Dial P for Popcorn: THE GOOD, THE BAD, THE UGLY (1966)

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

THE GOOD, THE BAD, THE UGLY (1966)


É sempre dificil resumir em poucas palavras o nosso filme favorito. The Good, The Bad and The Ugly, filme que estreou em 1966, é sem dúvida o grande filme da minha vida.
É a obra-prima de Sergio Leone, um dos melhores (senão mesmo o melhor), realizadores de filmes Western, que tem no currículo outros bons filmes como o caso de A fistful of Dollars, For a few dollars more e ainda Once Upon a Time in the West.


The Good, The Bad and The Ugly conta a história deste três cowboys representados na fotografia e que passo a apresentar: O Bom (Clint Eastwood), o Vilão (Eli Wallach) e o Mau (Lee Van Cleef).
Embora o filme esteja envolvido por um conjunto de histórias paralelas que lhe dão consistência, tem como ideia principal a procura de um tesouro escondido que os leva a uma verdadeira cruzada (recheada de contra-tempos) pelo West. Não querendo mais uma vez adiantar-vos muito sobre o filme, quero apenas criar em vocês o apetite e o interesse para se sentarem e verem este filme. São 171 minutos de entretenimento e acção muitos constantes, mas com duas cenas que sobressaem no filme: O final (um clímax de cerca de 5 minutos que nos prende e quase nos faz saltar para o ecrã) e a Cena do Tiroteio (tal e qual acontecia no West, mas acompanhada da banda-sonora que a engrandece!)


Acho ainda importante realçar-vos a banda-sonora deste filme, que ficou sem dúvida para a história! Uma melodia muito simples mas incrivelmente acertada para a situação do filme. Indescritível! Assim que o filme começa somos abraçados pelo som desta música que nos contagia e nos transporta ao longo do filme. A música da cena final é também ela muito boa.

Quanto a interpretações, embora Clint Eastwood esteja na maior pinta da sua carreira e seja o bonitão de serviço, tenho obrigatoriamente que destacar Eli Wallach que soube aproveitar muito bem as potencialidades da sua personagem (controversa)e se apresenta neste filme com uma interpretação soberba!

Nota Final: A+++


Trailer: Infelizmente quase todos os trailers que estão no youtube são trailers com falhas. Este aqui é um trailer pequeno mas que vos dará uma boa ideia daquilo que é a acção e a banda-sonora deste filme.




Espero sinceramente ter-vos cativado para verem este GRANDE filme, que embora seja desconhecido, vale a pena conhecer!


Informações Adicionais:
Realização: Sergeo Leone
Produção: Alberto Grimaldi
Argumento: Sergeo Leone e Luciano Vicenzoni
Duração: 171 minutos
Ano: 1966

2 comentários:

Jorge Teixeira disse...

Grande recomendação. Não será o meu filme favorito, mais facilmente entraria o Once Upon a Time in the West nesse departamento (se bem que num top 10 e não na liderança), mas que é um enorme filme, lá isso é verdade!

Este Bom, Mau e Vilão é de facto um grande grande filme, na fotografia, nas interpretações, no argumento e especialmente na realização de Leone, com os seus close-ups e panorâmicas tão bem conjugadas e deliciosas de se assistir. Muito contribui para isso como bem referes a banda sonora - intemporal, das melhores alguma vez feitas em cinema, na minha opinião.

Continuem, estou a gostar de incluírem muitos clássicos nas vossas rubricas :).

abraços

Roberto Simões disse...

Do Leone prefiro o ONCE UPON A TIME IN AMERICA, tal como o Jorge, mas também adoro este THE GOOD, THE BAD & THE UGLY. Deliro com cada um dos filmes em cada vez que os assisto. Mas divirto-me mais neste que agora criticas, obviamente, se bem que acho o ONCE bem mais maduro e cinematograficamente mais arrojado.

5* para este filme. Muito Bom.

Já adicionei o blogue à lista de seguidores, depois do comentário do Jorge Rodrigues ;) Continuação de bom trabalho!

Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «