O Dial P For Popcorn tem o orgulho de vos trazer esta nova iniciativa/cooperação interblogues, de seu nome "10 for the Oscars, Oscars for 10", uma série de meetings entre amigos e, por sinal, cinéfilos fidelíssimos, com o intuito de discutir tudo relacionado com Óscares, cerimónias, precursores, méritos e falhanços da temporada cinematográfica de 2010. Esperemos que além de informativo e interactivo isto nos sirva e vos sirva de alguma coisa.
NOTA: Antes que me esqueça, deixar o agradecimento pelo design do poster e do logotipo ao Diogo Figueira (A Gente Não Vê). Um belíssimo trabalho.
Meeting #1: Favoritos; Globos de Ouro
- Parte 1 -
Nesta nossa primeira discussão só marcaram presença o GONÇALO Trindade, a ANA Alexandre, o TIAGO Ramos, o PEDRO Ponte, eu (JORGE Rodrigues), o DIOGO Figueira e o SAMUEL Andrade (ocasional participação do FERNANDO Ribeiro e do JOÃO Samuel Neves). O realce a dourado tem razão de ser - é assim que daqui em diante vamos referir-nos aos diversos intervenientes na discussão.
Então, para dar o pontapé de saída na discussão, no intuito de criar conversa, o moderador (eu) começou por fazer esta pergunta:
"Têm algum favorito especial para vencer um Óscar este ano?"
JORGE: Gostava sinceramente que Christian Bale (actor secundário, "The Fighter") e Alexandre Desplat (compositor, "The King's Speech"/"The Ghost Writer) vencessem um Óscar este ano, até porque as suas carreiras já o mereciam.
TIAGO: Colin Firth (actor, "The King's Speech"), para compensar a injustiça de não ter vencido o ano passado pelo sublime "A Single Man".
PEDRO: Pelo que já fez e continua a fazer, pelo que já deu ao cinema e pelo que continua a dar, a Academia já deve um Óscar ao Leonardo DiCaprio (actor, "Shutter Island"/"Inception") há muitos anos.
JORGE: Firth no "A Single Man" foi extraordinário. Não ganhou porque as forças a puxar pelo Jeff Bridges eram mais fortes. Depois referiu que não se importou que ele ganhasse, até porque estávamos a falar do maior actor americano vivo.
ANA: Queria ver a Annette Bening (actriz, "The Kids Are All Right") nomeada para actriz secundária para darem à Natalie [Portman] (actriz, "Black Swan") o de actriz principal, assim podendo as duas vencer um Óscar cada.
JORGE: Também eu queria, ANA. Infelizmente, tal sonho é algo impossível, pois a Annette Bening é tão protagonista quanto [Julianne] Moore em "The Kids Are All Right" e não faz sentido essa troca. Só se fosse pelo "Mother and Child"...
JORGE: Alguém aqui acha que o DiCaprio tem hipóteses de ser nomeado, seja pelo "Shutter Island", seja pelo "Inception"?
DIOGO: Desplat e Bale merecem. Mas não sei até que ponto é que o Bale o merece este ano. Acho que perduraria o sentimento de injustiça, se dissociássemos os prémios da performances. O mesmo para o Firth, se bem que acredito que o venha a merecer e mesmo a ganhar, com o buzz com que anda o filme. O DiCaprio admito pelo "Shutter Island", não tanto pelo "Inception". Mas quem eu gostava mesmo de ver ganhar: Eduardo Serra (fotógrafo, "Harry Potter and the Deathly Hallows, Part 1")
JORGE: Piada teria um upset da Nicole Kidman (actriz, "Rabbit Hole") no Drama. Isso é que ia achincalhar a corrida.
ANA: Bem, já fizeram isso algumas vezes, tentar pedir nomeação para um papel secundário (no caso da Kate Winslet era para ver se ela ganhava os dois).
GONÇALO: Que ou Colin Firth ou DiCaprio ganhassem. O DiCaprio bem merecia, pela interpretação espantosa que deu no "Shutter Island"; o Firth já tem um Óscar à sua espera desde o "A Single Man".
PEDRO: Acho que merece pelos dois, sinceramente. Mas tendo que escolher, seria pelo "Shutter Island". PS: como uma das duas únicas pessoas que já viu o "Black Swan", a interpretação da Natalie [Portman] é uma das melhores da década. Mas o Óscar vai para a Jennifer [Lawrence] (actriz, "Winter's Bone).
