Dial P for Popcorn: Personagens do Cinema - Dr. Strangelove

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Personagens do Cinema - Dr. Strangelove



Mais uma personagem de Stanley Kubrick. Mais uma personagem mítica e eterna do cinema. Mais um grande actor, sobre o qual Kubrick conseguiu espremer todo o rendimento possível.
Dr. Strangelove é um dos melhores (senão mesmo o melhor) papel de Peter Sellers (que no mesmo filme faz também de Capitão Lionel Mandrake e de Presidente Merkin Muffley), que ao encarnar o papel de um ex-nazi, um cientista louco confinado a uma cadeira de rodas representa uma enormíssima crítica negra feita à evolução bélica e ao aparecimento do novo mundo das armas nucleares.

É uma daquelas personagens que enche um filme. Dr. Strangelove é Peter Sellers. É um homenzinho, com uma figura característica e peculiar e com um pormenor delicioso: A sua mão que, aparentemente, tem vontade própria e que é a marca + evidente do seu passado nazi.

Infelizmente, nem Kubrick, nem Sellers nem Dr. Strangelove conseguiram passar das nomeações (Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actor e Melhor Argumento Adaptado) nos Óscares de 1965. No entanto, a grandeza do filme ultrapassou a injustiça e ficou para sempre na história do cinema. Dr. Strangelove é hoje olhado como um filme de culto, sobre o qual tenciono falar-vos em breve.

8 comentários:

Jorge Rodrigues disse...

Gosto bastante da escolha mais uma vez. Eu adoro o "Dr. Strangelove" e acho que é um papel que assenta que nem uma luva ao Peter Sellers.

Venha daí a crítica então ao filme, fico ansiosamente à espera.

Abraço,

Jorge Rodrigues

Jorge Rodrigues disse...

P.S. - Tens que mudar a imagem principal!

João Fonseca Neves disse...

A serio? Porque? Ah, ja sei colocar etiquetas! Finalmente! ahahahah!

E também já escolhi o próximo realizador sobre o qual vou falar! ;)

Jorge Rodrigues disse...

Porque a imagem não abre ;) E já vi! :D ah ah xD

DiogoF. disse...

Lá está, é tão difícil escolher "A" personagem do Kubrick ...

Carlos M. Reis disse...

Favorite movie ever ;)

Jorge Teixeira disse...

Sim excelente escolha indiscutivelmente. Grande desempenho global de Peter Sellers, de uma versatilidade e criatividade enaltecedoras. Este Strangelove é mesmo o mais carismático, mas também gosto do presidente e do capitão. Ah e da mãozinha claro :P

abraços

Axel disse...

Continuo a pensar que o facto de o holocausto nuclear ser uma ideia de tal maneira orgasmica que consegue fazer o paralítico Dr. Strangelove levantar-se da cadeira de rodas em extase, é uma das cenas mais genias já encontradas nalgum filme jamais feito.