Dial P for Popcorn: Walt Disney, 50 filmes depois - um top diferente do habitual

domingo, 26 de dezembro de 2010

Walt Disney, 50 filmes depois - um top diferente do habitual



E hoje, dose extra a compensar os dois dias de ausência... 10 músicas de uma vez só...


Para comemorar a estreia de "Tangled", a continuar na senda musical dos últimos dias (ainda virá mais um artigo a respeito de bandas sonoras mais daqui a pouco), decidi compilar um top consideravelmente diferente: em vez de analisar, classificar, ou listar os cinquenta filmes da Disney por ordem de preferência, vou optar por fazer uma lista.

A minha lista, contudo, não será dos filmes. Será das músicas. Colocando cinco músicas por dia, chegaremos a dia 31 de Dezembro com as minhas cinquenta músicas preferidas do universo Disney.



Primeiro, queria pedir-vos um favor: não julguem a lista nem a levem demasiado a sério. Acaba por ser uma escolha muito pessoal e, quando assim é, é sempre bem feito. Estamos a falar de músicas que nos dizem a todos coisas diferentes, que nos transportam para outro mundo, que nos ensinaram e nos acompanharam ao longo do nosso crescimento. 

Queria pedir-vos ainda outra coisa: que me vão apontando, ao longo dos dias, sugestões de músicas que eu possa talvez ter esquecido e que vocês gostavam que incluísse na lista. Agradecia o máximo de sugestões possíveis (tentem não pensar nas mais óbvias, daquelas que indubitavelmente eu teria na lista).


"AS MINHAS CINQUENTA MÚSICAS DISNEY FAVORITAS"
by Jorge Rodrigues
#25-21 | #20-16 | #15-11 | #10-6 | #5-1






35. "Gaston", BEAUTY AND THE BEAST

Só a Disney e Alan Menken conseguiriam pegar num vilão tão ímpar e escrever-lhe uma canção que o iguale em termos de carisma. Tantos defeitos convertidos, por arte musical, em benefícios, eis o antagonista que BEAUTY AND THE BEAST precisava: ambicioso, confiante, egocêntrico, egoísta.


Versão Original:

Versão Portuguesa:




 
34. "Heigh Ho", SNOW WHITE AND THE WHITE DWARFS

A música mais facilmente reconhecível do clássico intemporal da Disney, SNOW WHITE, "Heigh Ho" não é uma música nada especial. Está num lugar tão alto por uma única razão: é, a par de "Hakuna Matata", uma música que TODA a gente conhece e sabe associar. Além de ser engraçada e alegre, é catchy e popular. Combinação difícil de bater.


Versão Original:

Versão Portuguesa:



 
33. "Belle", BEAUTY AND THE BEAST

As músicas iniciais de Alan Menken são sempre brilhantes a introduzir o pano de fundo dos filmes em que participa. A mais perfeita dessas introduções é, provavelmente, esta "Belle". Em cinco minutos, com a participação de várias vozes e de várias pessoas em diversas actividades, todos a comentar a personalidade e o aspecto da nossa protagonista, ficamos a conhecer Belle tão bem como qualquer pessoa que ali viva.


Versão Original:

Versão Portuguesa:




 
32. "You'll Be In My Heart", TARZAN

Phil Collins. Luís Represas. Duas grandes vozes, inconfundíveis. Emprestam um brilhantismo  e uma emoção a uma canção pop já de si ternurenta e amorosa, mas também muito profunda. É impossível não nos derretermos a ouvi-la. Em particular, há que elogiar a versão portuguesa, tão boa ou até melhor que a original.

Versão Original:

Versão Portuguesa:




 
31. "Prince Ali", ALADDIN

Uma verdadeira festa. "Prince Ali", quer cantada na versão original pelo formidável Robin Williams (responsável pelo timing comédico e pela sassyness do Génio, uma mudança refrescante em termos de sidekick nos filmes Disney), quer na versão brasileira que nos habituámos a ouvir ou na portuguesa, é uma festa. O objectivo é não ser levada a sério, como a maioria do Aladdin. É para ser aproveitar, apreciar e saborear cada nuance, cada acção que decorre, a cor e a magia.


Versão Original:

Versão Portuguesa:




  
30. "Something There", BEAUTY AND THE BEAST

Também me surpreende imenso encontrar na minha lista três músicas de BEAUTY AND THE BEAST seguidas, mas assim o é. Se servir de consolo... Só falta mais uma. Mas para lá chegarmos, ainda demora. Mas vamos a esta. "Something There" é a típica música romântica Disney. Doce, sensível, emocionante, fofinha, todos aqueles adjectivos que se podem enquadrar numa cena destas. Finalmente os dois encontram coisas em comum, finalmente os dois se dão bem. E o amor começa a acontecer.


