Dial P for Popcorn: THE COVE (2009)

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

THE COVE (2009)




Não sendo os documentários uma área onde me sinta particularmente à vontade para fazer afirmações claras e perentórias, acho que "The Cove" é um óptimo filme. É sem dúvida um dos melhores e mais esclarecedores documentários que já vi e acredito que terá merecido a sua estatueta para melhor documentário na ultima edição dos Oscars.

Um filme realizado por Louie Psyhoyos, tem como elemento principal Richard O'Barry, um activista e defensor da preservação de espécies como as baleias e os golfinhos. Um homem que fez carreira e se tornou famoso ao participar, na década de 60, na série "Flipper" onde interpretava o papel do treinador do golfinho (protagonista da série), tentou ao longo dos últimos anos desfazer o império multinacional que esta série (da qual foi um importante galvanizador) acabou por criar.

Louie e Richard reúnem uma equipa de peritos e deslocam-se até Taiji, uma pequena cidade do Japão conhecida pelo sua grande afluência de golfinhos durante os meses de Setembro até Março, sendo um dos maiores fornecedores de golfinhos para os aquários e os aquaparques do mundo inteiro. Assim que tentam investigar o local onde esta captura de golfinhos é feita, cedo percebem que, para descobrir algo mais, para penetrarem nos segredos desta selecção, terão que deliniar um plano complexo e eficaz.

O filme conta-nos a história desta equipa que, por amor aos golfinhos, consegue revelar um dos mais cruéis segredos da pesca de golfinhos. É mais do que um filme. É um alerta para a protecção destes animais que tanta amizade e empatia criam para com as pessoas.

Nota: A-

Trailer:



Informações Adicionais:
Direcção: Louie Phyhoyos
Argumento: Mark Monroe
Duração: 92 min
Ano: 2009


Uma pequena adição... Depois de verem o filme, algumas estrelas de Hollywood juntaram-se numa campanha para salvar os golfinhos no Japão. Aqui fica o vídeo:

1 comentário:

Filipe disse...

Já conhecia este documentário, mas nunca o cheguei a ver. Não compreendo como é possível alguém ter a coragem de fazer isto. De certa forma, depois de ver o trailer e o vídeo da campanha fiquei de novo interessado em ver.

Continuem com o bom trabalho.
Filipe