Dial P for Popcorn: Emmy 2010: Actor Secundário, Comédia/Drama

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Emmy 2010: Actor Secundário, Comédia/Drama

A contar os dias para a cerimónia dos Emmy 2010, a decorrer no dia 29 de Agosto, achei que seria talvez interessante (pelo menos, para mim é) dar uma vista de olhos nos nomeados das categorias principais e ver quem são os favoritos à vitória (ou, pelo menos, os principais candidatos).

Depois de termos falado nos Actores e Actrizes eis que vamos pegar agora nas categorias de Melhor Actor Secundário. E a nível de Melhor Actor Secundário - Drama, os nomeados são (ordenados alfabeticamente, as fotos também):
 
 
Andre Braugher, "Men of a Certain Age"
Michael Emerson, "Lost"
Terry O'Quinn, "Lost"
Aaron Paul, "Breaking Bad"
Martin Short, "Damages"
John Slattery, "Mad Men"

 
Uma categoria extremamente competitiva onde há apenas uma certeza: John Slattery não vai ganhar. Por muito bom que seja o episódio submetido ("The Gypsy and the Hobo"), um dos melhores da terceira temporada de Mad Men, em que ele tem alguns bons momentos mas nada que deixe marca. Martin Short teve uma temporada excelente em Damages e se o ano lhe fosse favorável seria claramente o favorito - e ainda pode ganhar, pois o episódio submetido é-lhe bastante benéfico ("You Haven't Replaced Me Yet") - mas não me parece que vá ser o vencedor. Aaron Paul tinha todo o buzz o ano passado pela sua interpretação como Jesse em Breaking Bad (muito também à custa do magnífico episódio submetido do ano transacto, "Peekaboo") e ainda actualmente é bastante querido, mas a temporada não lhe foi bem de feição - apesar dele continuar a ser excelente e o episódio deste ano, "Half Measures", ser claramente dos melhores da temporada da sua série (que melhorou ainda mais este ano) - não deverá ser suficiente para lhe trazer a vitória, embora não se possa descartá-lo de ganhar. Falemos agora então dos concorrentes principais. Andre Braugher é um dos favoritos da Academia contando com dois Emmy no currículo e várias nomeações, mesmo por séries com curta duração. Foi a surpresa maior no dia dos nomeados, pois é a única nomeação da sua série, Men of a Certain Age. Contudo, o episódio que escolheu ("Powerless") é bastante bom e ele é brilhante nele. Se a sua história com os Emmy prevalecer, ele pode ser claramente o vencedor. Os dois rivais na luta pela vitória, todavia, são os dois grandes actores de Lost, O'Quinn e Emerson, vencedores antigos nesta categoria. Terry O'Quinn parece ter ligeiro favoritismo a ganhar, pois o seu episódio ("The Substitute") e a sua interpretação são mais poderosas que as de Michael Emerson ("Dr. Linus"), embora ambos os episódios sejam bastante bons e tenham dado muito que fazer aos dois actores. Se se der a partição de votos entre os dois, que eu suspeito que não vá acontecer, as suas hipóteses poderão ser prejudicadas em detrimento de outrem, digamos, Short ou Braugher. É uma categoria difícil de adivinhar mas eu, para já, digo O'Quinn.


 
E agora vamos falar da categoria de Melhor Actor Secundário - Comédia, onde os nomeados são:
 
 
Ty Burrell, "Modern Family"
Chris Colfer, "Glee"
Jon Cryer, "Two and a Half Men"
Jesse Tyler Ferguson, "Modern Family"
Neil Patrick Harris, "How I Met Your Mother"
Eric Stonestreet, "Modern Family"