Versão Original:

Versão Portuguesa:




 
29. "Poor Unfortunate Souls", THE LITTLE MERMAID

Se disser que é a melhor música de um vilão Disney, ninguém me iria desmentir. Aliás, se eu disser que é capaz de ser a melhor vilã Disney, pese Cruella e Maleficient, também ninguém me iria dizer o contrário. Úrsula é uma vilã brilhante, uma antagonista perfeita à história de THE LITTLE MERMAID e uma força motriz impressionante do filme. "Poor Unfortunate Souls" não é a melhor das músicas, mas uma música que nos proporciona frases imortais como "And you should never underestimate the power of body language" e outras que tais, merece todo o nosso respeito. E Pat Carroll é excelente.


Versão Original:

Versão Portuguesa:









28. "Baby Mine", DUMBO

Nem preciso explicar, pois não? De partir o coração.


Versão Original:

Versão Portuguesa (Brasileira):




 
27. "Hakuna Matata", THE LION KING

Tudo o que disse acerca de "Heigh Ho" aqui também se aplica. Só que a popularidade desta é exponencialmente maior. Timon e Pumba tornaram-se imortais no nosso imaginário à custa da alegre, bem-disposta, divertidíssima e relaxadíssima "Hakuna Matata", o seu próprio hino à vida.


Versão Original:

Versão Portuguesa:




 
26. "Kiss The Girl", THE LITTLE MERMAID


Também se nota a grande afluência de músicas de THE LITTLE MERMAID, eu sei. O problema é que esta banda sonora de Menken, em conjunto com a de Menken para BEAUTY AND THE BEAST e a de Zimmer para THE LION KING, são as melhores bandas sonoras que a Disney alguma vez produziu. Esta "Kiss The Girl" é uma mistura interessante de sons que resulta muito bem, com a voz reggae de Sebastião a servir de pano de fundo ao romance que se desenvolve no ecrã.


Versão Original:

Versão Portuguesa:

1.


A lista continua amanhã. Vamos entrar na parte superior da minha lista. Vão começar a aparecer só músicas conhecidas.

 

8 comentários:

Joana Vaz disse...

"Beauty And The Beast" tão representado! Eu gosto!
"Something There" é mesmo doce...
E "Belle" a melhor introdução Disney até hoje.
Adoro tudo neste filme!:D
Ah, espero que a tal música que falta só apareça no top ten!!;)

"Heigh Ho" é tão infantil, mas tão genuína.
"Eu vou, eu vou para casa agora eu vou..." Memorável.

"You'll Be In My Heart" de Phil Collins é linda, mas eu gosto mais da nossa versão de Luís Represas. Óptimo trabalho.

"Prince Ali" é contagiantemente alegre.

Gosto de "Baby Mine", mas não tanto como tu. Já nem me lembrava dela!:(

"Hakuna Matata" é mais do que uma música, é um estilo de vida! Inesquecível!:)

De "The Little Mermaid", acho "Kiss The Girl" fantástica, mas já não gosto tanto de "Poor Unfortunate Souls".
Mas concordo que a Úrsula é a melhor vilã da Disney.

Destes dez nem consigo ter favorito...:)

Tiago Ramos disse...

Adoro as de Beauty and the Beast e The Little Mermaid! :D

Jorge Rodrigues disse...

Pois, eu disse que do #30 para cima as escolhas iam ficar complicadas.

Estas são dez boas músicas. O top-10 é imaculado, agora todas as músicas até ao #30 são muito boas.

E tinha de surgir muitas vezes BEAUTY AND THE BEAST e THE LITTLE MERMAID. São o pináculo da animação musical.

Obrigado pelos comentários,

Jorge Rodrigues

manata disse...

quando eu vou para casa agora eu vou, hakuna matata e you'll be in my heart, não sei o que te dizer pá :P

manata disse...

*estão tão para baixo

DiogoF. disse...

Gosto particularmente de Heigh Ho, You'll Be in my Heart e estariam mais acima Prince Al e Hakuna Matata ;)

E sim, agora é que começa a complicar :p

Jorge Rodrigues disse...

Manata - Estás a ficar desiludido comigo ;) Não posso fazer nada!


Diogo - Acredita que este top-25 custou-me imenso a consolidar. Estou sempre a mudar algumas músicas de lugar (a "Hakuna Matata" era #11 inicialmente, mas achei que não merecia tanto, mesmo considerando a influência que tem na nossa cultura e geração), de cada vez que abro o documento para fazer "copy/paste" das músicas "du jour", por assim dizer.

Mas orgulha-me as minhas escolhas, portanto estou satisfeito.

Cumprimentos e obrigado pelos comentários,

Jorge Rodrigues

Mariana disse...

Destas as minhas favoritas são o Hakuna Matata, you'll be my heart e o Belle:)