TIAGO: E se o Óscar for para a Jennifer [Lawrence], embora a minha preferida seja a Natalie, acho plenamente justo. Aquela miúda é brilhante. Mas sinceramente, não acho que ganhe.
GONÇALO: Plenamente de acordo. "Black Swan" = interpretação de uma carreira. por mim, era Óscar dado de bandeja.
DIOGO: Na verdade, eu gostava de ver "Shutter Island" na categoria de Melhor Filme. Estou a meio de uma revisão do filme, com um colega, e estamos a descobrir ali pormenores de génio.
ANA: Eu desde que vi a Natalie Portman em "Star Wars" que acho que ela tem tudo para ganhar um Óscar (não pelos papéis na época, mas por se revelar boa actriz desde logo). Este era o papel que tinha tudo para ela ganhar.
SAMUEL: Eu gostava de ver Trent Reznor (banda sonora, "The Social Network"), pelo menos, entre os nomeados...
JORGE: Neste momento há uma forte possibilidade de termos a Jennifer Lawrence a ganhar, porque acho mesmo que Bening e Portman vão fazer split dos votos. Mas claramente que o Óscar é para a Portman perder. Sem dúvida.
SAMUEL: E sim, Colin Firth merece o Óscar, nem que seja para vingar a derrota do ano passado.
TIAGO: Aí está outra coisa que também acho complicado: a banda sonora de "The Social Network" ser nomeada. Concordo plenamente SAMUEL. E é pena!
JORGE: Uma coisa é certa: Colin Firth é a coisa mais assegurada que temos neste momento.
TIAGO: Eu cá acho que ganha a Bening. É um ajuste de contas.
JORGE: A BSO de Trent Reznor devia ser claramente nomeada (ganhar já não sei). Electrónica é sempre complicado de vender à Academia...
ANA: Quanto à secção masculina... bem, o Firth ficou com um Óscar a menos pelo ano passado, mas o DiCaprio, coitado, já merecia qualquer coisa...
DIOGO: E quanto ao Javier Bardem, pelo "Biutiful"? Estou muito expectante.
GONÇALO: Eu tenho a dizer que acho que o "Shutter Island" merecia Melhor Filme. É, simplesmnete, um dos melhores de Scorcese.
TIAGO: O DiCaprio merece, mas não vai sequer ser nomeado.
DIOGO: E a banda sonora do "Shutter Island"? Mais uma categoria...
JORGE: Também gostava, TIAGO, mas... Portman tem interpretação da carreira + idade apropriada para vencer 1º Óscar + melhor intepretação que Bening (aparentemente) + muito boa vontade dentro da Academia (que a considera uma clara candidata para vencer um Óscar eventualmente). Difícil de bater.
SAMUEL: Seria inusitado, eu sei, mas totalmente merecida. E Wally Pfister, o director de fotografia de "Inception", também seria porreiro.
JORGE: "Shutter Island" devia ganhar Fotografia. Ou "Inception". Um deles.
FERNANDO: Christian Bale para Actor Secundário. Segundo o Peter Travers, "The Fighter" vai ser um bom candidato.
TIAGO: Estou completamente satisfeito com essa escolha.
DIOGO: E "Shutter Island" para Melhor Argumento Adaptado? E sim Fotografia também concordo JORGE.
GONÇALO: O "Shutter Island" não vai ter grandes nomeações... não foi aclamado como eu, pessoalmente, esperava que fosse.
TIAGO: "Shutter Island" merece a fotografia, totalmente.
SAMUEL: Serei o único aqui que não vê "Shutter Island" como candidato?
DIOGO: É verdade, GONÇALO. E já está um pouco esquecido.
JORGE: O DiCaprio precisa claramente de fugir aos filmes high-profile para ganhar um Óscar. O problema é basicamente ele já ser uma grande estrela e sempre protagonista com 30 e picos anos. Hollywood gosta de dar Óscares a homens mais velhos.
FERNANDO: Não és o único, SAMUEL. Esqueçam o "Shutter Island", apesar de ser bom filme como é óbvio.
GONÇALO: Por mim, desde que dêem o de Montagem (Edição) ao "The Social Network", eu fico satisfeito.
JORGE: PEDRO, para mim este é o ano em que Aronofsky vai marcar mais nomeações na Academia.
TIAGO: Pois, "Shutter Island" estreou em Janeiro, vai ser muito complicado.
JORGE: E SAMUEL também não acho que o "Shutter Island" vá ter grandes nomeações.
