuldade.


Obrigado pelos comentários,

Jorge Rodrigues

João Fonseca Neves disse...

Kubrick tem tanto filme magistral que é dificil apontar o meu favorito.

O mesmo se poderá dizer sobre as interpretações de Jack Nicholson. Concordo que a "One Flew Over The Cuckoo's Nest" é (mais) uma interpretação soberba mas acho que acabará por tender sempre para qual o nosso filme favorito dele. Por exemplo, conheço um senhor para quem a melhor interpretação de sempre de Nicholson é a de "As good as it Gets".

Fico contente por terem gostado do post! Obrigado pelos vossos comentários! ;)
Abraço

Jorge Teixeira disse...

Estou com o Jorge Rodrigues, prefiro a sua prestação em One Flew Over The Cuckoo's Nest onde existe um equilíbrio entre comédia e drama que me apraz mais. Mas esta em The Shining é também de elogiar. Acho que é, como já foi dito, um dos três ingredientes essenciais para o sucesso do filme. Juntando depois o argumento reescrito e a grande realização de Kubrick.

abraço