Dos seis nomeados, Jesse Tyler Ferguson é, obviamente, o que menos hipóteses tem de ganhar e, mesmo não comprometendo com a sua submissão ("Family Portrait" é um bom episódio e Ferguson tem os seus momentos), ele não é sequer o melhor do episódio, por isso parece-me que tem as suas chances arruinadas. Jon Cryer, o vencedor o ano passado, volta este ano com um episódio semelhante ao que lhe valeu a vitória, se bem que menos forte ("Captain Terry's Spray-On Hair"). Claro que, como já venceu, seria necessário algo bastante superior para impressionar os votantes e, mesmo podendo ganhar, não devemos contar com ele. Assim chegamos aos quatro candidatos. Neil Patrick Harris submeteu para consideração um óptimo episódio ("Girls vs. Suits"), o do 100º episódio de "How I Met Your Mother", em que o seu Barney Stinson e a sua obsessão por fatos é o tema principal e onde ele tem ainda um número de canto e dança de facto excepcional. Contem com ele para ganhar, sobretudo se os dois senhores a seguir partirem os votos ao meio. O principal senão para Harris? O facto de ser o favorito a vencer Melhor Actor Convidado - Comédia pela sua participação em Glee. Ty Burrell tinha escolhido "Game Changer" para apreciação, um episódio que, não sendo dos melhores, era de facto uma boa mostra do seu talento, mas a sua troca no último instante por "Up All Night" é muito benéfica, pois é um episódio bastante mais engraçado. Se fôssemos a olhar a temporada inteira, ele seria o justo vencedor. Contudo, se é de episódios que falamos, Eric Stonestreet foi o mais perspicaz ao escolher "Fizbo", aquele em que o seu personagem se veste de palhaço para a festa do sobrinho, que tem medo de palhaços e em que ele é, de facto, bestial. Provavelmente, ele será o vencedor. Falta-nos falar do dark horse da categoria: Chris Colfer. Que tem absolutamente boas hipóteses de surpreender e vencer, pois escolheu um excelente episódio ("Laryngitis") onde mostra comédia e drama e grande química com Mike O'Malley, o seu pai na série e onde ainda tem um número musical arrebatador, "Kurt's Turn", baseado no "Rose's Turn" do musical Gypsy. Feitas as contas, não há certezas.
   

3 comentários:

Joana Vaz disse...

Apenas consigo debater sobre a categoria de comédia, já que dos dramas apenas vi alguns episódios de” Lost”.

Assim, o meu favorito dos 6 nomeados na categoria de Melhor Actor Secundário – Comédia é Eric Stonestreet de"Modern Family". Considero-o absolutamente fascinante, das melhores personagens nesta série recheada de talentos. Cheio de boas intenções e com um bom coração acaba por ser sempre super inconveniente e desastrado. Adoro-o.:)

Quanto aos outros dois nomeados de “Modern Family” não percebo muito bem porque Jesse Tyler Ferguson foi considerado, achava que teria sido mais justo qualificarem Rico Rodriguez. Ty Burrell é outra pérola desta série, que personagem tão disparatada.

Chris Colfer tem uma voz excelente e consegue inteirar completamente o seu Kurt, no entanto penso que em relação aos seus adversários ainda tem umas arestas a limar. Mas também não me surpreenderia se acabasse por levar o Emmy para casa. Glee em expansão.

Neil Patrick Harris, o adorado por todos, não é?! Gostava que ele ganhasse na categoria de Melhor Actor Convidado – Comédia, mas não nesta.

Nunca vi "Two and a Half Men" daí que não consiga opinar sobre Jon Cryer, mas se venceu no ano passado, espero que não tenha hipóteses de vencer este ano.

Jorge Rodrigues disse...

Pois, Cryer não devia ganhar de novo, não é?

Eu tenho um problema com os Emmy grave precisamente por isso: é a necessidade de darem prémios mais que uma vez aos mesmos. E há muito boa gente que é continuamente excelente que nunca é premiado.

Falo por exemplo de Kyra Sedgwick e Hugh Laurie que provavelmente nunca vão ganhar um Emmy.

E sim se alguém ganhar na categoria eu gostava que fosse Neil P. Harris só porque o seu Barney Stinson vai ficar na história da televisão. E Modern Family, ao contrário de How I Met Your Mother, tem ainda uns bons anos pela frente e dará para Stonestreet e Burrell ganharem mais lá para a frente. Mas provavelmente um deles será o vencedor.

Joana Vaz disse...

Pois, eu percebo o que queres dizer...
A seguir a Stonestreet, torço por ele.:)