DIOGO: Concordo GONÇALO, grande montagem.
SAMUEL: Não é pela sua estreia antecipada, é que nunca me pareceu ter argumentos ou pretensões a tal...
DIOGO: O [Aaron] Sorkin (argumentista, "The Social Network") também anda com imenso buzz para Argumento e eu, curiosamente, acho mesmo que é isso que falha no filme.
TIAGO: Eu acho que o Sorkin merece o Óscar.
SAMUEL: Tiago, o "The Hurt Locker" (vencedor de seis Óscares em 2009) também estreou por essa altura e foi o que se viu. A data de estreia nem sempre é redutora.
JORGE: O Sorkin tem Argumento Adaptado no papo.
DIOGO: Eu também acho que tem, mas não concordo.
PEDRO: Acho que nada no "The Social Network" falha. É um filme imaculado. Mas não me disse quase nada.
JORGE: Falou-se cá do Bardem... Tem vindo a perder TANTO buzz. E a [Leslie] Manville (actriz, "Another Year") a ganhar, o que é estranho. E concordo plenamente PEDRO, tecnicamente perfeito.
SAMUEL: Continuo a achar o "The Social Network" sobrevalorizado.
TIAGO: O Bardem não tem hipótese, basicamente. A Manville tem a nomeação quase certa... mas não sei.
GONÇALO: E mesmo o "Black Swan" não sei... Demasiado "forte" para a Academia. Vai demasiado ao extremo. Há muita crítica por aí a dizer mal do clímax do filme, que é puro Aronofsky do início ao fim (also known as: absolutamente genial).
PEDRO: Também acho, SAMUEL.
SAMUEL: E Natalie Portman é uma quase certeza para actriz, não?
ANA: "The Social Network" é um bom filme, mas... não é o melhor do ano.
GONÇALO: O "The Social Network" é puro virtuosismo. Como o Fincher sempre nos habituou, aliás.
PEDRO: Nomeação sim, SAMUEL. Mas já disse e mantenho: ganha a Jennifer [Lawrence].
SAMUEL: Estou a ver a Annette Bening com mais probabilidades de concorrer com a Portman do que a Jennifer Lawrence... que se calhar até merece, dizem que é uma estreia espantosa!
TIAGO: Não sei se ganha Ponte, tenho dúvidas. Para mim a [Carey] Mulligan também merecia o ano passado e não ganhou. A Academia gosta das novatas, mas não lhes tem dado o prémio. Veja-se a Saoirse [Ronan] também.
ANA: Ponte e Gonçalo, vocês que já viram o "Black Swan"... não é propriamente um filme muito a pender para os Óscares, pois não? Dá-me essa ideia...
TIAGO: Sim, SAMUEL. A Jennifer Lawrence traz o filme todo às costas!
JORGE: "Black Swan" será (provavelmente) só Portman, Filme e... Aronofsky em dia bom.
PEDRO: Mas é americana, TIAGO. O que faz toda a diferença. Eles gostam de consagrar, mas também de surpreender e fazer uma carreira. E ela é assombrosa.
TIAGO: Sim, em parte concordo PEDRO.
GONÇALO: ANA, não, o "Black Swan" não é nada a pender para os Óscares, vai demasiado ao extremo, não é nada o género de coisa que a Academia gosta de presentear.
TIAGO: Mas o filme não é fantástico, SAMUEL. É bom, claro. Muito maduro, adulto. Mas é a Jennifer Lawrence que faz o filme.
DIOGO: E o que pensamos de "Somewhere"?
ANA: Pois GONÇALO, é essa a ideia que me dá. Eles gostam de coisas emotivas, mas não demasiado. Não gostam de filmes que provoquem reacções demasiado fortes.
SAMUEL: "Somewhere" é outro que parece nunca ter agarrado a corrida...
TIAGO: ["Somewhere"] talvez nos faça uma surpresa, só pelo nome que é. Mas duvido muito do seu poder nos Óscares...
DIOGO: Também tenho sinceras dúvidas.
SAMUEL: A Annette Bening já tem quê, 2 ou 3 nomeações, certo? [n.d.r.: 3 nomeações: "The Grifters"; "American Beauty"; "Being Julia"] Talvez esteja na hora da "consagração"...
TIAGO: Pois, SAMUEL. É a minha ideia também.
JOÃO: E já que ninguém falou aqui... E os Irmãos Coen?
Parte 2 deste Meeting #1 dentro de minutos. Stay tuned.
Sem comentários:
Enviar um comentário