Dial P for Popcorn: 12 ANGRY MEN (1957)

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

12 ANGRY MEN (1957)


Um dos meus filmes favoritos.
Grande película de Sidney Lumet que conta com um grande Henry Fonda. A ideia do filme explica-se em poucas palavras:
Um jovem é acusado de ter assassinado o Pai. O caso é levado a tribunal e, após ser exposto aos 12 jurados, estes reunem para decidir se o rapaz é culpado ou inocente. Um rapaz sem grandes posses, indefeso, sem um advogado digno está condenado à prisão.


No entanto, na sala dos jurados encontra-se Henry Fonda, a principio, o unico que defende a inocência do garoto. A discussão começa com 1 a favor da inocência do rapaz e 11 contra. É aí que a "acção" do filme começa e somos transportados para uma dimensão independente do filme, construída a partir da conversa entre os Jurados.
É um filme em que o próprio espectador imagina como terá sido a morte, cria o filme e se deixa convencer (naturalmente) pelos argumentos de Henry Fonda acabando por se sentir no papel de um dos outros 11 jurados.
Sem dúvida, um dos grandes filmes da história do cinema.

Nota Final: A (10)

Trailer:


Informações Adicionais:
Realização: Sidney Lumet
Argumento: Reginald Rose
Duração: 96 minutos
Ano: 1957

2 comentários:

Jorge Teixeira disse...

Totalmente de acordo. Um grande grande filme. De nos fazer pensar como já não se fazem filmes assim actualmente. Com tão pouco material à mão, se faz uma obra de um entretenimento e qualidade cénica e ,porque não, artística assombrosa. Depois tem interpretações de louvar aos deuses, capazes de transportar a narrativa e o espectador para todo o lado.

Nada mais a dizer, clássico absoluto, obra essencial. Para mim, recente descoberta confesso. Mas mais vale tarde do que nunca :P.

abraço

Jorge Rodrigues disse...

Engraçado que ainda há dias o adquiri :)

Já tinha visto e concordo, é um excelente filme. E o Sidney Lumet é... extraordinário.